Férias em família: 5 cuidados que você deve ter ao viajar de carro

4 minutos para ler

Durante as férias da família, viajar de carro é sempre uma ótima opção. Fazendo esse passeio, é possível aumentar a proximidade familiar e se divertir enquanto descansa após os compromissos escolares e do trabalho.

Contudo, é preciso ter atenção aos cuidados durante a viagem, para garantir que tudo ocorra da melhor forma e todos fiquem em segurança. Para auxiliar nessa tarefa, preparamos este texto apresentando alguns cuidados que devem ser considerados em passeios de carro. Continue a leitura!

1. Faça uma revisão no veículo

Quando se decide viajar de carro, o primeiro passo é fazer uma revisão no veículo. Peça para um mecânico de confiança conferir se os pneus estão em bom estado, se os freios e os faróis estão funcionando, se os níveis do óleo e da água estão corretos, e ainda se todos os demais itens necessários estão adequados para garantir que a viagem ocorra em perfeitas condições.

Além disso, é importante lembrar que esses cuidados também podem evitar multas: circular com o automóvel com defeito nos sistemas de iluminação ou sinalização, por exemplo, é uma infração média prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e punida com multa e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

2. Verifique a documentação

Para trafegar regularmente, são necessários alguns cuidados: o motorista deve portar a CNH e o licenciamento do veículo. Por isso, quando decidir viajar, vale verificar se os documentos não venceram ou foram extraviados e, se necessário, providenciar sua renovação ou segunda via.

Verifique também a situação do seu seguro e confira se tem todos os contatos anotados para o caso de alguma ocorrência. Lembre-se de levar os documentos pessoais de todos os passageiros, carteirinhas de plano de saúde e demais documentos que possam ser necessários durante o passeio.

cote-seguro-auto-whatsapp

3. Lembre-se da direção defensiva

Durante o trajeto, não se esqueça de ficar atento à estrada e aos outros veículos, bem como de praticar a direção defensiva. Assim, não ultrapasse em locais proibidos, obedeça aos limites de velocidade, não dirija no acostamento e respeite a sinalização. Se ficar cansado ou com sono, pare o carro e descanse.

Finalmente, vale lembrar que existem duas coisas que não combinam com direção: álcool e celular. Não beba antes de viajar e não utilize o telefone no caminho. Em caso de extrema necessidade, pare o carro em um lugar permitido para utilizá-lo.

4. Planeje a viagem e curta o passeio

Faça um planejamento da viagem: paradas que serão feitas, previsão de chegada, possibilidade de parar para dormir. Também é importante fazer paradas a cada 2 ou 3h em viagens mais longas para utilizar o banheiro, esticar as pernas e se alimentar corretamente.

Por isso, é fundamental não ter pressa. Aproveite o tempo no carro para curtir a família. Deixe que as crianças levem brinquedos que sejam seguros em caso de freadas bruscas e use a criatividade para que a família se divirta: jogos de adivinhação ou cantorias são ótimas opções.

5. Certifique-se de que as crianças estão com os equipamentos de segurança

Lembre-se que bebês e crianças devem utilizar os dispositivos adequados para cada peso e idade: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, além do cinto de segurança.

O cinto é obrigatório — em conjunto com os outros equipamentos ou separadamente — para pessoas de todas as idades. Por isso, verifique se todos os itens estão funcionando corretamente e são adequados para a idade e o tamanho das crianças.

Ao entrar no carro e iniciar a viagem, certifique-se de que todos estão utilizando os equipamentos de segurança para que estejam protegidos caso aconteça algum incidente. Seguindo essas dicas, você conseguirá aproveitar a viagem com a família enquanto garante a segurança na estrada e a diversão de todos.

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter ao viajar de carro nas férias familiares, aproveite para conhecer 5 aplicativos que ajudam a dirigir com segurança!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.