5 apps para motorista que todo condutor deveria baixar

4 minutos para ler

Os condutores enfrentam tantos obstáculos no trânsito — ruas esburacadas, falta de vagas para estacionar, sinalização precária etc. — que, sem o suporte de um app para motorista, seria praticamente impossível circular pelas cidades.

Diante disso, elencamos, neste post, 5 apps que podem ajudar os pilotos a economizar combustível, ganhar tempo, escolher trajetos melhores durante engarrafamentos e otimizar o cotidiano. Quer saber quais são? Acompanhe a leitura!

1. Waze

Criado com o intuito de revolucionar a condução de veículos, o Waze — disponível para AndroidiOS e Windows Phone — notifica os usuários sobre perigos, acidentes, presença de policiais ao longo do percurso e catástrofes naturais.

Mas não é só isso: o app também apresenta diversos caminhos possíveis para o condutor, comunica o tempo previsto para chegada ao local desejado, mostra postos de combustíveis com os preços mais baixos ao longo da rota escolhida e gera várias informações atualizadas sobre o caminho informado.

Uma das coisas mais legais sobre ele é que há uma base de dados alimentada pelos usuários, o que torna a divulgação de avisos importantes instantânea.

2. Onde Parei?

Quem nunca chegou cedo a um evento, estacionou e, ao voltar para buscar o carro, passou pelo desespero — ainda que por míseros segundos — de não se lembrar onde está o veículo?

Com o Onde Parei, sustos como esse são coisa do passado. Acionando o localizador do celular ao parar em uma vaga, o app grava o local exato em que você estacionou. Incrível, não?

A melhor parte é que o aplicativo pode ser programado para lembrar o condutor sobre o tempo que o automóvel está ocupando uma vaga — algo essencial para que não se caia na cilada de ultrapassar o período do rotativo.

3. Drive Awake

O Drive Awake — disponível para Android e iOS — é o app ideal para quem trabalha na cidade e mora no interior, viaja muito ou  precisa pegar a estrada frequentemente — especialmente à noite. Isso porque ajuda o motorista a ficar acordado, ajudando a impedir que acidentes ocorram.

Para usá-lo, o piloto deve posicionar o smartphone de forma que seu rosto possa ser visto pela câmera frontal. Com o celular posicionado, o aplicativo realiza um rastreamento facial e, quando encontra sinais de sonolência, toca um alarme para acordar o condutor.

4. Mãos no Volante

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), a utilização do smartphone ao volante é a terceira causa de mortes de trânsito no país.

Embora essa constatação pareça óbvia, muitos motoristas a ignoram, pois acreditam que são diferentes das vítimas, ou seja, capazes de prestar atenção à conversa e à estrada ao mesmo tempo. Contudo, os números da pesquisa provam que não é bem assim. As 150 mortes por dia e 54 mil ao ano apontadas evidenciam isso de forma assustadora.

Para que você evite acidentes, baixar o app Mãos no volante é uma ótima ideia. O aplicativo bloqueia SMSs e ligações enquanto o usuário está dirigindo e envia mensagens automáticas de retorno aos contatos, evitando acidentes.

5. Carrorama

Se você é um planejador financeiro nato, vai adorar saber que existe um aplicativo perfeito para controle de gastos: o Carrorama — disponível para Android e iOS.

Pensando em facilitar o gerenciamento financeiro, o app fornece relatórios com gráficos, apresentando gastos com:

  • financiamento;
  • impostos;
  • seguro;
  • manutenção;
  • abastecimento;
  • lavagem de veículo;
  • estacionamento;
  • pedágios;
  • impostos.

Além disso, o app alerta os motoristas e motociclistas sobre o dia em que é necessário fazer o balanceamento do carro, a troca de óleo, a calibragem dos pneus e demais manutenções.

Como você deve ter percebido, ter o app para motorista adequado às suas necessidade pode ser um grande aliado no trânsito e facilita bastante a vida das pessoas. No entanto, você deve se lembrar de não deve se distrair ao volante. Portanto, utilize os aplicativos com bom senso e cautela.

Agora que você já conhece alguns aplicativos úteis para facilitar sua vida como condutor, confira este outro artigo, que vai ajudar você a escolher entre carro novo ou usado. Veja como tomar uma decisão bem informada sobre o assunto.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.