5 dicas para economizar na manutenção do seu carro

4 minutos para ler

Cuidar do próprio veículo é um prazer que muitos brasileiros preservam. Esse hábito leva a resultados que vão muito além da própria satisfação; ele ajuda na manutenção do carro. Se você procura manter o seu automóvel sempre como novo, dificilmente precisará arcar com uma conta pesada na oficina.

Neste post, preparamos 5 dicas que vão ajudá-lo a economizar na manutenção do seu carro. Confira!

1. Faça manutenção preventiva

Por mais que você compre um carro novo e cuide dele muito bem, a manutenção sempre será necessária. O segredo para que tudo fique sempre dentro do planejado é fazer a manutenção preventiva corretamente.

Zelar pelo veículo periodicamente evita que ele apresente problemas terminais no futuro, que podem fazer com que você precise gastar muito mais dinheiro e ainda fique um tempo sem poder utilizar o veículo.

Mas o que é a manutenção preventiva? O ideal é que você siga o cronograma de revisões já estabelecido pela montadora. Lá já estão listadas todas as manutenções necessárias para que o seu carro funcione sempre perfeitamente.

Caso você já tenha se perdido neste cronograma, o mais importante é respeitar os prazos para troca de óleo, filtros e pastilhas de freio. Tratam-se de itens básicos e que têm prazo de validade que deve ser seguido.

2. Fique de olho no combustível

O combustível é o elemento que faz com que o motor do carro funcione. Se for de baixa qualidade, o funcionamento também será ruim e você observará um desgaste maior de peças, o que culminará com a diminuição da vida útil do motor.

renovar a CNHPortanto, procure conhecer a reputação do seu posto de combustível de preferência e, pelo menos a cada quatro tanques, abasteça com gasolina aditivada. Essa atitude auxilia na limpeza nos componentes internos do motor.

Jamais deixe que o tanque de combustível fique muito vazio. Isso faz com que as impurezas do líquido fiquem mais concentradas e acabem passando pelo filtro de combustível, prejudicando componentes do motor.

3. Seja prudente ao volante

Seu veículo foi projetado para rodar muitos quilômetros. Não o confunda com um carro de corridas, que é fabricado para oferecer total desempenho em um período de duas horas.

Abusar do acelerador, frear bruscamente e trocar as marchas em rotação alta demais são hábitos que desgastam o motor e diminuem a sua vida útil. No trânsito do dia a dia, procure andar sempre em velocidade mais baixa, não dê trancos no carro e tente ganhar aceleração aos poucos.

Essa prudência economiza combustível e evita que seu carro apresente problemas no futuro.

4. Cuide da parte externa do veículo

A pintura automotiva também precisa de cuidados, afinal de contas, ela é o cartão de visitas do seu carro. Fazer retoques na lataria custa muito dinheiro e você pode evitar isso com ações simples.

Tente sempre estacionar o carro à sombra, para evitar queimaduras. Mantenha o veículo sempre o mais limpo possível e aplique cera na lataria a cada seis meses. Se houver algum arranhão ou mancha, não deixe que esses problemas se acumulem e leve a uma empresa especializada em pintura o mais rápido possível.

5. Preste atenção aos barulhos do carro

Mesmo que você cuide muito bem do seu carro, problemas podem surgir ocasionalmente. Esteja sempre atento a barulhos diferentes e preste atenção ao comportamento do veículo enquanto estiver ao volante. A melhor maneira de economizar na manutenção é não deixar que os defeitos se acumulem muito.

E aí, você tem mais alguma dica para economizar na manutenção do carro? Então participe deixando seu comentário!

Posts relacionados

Deixe um comentário