Como funciona a CNH Digital e como tirá-la? Confira!

4 minutos para ler

Já imaginou ter uma versão digital da sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH)? Saiba que isso já é possível! Em abril deste ano, o Denatran liberou a emissão da CNH Digital em todo o território brasileiro.

A boa notícia é que o documento promete oferecer diversas vantagens para os motoristas, como mais praticidade, segurança e valores acessíveis. No entanto, para solicitar a sua via é importante conferir as regras básicas de emissão.

Quer saber como? Preparamos o artigo para que você entenda todas as informações que precisa para solucionar suas dúvidas e obter o certificado com muita facilidade. Acompanhe a leitura e confira!

O que é CNH Digital?

Também conhecida como CNH eletrônica (CNH-e), a CNH Digital é uma nova versão da tradicional carteira de habilitação e que pode ser acessada a qualquer momento, diretamente do celular.

Apesar de trazer um conceito moderno, o documento carrega o mesmo valor jurídico que o modelo impresso. A única diferença é que essa opção oferece maior mobilidade, praticidade e comodidade para os motoristas. Descubra, abaixo, as principais:

  • é possível solicitar a emissão do documento a qualquer momento e de onde o motorista estiver, sem a necessidade de agendamentos;
  • a CNH Digital é protegida contra qualquer tipo de adulteração;
  • possui maior durabilidade;
  • pode ser recuperada facilmente;
  • o documento é seguro e à prova de fraudes.

Custos

A cobrança das taxas de emissão da CNH-e é de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), que pode variar de acordo com o estado. Para a felicidade de boa parte da população, em muitos estados essa emissão é gratuita. Esse é, por exemplo, o caso do estado de São Paulo onde não há custo para quem tem a habilitação com QR Code, que passou a ser emitida em maio de 2017.

Como adquirir a CNH Digital?

Quer saber como tirar a sua CNH Digital? Antes de mais nada, é preciso ter em mente que nem todo mundo pode emitir a sua. Isso porque, o documento só está liberado para usuários que possuem o QR Code.

O código está localizado dentro do documento impresso dos motoristas que solicitaram a habilitação a partir de maio de 2017. Caso você não tenha essa certificação, deverá aguardar até a data de renovação ou solicitar uma segunda via. Se estiver tudo certo, basta seguir o seguinte passo a passo:

  • faça o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran;
  • após essa etapa, você deverá ir ao Detran, no mesmo endereço onde foi solicitada a via impressa. Caso você escolha utilizar um certificado digital, que é pago, poderá realizar essa etapa pela internet;
  • com tudo confirmado, baixe o aplicativo da CNH Digital, que está disponível para Android e iOS;
  • faça o seu login com o código de ativação emitido pelo Denatran;
  • crie a sua senha e finalize o cadastro.

A CNH Digital some quando o motorista alcança 20 pontos?

Nos últimos tempos, muitos motoristas receberam a informação de que a CNH Digital poderia sumir, automaticamente, assim que o condutor atingisse 20 pontos. Em outras palavras, o motorista perderia o documento com mais rapidez. Porém, essa informação não é verdadeira.

De acordo com o Ministério das Cidades, a versão eletrônica atua de forma exatamente igual à impressa — antes de ocorrer a suspensão, é feita uma análise profunda de cada caso. Outra informação muito valiosa é de que, tanto o documento digital quanto o impresso, possuem o mesmo período de validade.

Sem dúvida, essa mudança será extremamente vantajosa para todos os motoristas. Afinal, quem não gosta de ter mais mobilidade e segurança, não é mesmo?

E agora que você já se atualizou sobre todos os detalhes da CNH Digital, que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais? Com certeza, essas informações serão muito vantajosas para os seus amigos!

Posts relacionados

Deixe um comentário