Não se desespere! Saiba como proteger sua casa de desastres naturais

Tempestades, enchentes, incêndios e furacões são, infelizmente, eventos comuns causados pela mãe natureza. E, com as constantes mudanças climáticas, a cada dia estamos mais sujeitos a viver situações de risco como essas. Por essa razão, é imprescindível aprender a proteger sua casa de desastres naturais. Já considerou essa ideia?

Quando estamos devidamente preparados para evitar danos e perigos, conseguimos não somente impedir que os nossos bens materiais sejam danificados, como também dar o máximo de proteção e cuidado para quem mais amamos.

Dito isso, nada melhor do que se informar bem e saber quais medidas tomar para fugir desses problemas. Pensando no assunto, criamos este post com algumas dicas de prevenção que devem ser tomadas nesses casos. Acompanhe a leitura e descubra!

Faça um kit de sobrevivência

A primeira dica para se prevenir é: monte um kit de sobrevivência. Isso mesmo! Esses materiais devem ser devidamente armazenados em um lugar que seja de fácil acesso a todos os membros da família — de preferência, perto da porta de saída da sua residência. Ao montar o kit, é fundamental incluir os seguintes itens:

  • uma corda;
  • um cobertor térmico para cada morador;
  • apitos para cada membro da família;
  • um rádio pequeno, de preferência, à pilha;
  • garrafinhas térmicas de água mineral;
  • produtos de primeiros-socorros, tais como: faixa, gaze, álcool, analgésicos e anti-inflamatórios;
  • fósforo ou isqueiro;
  • alimentos enlatados;
  • canivete ou navalha.

Realize medidas preventivas

As medidas preventivas são as principais recomendações para quem deseja proteger sua casa de desastres naturais. Mesmo que você viva em uma área longe de perigo, vale a pena saber exatamente o que fazer em situações como essas.

Comece alertando os seus familiares. É importante que todos saibam como agir em caso de um desastre natural. Por exemplo: combine um ponto de encontro com todos os membros, sempre que acontecer uma tempestade ou enchente.

Se possível, coloque as principais chaves da sua residência sempre no mesmo local. Esse cuidado serve para as chaves da porta de entrada, sistema de água, gás e eletricidade.

Lembre-se ainda de ter anotado, em um lugar visível, os telefones das autoridades que, em caso de emergência, podem ajudar você e a sua família. Abaixo, listamos os principais:

  • SAMU: 192;
  • corpo de bombeiros: 193;
  • polícia: 190.

Mantenha-se informado

Para se proteger, é preciso estar bem informado. Sempre que puder, acompanhe os noticiários na televisão, jornais, comunicados de órgãos ou autoridades locais, além de checar, vez ou outra, as novidades nas redes sociais.

Os habitantes de determinadas regiões, frequentemente atingidas por inundações, podem se precaver assim que uma tempestade estiver se aproximando, por exemplo.

Se você morar em um condomínio fechado ou apartamento, existe a possibilidade de criar um grupo no WhatsApp ou em outras plataformas. Com esse meio de comunicação, os moradores podem trocar informações e enviar alertas sempre que necessário.     

Faça um seguro residencial

Por último, considere contratar um seguro residencial. Com esse serviço, você terá proteção 24 horas em situações de incêndio, explosões naturais, quedas de árvores, alagamentos, desmoronamentos, destelhamentos ou raios dentro do terreno do imóvel. Existe também a opção de contratar coberturas adicionais para casos de danos elétricos, roubos ou furtos e chuva de granizo e vendavais. Interessante, não é?

O melhor de tudo é que é possível investir nessa modalidade em várias ocasiões — até mesmo por moradores que estão financiando o imóvel. Nesse quadro, o seguro pode ser pago junto ao próprio financiamento.

Já para indivíduos que estão alugando um espaço, é essencial ter em mente que essa responsabilidade é, unicamente, do proprietário do imóvel, exceto se constar o contrário no contrato de locação.

Ao apostar nesse serviço, você terá total segurança, não somente para o seu patrimônio, mas, principalmente, para toda a família. Vale a pena!

E então, gostou de conhecer as nossas dicas sobre como proteger sua casa de desastres naturais? Se ainda tiver alguma dúvida, não perca tempo e entre em contato conosco. A Caiuás Seguros oferece uma excelente estrutura, com profissionais especializados e prontos para atender você. Aproveite!

Sobre Caiuás Seguros

A Caiuás Corretora de Seguros conta com uma estrutura completa e equipe de profissionais especialistas em encontrar as melhores soluções para proteger você, seu patrimônio e seu bolso. Além da grande variedade de produtos, trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade e as melhores cotações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *