Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro residencial

17 minutos para ler

Você já deve ter se ausentado de sua casa por alguns dias, não é mesmo? Nesse cenário, surge a preocupação com a chance de acontecer algum incidente. Pode ocorrer furto de bens, curto-circuito, vidros da janela podem depois de uma tempestade. Quem tem um imóvel fica sujeito a tais acontecimentos. Felizmente, há uma solução para isso: o seguro residencial.

Pode ser uma excelente decisão para quem quer resguardar esse bem tão valioso contratar o seguro residencial. Todavia, há quem ainda têm dúvidas sobre o seguro residencial, como contratá-lo e tudo relacionado ao assunto.

Pensando nisso, preparamos este post para saná-las. Acompanhe!

Sumário

O que é o seguro residencial?

O seguro residencial é o seguro que tem o objetivo de proteger o imóvel do segurado. Casas utilizadas habitualmente, casa de praia, de veraneio, na praia, na cidade ou no campo, independente da sua localização. O intuito é proteger toda a estrutura física da residência e, em algumas alternativas, tudo que se encontra dentro dela.

Essa proteção não refere-se apenas a sinistros, mas também a imprevistos ocorridos. Ações criminosas, desastres naturais e acidentes são coberturas comuns. Todavia, é possível contratar um seguro residencial que presta serviços de assistência residencial emergencial 24h, disponibilizando chaveiro, encanador, eletricista, entre outros serviços.

Como ele funciona?

O seguro residencial funciona como um meio de indenizar o segurado por prejuízos que ficarem comprovados e que sejam oriundos de perdas e danos nos bens segurados, em consequência dos riscos cobertos pelo seguro. É feita a cobertura até o limite máximo de indenização das garantias, que forem contratadas e determinadas na apólice.

Neste cenário, é importante falar sobre a definição do risco coberto. Ele se refere a perdas e danos materiais ocasionados aos bens ou aos segurados de acordo com o que está disposto no contrato. Todavia, a indenização da seguradora tem uma vasta abrangência. Ela inclui:

  • ações para fazer o desentulho do local;
  • impossibilidade de remover ou proteger os salvados, por força maior ou caso fortuito;
  • custos do segurado para salvar e dar proteção aos chamados “salvados”, em razão de força maior ou caso fortuito;
  • valores relativos aos danos materiais ocasionados pelo segurado ou por terceiros ao tentar evitar o sinistro, minimizando o prejuízo.

Quais as diferenças dos seguros residenciais e condominiais?

Veja a definição de seguro residencial e condominial e suas diferenças!

Seguro condomínio

O seguro condomínio pode apresentar diferentes coberturas, tendo alguns itens adicionais. Porém, a que é obrigatória, é a cobertura contra ocorrência de incêndio e danos ocasionados por fumaça, explosão e queda de aeronaves. Todavia, o seguro cobre danos em estrutura e também aos equipamentos de propriedade do condomínio, exceto objetos de condôminos que sofreram danos.

Por mais que o síndico seja responsável pela sua contratação, é indicado aos condôminos verificar qual é a apólice contratada e se ela está em conformidade com as demandas do condomínio. Caso isso seja negligenciado, pode ser que ele vá a juízo prestar esclarecimentos se ocorrer algum acidente e for averiguado que era inadequada a cobertura do seguro contratado.

O seguro condomínio faz a cobertura somente de danos à estrutura ou equipamentos de áreas comuns dentro do empreendimento. A indenização das unidades autônomas apenas ocorre se a estrutura do imóvel tiver sofrido danos por um evento acontecido em uma das áreas que estão asseguradas.

Para entender melhor, vamos imaginar a seguinte situação: se acontecer uma explosão no salão de festas, por exemplo, e os vidros do seu apartamento ou paredes sofrerem danos, o condômino apresenta o direito de ser ressarcido com relação à estrutura, não dando cobertura aos objetos pessoais que possam ter sido danificados.

Caso seja o contrário, onde um evento de um apartamento afetar alguma das áreas comuns, os danos ocasionados ao condomínio são cobertos pela seguradora ― todavia, o morador responsável pelos prejuízos causados será cobrado na justiça.

Seguro residencial

Se os seus equipamentos eletrônicos, móveis ou até mesmo roupas, possam ter sido danificados por um evento de responsabilidade do condomínio, o seguro residencial irá ressarci-lo. Ele objetiva a proteção de tudo que engloba o que pertence ao condômino. Em determinadas situações, o seguro residencial disponibiliza também que seja pago um aluguel se houver a necessidade de sair do imóvel para fazer reparos.

