4 roteiros imperdíveis para viajar de moto ou carro em São Paulo

7 minutos para ler

Você já montou um roteiro para viajar de moto ou carro? Dirigir ou pilotar provoca uma sensação única, de intenso prazer e adrenalina. A liberdade atrai muitas pessoas, o que torna esses meios de locomoção, cada vez mais, uma prática de aventura e prazer!

Se você é paulista, as possibilidades de roteiros em São Paulo são bem-variadas e reservam ótimas surpresas. Neste post, você vai encontrar algumas opções de viagem e os cuidados que deve ter para que sua experiência seja a melhor possível. Confira!

Veja as 4 melhores opções de roteiro para viajar de moto

Viajar de moto ou de carro são experiências completamente diferentes. As condições ideais de uma estrada, para quem vai de duas ou quatro rodas, precisam ser levadas em consideração na hora de escolher o trecho a ser viajado. Por isso, separamos este conteúdo em duas categorias: percursos de moto e de carro.

Veja alguns roteiros em São Paulo, partindo de Sorocaba, que são perfeitos para pilotar a sua motocicleta e descubra por que você vai querer conhecer tais lugares em sua moto.

1. Sorocaba — Ubatuba

Para quem gosta do visual de praia, a estrada ir para Ubatuba é uma ótima alternativa de roteiro para viajar de moto. Com saída de Sorocaba, percorre-se um caminho em que é possível ver o mar vez ou outra até chegar nas cidades da baía de Santos, como Ubatuba e Ilhabela.

O cenário é deslumbrante: montanha de um lado, praia do outro. Se você é um viajante sem pressa, a estrada clama para que faça uma parada e vislumbre a paisagem.

2. Sorocaba — Campos do Jordão

Um dos destinos mais tradicionais dos motociclistas paulistas é Campos do Jordão. Saindo da cidade de Sorocaba, são cerca de 264 quilômetros até o destino. As rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto ajudam bastante a viagem com uma boa qualidade de pistas, verdadeiros “tapetes”.

Porém, é bom frisar que há uma subida bem resistente na chegada a Campos, pois a cidade fica a 1.628 metros acima do nível do mar, mas vale a pena!

3. Sorocaba — Curitiba

Se você é do tipo mais aventureiro e não gosta de longas retas, Sorocaba pode ser o ponto de partida ideal do seu roteiro para viajar de moto. Saindo para Curitiba, no Paraná, você enfrentará cerca de 380 quilômetros e curvas bem sinuosas.

Ver a estrada de cima lembra muito uma serpente, daí o nome da primeira parada obrigatória: Portal Rastro da Serpente, em Apiaí. O trajeto também reserva ótimos restaurantes para fazer uma parada e desfrutar da gastronomia.

4. Sorocaba — Monte Verde

Conhecida como a “suíça brasileira”, Monte Verde é uma das cidades de montanha mais visitadas no Brasil. Localiza-se em Minas Gerais e tem um clima frio e aconchegante. Saindo de Sorocaba, você deve pegar a rodovia Santos Dumont até Camanducaia. De lá, entre na saída 918.

O total da viagem são cerca de 380 quilômetros.

Confira as 4 melhores opções de roteiro para viajar de carro

Quem viaja de carro não precisa ir sozinho. Por isso, a maioria dos roteiros de viagem para esses motoristas são mais diversos e consideram várias paradas, para você poder curtir com a família em cada uma delas. Veja, abaixo, quais são os melhores trechos para se viajar de carro em São Paulo e comece já a planejar a sua próxima viagem!

1. Sorocaba — Santos

Está com saudade de ver o mar? O trajeto entre Santos e Sorocaba é um dos mais agradáveis do interior paulista e oferece uma ótima recompensa para quem o completa com sucesso.

Talvez você já tenha ouvido falar nas “curvas da estrada de Santos”, afinal, Roberto Carlos as tornou famosas para sempre. Essa é a sua oportunidade de conhecê-las pessoalmente e criar memórias que serão lembradas para toda a vida. Prepare a sua playlist e embarque nessa viagem!

2. Sorocaba — Mogi das Cruzes

Outro excelente local para visitar com a família é a cidade de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo. As duas horas e meia de viagem, mais ou menos, são um prazer e culminam em destinos com muito verde e uma série de atividades de lazer que a sua família vai adorar, como o arvorismo, o mountain bike e o stand up paddle.

3. Sorocaba — Guarujá

Todo paulista tem uma história para contar sobre um verão passado no Guarujá, se esse ainda não é o seu caso, pegar a estrada rumo ao litoral é uma ótima ideia para as suas próximas férias. A costa do estado de São Paulo tem areia branca e água gelada para se refrescar no verão e entrar em contato com a natureza.

Surf e outros esportes aquáticos são o forte desse tipo de viagem, mas a estrada em si já é uma aventura incrível para quem está morrendo de vontade de sair da cidade e ver o mar.

4. Sorocaba — Bertioga

Bertioga é outro dos destinos mais procurados por quem viaja partindo de Sorocaba. O norte da baixada santista fica a três horas de distância da cidade e tem uma estrutura de balneário de primeiro mundo, com hotéis incríveis, paisagens paradisíacas e muitas opções de vida noturna para curtir em família ou como casal.

Considerado um dos melhores roteiros em São Paulo, Bertioga apresenta todos os confortos que você encontra na sua cidade natal, como restaurantes de alta culinária, cinemas e shoppings para quando você se cansar de passar o dia todo em uma das praias mais bonitas do litoral paulista.

Saiba os cuidados para fazer uma ótima viagem

Agora, você já pode fazer o melhor roteiro em São Paulo, de carro ou de moto. Porém, é preciso saber que antes de ligar o veículo, alguns cuidados são essenciais. Você deve analisar o estado da moto ou automóvel e todos os seus componentes. Verifique o óleo e a corrente, veja se os pneus estão em bom estado e calibrados e não se esqueça de conferir o farol e as setas.

Além disso, certifique-se de estar levando os itens de segurança. Não é só o capacete que é indicado. Tenha também luva, jaqueta de proteção e calça confortável. O sapato deve proteger os pés sem incomodar. Não se esqueça de passar protetor solar!

Se você vai viajar de carro, a indicação do protetor solar permanece, mas, além da mala, recomendamos levar consigo água, lanches, o carregador do celular e uma boa câmera fotográfica para poder registrar todos os momentos incríveis que viverá na sua viagem. Baixar aplicativos que o ajudarão a navegar pela nova cidade, como o Waze, é outra precaução que você deve tomar antes de sair.

Também não fique sem conferir Tag de pedágio e estacionamento com mensalidade grátis para realizar suas viagens sem preocupação.

Por último: confira se a documentação está com você, se a situação da moto ou veículo está em dia e se o seguro está ok! Afinal, você não vai querer parar no meio do caminho, a menos que seja para curtir a paisagem ou uma bela refeição, não é mesmo?

Gostou do nosso conteúdo com as dicas para criar roteiros em São Paulo? Então não se esqueça de compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.