Segurança nas estradas: 5 cuidados indispensáveis para viajar

4 minutos para ler

Pegar a rodovia e viajar a trabalho ou lazer (sozinho ou com a família) é motivo de satisfação para muitas pessoas. Contudo, por causa das pistas esburacadas, da sinalização precária, do desrespeito à legislação de trânsito, é fundamental prestar atenção à segurança nas estradas.

Neste post, falamos da importância de se observar a segurança quando você está dirigindo na via e listamos dicas para que sua viagem seja tranquila e que você vá e volte sem problemas. Boa leitura.

Trafegue com segurança nas estradas

Nunca é demais reforçar a recomendação de que a segurança é a sua melhor companheira numa viagem. Por mais que você saiba disso, todo o conhecimento sobre os cuidados no trânsito rodoviário precisa ser aplicado para evitar contratempos.

renovar a CNHNo período de férias escolares e de feriados, por exemplo, os riscos aumentam muito, pelo excesso de veículos. A negligência e a imprudência dos motoristas e os defeitos mecânicos são os principais causadores de acidentes.

Assim, ela não é só uma obrigação; segurança é um investimento para o seu bem-estar e qualidade de vida.

Conheça 5 dicas para dirigir com segurança nas estradas

Assumir a direção de um veículo em estradas é muito diferente de fazê-lo no trânsito urbano. Conduzir o automóvel com responsabilidade é fundamental na prevenção de ocorrências ou para minimizar suas consequências. Confira 5 dicas para isso.

1. Faça a manutenção do veículo com antecedência

Uma revisão em oficina autorizada, ou no seu mecânico de confiança, é indispensável. Diminui as chances de uma parada “imprevista” no meio da viagem, ou de um acidente.

A manutenção preventiva é ideal. É econômica e facilita a identificação e a solução de algum problema que pode “estragar” o planejado. Além disso, verifique os equipamentos de segurança: macaco, estepe (precisa estar calibrado), setas, luz de freio, faróis, para-brisa; e a sua documentação e a do carro.

2. Planeje os horários e mantenha a calma

Considere a distância que será percorrida, as possíveis paradas para um lanche, ou uma ida ao banheiro e a possibilidade de congestionamentos e longas filas em alguns trechos do trajeto. Assim, saia de casa com antecedência, caso tenha um horário definido para chegar, sem correria e ansiedade.

3. Respeite os limites de velocidade e a legislação de trânsito

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece parâmetros sobre a velocidade nas estradas. Nem “velocidade e fúria”, nem “devagar, quase parando”. Observe os limites determinados para cada estrada que for trafegar. Além disso, preste atenção às ultrapassagens, ao uso das setas e a sinalização.

4. Previna para evitar acidentes

As recomendações são evidentes e imprescindíveis: mantenha uma distância segura do veículo à sua frente; só ultrapasse em situação em que a manobra não seja arriscada e de acordo com a sinalização; na dúvida, espere; se precisar usar o celular, estacione, de forma segura, no acostamento, ou aguarde um local propício e retorne a ligação.

Como diz o ditado, “prevenção e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.

5. Pare para descansar e relaxar

Viagens longas são cansativas e quando vem o sono é que a situação fica mais delicada… E perigosa. Viaje descansado e evite beber muito café (ou algum outro estimulante) para “enganar” o cansaço. Estacione em local seguro e dê uma cochilada de trinta minutos. Depois, volte para a estrada.

Viaje feliz e com toda a segurança

Manter o veículo sempre em boas condições, estar com a sua documentação e a dele em ordem e atualizadas (incluindo os seguros), usar o bom senso e respeitar às leis de trânsito, respeitar-se e aos seus familiares e às outras pessoas são critérios obrigatórios para quem quer dirigir com segurança nas estradas. Boa viagem.

Com certeza, a segurança é sua parceira na cidade e nas estradas. Para saber mais sobre ela e conhecer outras dicas sobre o tema e de como proteger o que você tem de mais valor, curta a nossa página no Facebook

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.