No Brasil, de acordo com a FenSeg (Federação Nacional dos Seguros Gerais), os imóveis que apresentam seguro residencial correspondem a uma porcentagem menor do que 15% do total. O motivo para a baixa procura provavelmente possa ser um reflexo de algum desconhecimento, já que muitos ainda têm a percepção de que o seguro residencial cobre somente casos de incêndio. Todavia, diversas coberturas podem integrar a apólice, abrangendo:

  • danos elétricos;
  • alagamento e inundação;
  • queda de aeronaves;
  • furto, roubo ou extorsão;
  • ciclone, vendaval ou furacão.

É bom frisar que o seguro residencial básico disponibiliza proteção contra queda de raios, incêndio ou explosões. Diversas seguradoras também ofereçam serviços complementares como bombeiro, chaveiro, limpeza de caixa d’água e até mesmo faxina. Tudo isso vai depender da apólice que foi contratada.

Assim, a diferença básica entre o seguro residencial e o seguro condomínio é que um trata somente de áreas comuns do empreendimento; já o outro, assegura todos os bens da pessoa que está contratando o seguro, englobando a estrutura do imóvel a objetos pessoais, televisores e móveis.

Qual a importância do seguro residencial?

É sabido que há vários tipos de seguros residenciais disponíveis no mercado, porém, há os que sejam mais abrangentes, outros já são mais limitados e acessíveis. Entretanto, seja qual for a sua escolha, é essencial ter uma apólice deste tipo de serviço para deixar a sua casa segura e apresentar mais comodidade caso ocorra algum acidente doméstico, por exemplo.

Por mais que a maior parte das pessoas ache um serviço caro, quando é levado em conta todos os benefícios disponibilizados, é possível notar com mais facilidade a relevância do seguro residencial. Ele é um produto essencial para as pessoas que procuram meios de assegurar a segurança do patrimônio.

Ele é uma excelente alternativa, com ótimo custo-benefício, visto que um simples reparo pontual pode apresentar um custo bem mais alto que o valor do seguro residencial. É possível fazer a contratação de um seguro, com coberturas mais simples e com valores mais reduzidos. Por essa razão, ele é essencial como um fator de proteção financeira e patrimonial.

Porém, não é apenas isso: ele assegura mais tranquilidade ao proprietário do imóvel, que sabe que conseguirá ter um suporte financeiro, se ocorrer alguma intercorrência englobando o seu imóvel, dessa forma, não será necessário desembolsar um montante inesperado para pagar pelos prejuízos.

Danos elétricos, roubo e furto, quebra de vidros, incêndio, explosão e vendaval estão entre as principais causas de acionamento do seguro residencial. Gargalos que normalmente podem ocorrer no dia a dia e que possam causar um impacto financeiro significativo.

cote seguro residencial pelo whatsapp

O que um bom seguro residencial cobre?

De acordo com a oferta da seguradora, variam as coberturas do seguro residencial. Normalmente, a cobertura básica engloba prejuízos resultados de explosão, incêndios, aeronaves e queda de raios, assim como suas consequências. Outros tipos de coberturas são adicionais. Ações da natureza, como vendaval, terremoto e granizo também são incluídas em uma cobertura adicional do seguro residencial.

Do mesmo modo, o seguro residencial também pode englobar furto ou roubo de bens, quebra de vidros, vazamento de tubulações, danos elétricos, responsabilidade civil familiar, se algum terceiro se ferir dentro do imóvel ou até mesmo se o seu cão atacar o carteiro. Conheça agora as coberturas mais comuns no seguro residencial!

Incêndio, explosão e queda de raio e de aeronave

Explosão, incêndio e fumaça são eventos incluídos na cobertura básica. Isso quer dizer que em qualquer seguro residencial são de contratação obrigatória. A cobertura engloba o imóvel e seus bens desde que seja contratado o prédio e o conteúdo, e o incêndio ou explosão tenha se iniciado em casa ou fora dela.

Será coberto o reparo ou reconstrução do imóvel que sofreu dano em virtude de raios, fogo, fumaça ou explosão, como também todas as consequências do ocorrido, tais como desmoronamento, despesas para combater o fogo, fazer o salvamento e desentulhar o local.

Roubo ou furto de bens

É muito comum no seguro residencial a cobertura adicional de seguro contra roubo ou furto de bens. Principalmente em cidades grandes, onde existe maior risco de sofrer ações de pessoas mal-intencionadas. O fato é que ninguém fica totalmente livre de ser vítima de uma invasão.

Por essa razão, nessa situação, a cobertura foi desenvolvida para dar amparo ao segurado. Ela não cobrirá somente os bens subtraídos, mas também os prejuízos que o imóvel sofrerá caso ocorra uma invasão.

Danos elétricos

De acordo com o INPE, o Brasil é o país com o maior número de incidência de raios no mundo. Isso quer dizer que são grandes as chances de a rede elétrica sofrer com danos. Lembrando que a situação pode se agravar em regiões mais chuvosas.

Levando em consideração esse cenário, as seguradoras disponibilizam como adicional do seguro residencial, a cobertura a danos elétricos. Essa proteção é referente a rede elétrica mas, principalmente, oferece garantia de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos danificados por curtos-circuitos, raios e variações de tensão.

Desastres naturais

Reparos de emergência no imóvel afetado por desastres naturais como tornados, vendaval e granizo, como vidros quebrados e destelhamento.

Responsabilidade civil familiar

Vamos pensar na seguinte situação: você começou uma pequena obra para alterar a disposição do seu imóvel. Por mais que haja todos os cuidados — plano de obra assinado por arquiteto ou engenheiro, e autorizado pelo síndico, algo pode sair fora do planejado.

Por alguma razão, o vizinho do andar de baixo entrou em contato com você em virtude de uma infiltração que surgiu no teto do seu apartamento. Depois do laudo técnico, ficou provado que o problema teve origem no seu imóvel.

Esse é o tipo de cenário que o seguro residencial cobre danos a terceiros. A cobertura engloba as situações em que alguém em sua residência cause danos a terceiros. Até mesmo se for o seu animal de estimação responsável pelos prejuízos.

Quais são as vantagens do seguro residencial?

Custo-benefício

O primeiro benefício que o seguro residencial oferece ao cliente é o custo-benefício. Inclusive, é um seguro acessível, ao contrário do que se pensa. Algumas pessoas acham ser parecido com o seguro automóvel, em que um veículo de cerca de R$ 40 mil tem um seguro de R$ 2 mil por ano. Por analogia, tem a mentalidade de que o seguro residencial, para uma residência de R$ 200 mil, será de R$ 10 mil. Porém, não é assim que funciona.

O valor do seguro dependerá de algumas questões: tipo e localização do imóvel, riscos potenciais, alternativas de cobertura. Uma residência que fica situada no sul de Minas Gerais, por exemplo, fica muito mais sujeita a danos causados pela natureza, como vendavais e ciclones.

Já, em uma cidade como São Paulo, existe uma incidência maior de furtos e roubos. O seguro residencial de imóveis em áreas de risco serão mais caros ou as indenizações serão reduzidas.

Proteção para imprevistos

Outro benefício é proteger o segurado de prováveis imprevistos. É possível contratar a cobertura de assistência 24 horas, oferecendo vários serviços. É sabido que problemas com rede elétrica, encanamento, fechadura, ocorrem de repente. E o seguro residencial pode ser a solução para resolver esses imprevistos.

Segurança básica

Os seguros considerados mais simples e, por isso, são mais acessíveis para disponibilizar coberturas que resguardam o seu imóvel e tudo o que se encontra no seu interior contra explosões, incêndios e queda de raios.

Problemas domésticos

Em uma apólice mais completa, é possível que o segurado tenha acesso a serviços que simplifiquem muito o seu dia a dia. Inclusive, o serviço pode acrescentar, por exemplo, encanadores e visitas de eletricistas. Algumas apólices costumam cobrir até a troca de peças, como lâmpadas e resistências de chuveiros elétricos.

Segurança completa

Além de disponibilizarem profissionais para os gargalos diários, como chaveiro 24 horas e vazamentos, as melhores e mais completas coberturas também englobam reparos ou fazem o ressarcimento de danos devido a eletricidade, por chuvas fortes ou vendavais e até mesmo quando há a queda de aeronaves e impacto de automóveis.

Há também uma de responsabilidade civil familiar, que faz a cobertura de danos ocasionados de forma involuntária pelo segurado, como a quebra de um vidro ou a infiltração do imóvel.

Maior comodidade

Vamos imaginar se você vai receber uma visita em sua residência, e quando está voltando da rua, ao tentar abrir a porta, a chave quebra dentro da fechadura. Se você não tiver um seguro residencial essa situação poderá ser bem estressante, pois não é tão simples ter que ir em busca de chaveiros na localidade e conseguir alguém que atenda.

Em contrapartida, com o seguro, você tem a comodidade de poder deixar que os profissionais resolvam os problemas domésticos, assegurando mais qualidade de vida, além de oferecer mais economia, como veremos a seguir.

Mais economia

No seguro residencial, que é anual e pode ser renovado continuamente, o contratante paga por vários serviços diluídos no montante total da apólice. Se, por exemplo, for necessário fazer reparos ou serviços urgentes como o de um chaveiro, parte da despesa não será cobrada.

O que ocorre é que será necessário pagar apenas pelo material utilizado, mas o custo da mão de obra do chaveiro fica por conta da seguradora. Logo, é enorme a economia se você está resguardado por uma apólice, que faz a cobertura de várias demandas da residência.

Como acionar o seguro residencial?

Veja o que fazer em caso de sinistro do seguro residencial!

  1. Entrar em contato com a seguradora ou corretora e comunicá-la imediatamente sobre o sinistro ocorrido, seja por internet ou telefone. Lembre-se de informar a hora, data, bens que sofreram danos e as suas possíveis causas, detalhando o ocorrido.
  2. Tomar todas as medidas cabíveis para minimizar os prejuízos, como preservar as partes danificadas, se possível.
  3. Em alguns casos, dar permissão para o representante da seguradora entrar na sua residência e verificar a ocorrência, apresentando documentos solicitados e informações necessárias.
  4. Esperar a autorização da seguradora para realizar qualquer reforma ou reconstrução.
  5. Comunicar a seguradora qualquer notificação administrativa, judicial ou extrajudicial oriunda do sinistro.

Lembrando que não se deve realizar nenhum acordo ou assumir despesas, sem que a seguradora seja comunicada e dê sua autorização.

O que ocorre no caso de um sinistro?

Primeiramente, como vimos, antes de acionar o seguro, é preciso saber se o evento é realmente uma cobertura contratada. É importante frisar que são poucas as coberturas básicas, razão pela qual muitos contratantes preferem contratar também as coberturas adicionais.

É essencial saber que estão inseridos nas condições gerais todos os pontos de indenização. Por essa razão, é importante ter muita atenção ao ler o documento antes de assiná-lo. Dessa forma, será possível saber ao certo as situações que possibilitam o acionamento do seguro.

Quando ocorrer um sinistro que é coberto pelo seguro residencial, é necessário avisar imediatamente a corretora de seguros ou a seguradora. Logo, é preciso formalizar o aviso de sinistro. Neste cenário, é essencial ressaltar a necessidade de comunicar à empresa qualquer modificação feita pelo segurado depois da ocorrência do sinistro.

Em caso de roubo por arrombamento, por exemplo, não é permitido fazer a troca da chave da casa antes que chegue um representante da seguradora. Isso se deve ao fato de que pode trazer problemas, pois não haverá mais uma das provas para comprovar que o contratante foi roubado.

Depois, será preciso fazer o envio dos documentos necessários, de acordo com o sinistro. A fim de evitar transtornos futuramente, é importante seguir o protocolo utilizado pela seguradora. Geralmente, existe uma relação básica de documentos solicitados em situações diversas: boletim de ocorrência, nota fiscal do bem danificado ou um comprovante da existência do item.

Depois de receber os documentos, será feita a análise do sinistro pela seguradora. Ela é a responsável por indenizar o contratante e apenas quitará as despesas cobertas em sua apólice. Lembrando que o pagamento fica limitado ao valor do contrato. A indenização é recebida por meio da reposição do bem ou por reparação de danos.

Normalmente, o segurado receberá o montante em um prazo máximo de 30 dias depois da entrega da documentação.

Como contratar um seguro como esse?

É muito mais simples do que parece fazer um seguro residencial. Primeiro, é importante ressaltar que para acertar no momento de contratar o seguro é preciso buscar informações. É preciso combinar a cobertura básica às adicionais existentes, que sejam mais adequadas para você e para o imóvel.

Se atente aos acontecimentos que mais ocorrem na região em que você reside, como roubos, assaltos, fortes chuvas, raios, entre outros. Logo, leia e analise bem a sua apólice do início ao fim.

Pode ser fundamental ter o suporte de um corretor de sua confiança, devido ao fato desses contratos normalmente serem complexos, para quem tem dificuldades de compreender uma apólice de seguros. Escolha um profissional credenciado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados).

Por que a Caiuás Seguro é a sua melhor opção?

A Caiuás Seguros é uma corretora de seguros do Grupo Caiuás e tem uma estrutura completa, contando com profissionais especializados, a fim de achar as melhores soluções para proteger seu patrimônio. Além de grande expertise em seguros residenciais, atua com as maiores e melhores seguradoras do mercado, assegurando variedade, flexibilidade e com isso oferece as melhores cotações do mercado.

Agora que você sabe que a Caiuás Seguros é a uma ótima opção para contratar o seguro da sua casa ou apartamento, não perca mais tempo e entre já em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.