Seguro para carros com mais de 10 anos: vale a pena contratar?

7 minutos para ler

Segundo um levantamento realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), a frota brasileira está envelhecendo — em 2019, por exemplo, a idade média já atingia 9 anos e 8 meses, mas até 2020 esse número subiu para 9 anos e 10 meses. Por conta do cenário, muita gente tem se perguntado se vale a pena contratar um seguro para carros com mais de dez anos, e nós afirmamos que sim.

O motivo para isso você conhecerá no decorrer deste post, em que daremos algumas dicas sobre como contratar o melhor serviço. Então, acompanhe!

Por que o seguro para carros com mais de 10 anos é tão importante?

Não importa a idade, quilometragem ou estado de conservação do seu veículo, ele representa um bem com certo valor agregado que compõe o seu patrimônio. A proteção patrimonial, por si só, já é uma boa justificativa para contratar o seguro. Contudo, se isso não for o suficiente, lembre-se de que um veículo mais antigo costuma apresentar mais problemas mecânicos e elétricos que os novos — ou seja, pode deixar você na mão na hora em que mais precisar.

Se tiver um seguro, dependendo da cobertura, terá um carro reserva à disposição enquanto os reparos são providenciados. Além disso, estará protegido contra roubos, furtos e perda total. Por esse motivo, é importante ter em mente que, da mesma forma que qualquer outro veículo, os modelos antigos precisam estar protegidos, tendo em vista que imprevistos ocorrem, independentemente de ser novo, seminovo ou usado.

Veja a seguir, os principais benefícios do seguro.

Proteção contra furto e roubo

No seguro para carros com mais de dez anos, a proteção contra furto e roubo é um dos principais serviços disponibilizado pelas seguradoras. Com essa proteção, o segurado receberá a indenização total caso o veículo não seja recuperado ou terá o valor do conserto ressarcido se for encontrado com danos.

Assistência 24h

Contar com assistência 24 horas também é bastante útil, considerando que carros antigos estão mais propícios a imprevistos ocorridos pelo desgaste natural das peças — os serviços de mecânico, guincho e chaveiro são as principais facilidades fornecidas pelo seguro nesse caso.

Flexibilidade para utilização das peças

Um fator que costuma estar inserido nas apólices é a possibilidade de utilizar peças usadas quando precisam ser repostas. Esse também é um aspecto que costuma tornar o seguro mais barato, já que é mais fácil encontrar itens de segunda mão em boas lojas, com o preço inferior ao original.

Indenização por perda parcial ou total

Em casos de batidas ou acidentes, o seguro auto para carros com mais de 10 anos também vai indenizar, independentemente de ser um amassado pequeno originário de uma manobra ou um estrago irreversível. No caso de conserto, o beneficiário paga a franquia e a seguradora paga o restante. Já, se der perda total, não será preciso pagar a franquia, mas a seguradora paga a indenização.

É importante deixar claro que essa não é uma cobertura padrão para automóveis antigos, ou seja, algumas seguradoras oferecem e outras não.

cote seguro auto pelo whatsapp

Como o seguro funciona?

Em grande parte das seguradoras é comum encontrar o seguro para carro com mais de 10 anos, oferecendo um serviço diferenciado. Esse tipo de serviço costuma ser mais caro do que para veículos mais novos, já que a chance de sinistro por desgaste natural das peças é maior ou há dificuldade para encontrar os itens necessários.

Ao fazer a contratação de um seguro auto convencional, diversos pontos são analisados, como o perfil do motorista, tipo de cobertura, valor de mercado do carro, entre outros. Já o seguro para carro com mais 10 anos leva em conta, principalmente, o estado de conservação.

Existe limite de idade para fazer seguro de um carro mais rodado?

As regras para aceitar ou não veículos mais antigos no seguro variam de uma seguradora para a outra. Por esse motivo, é preciso realizar várias cotações e pesquisar os valores e coberturas para garantir a proteção do carro e conseguir o serviço mais adequado por um preço justo.

Nesse caso, o comum é que os carros sejam inseridos no seguro se tiverem até 15 anos de idade. Isso porque o veículo antigo apresenta mais dificuldades para encontrar peças originais devido a pouca quantidade no mercado. Além disso, ele tem maior probabilidade de apresentar mais problemas mecânicos, exigindo consertos e indenizações e gerando custos maiores para a seguradora.

É importante ressaltar que as regras para a aceitação ou não de um seguro são definidas pela seguradora. Ou seja, ela é que estipulará se o carro é velho ou não e se oferecerá ou não os serviços de proteção — por isso, o limite pode ser maior que 15 anos.

Como contratar um seguro para carros mais antigos?

Devido à importância da proteção, separamos algumas dicas que o ajudarão a fazer contratação certa de um seguro para carros com mais de 10 anos, se esse for o seu caso. Confira!

Encontre as seguradoras que oferecem o serviço

Existem muitas seguradoras no mercado, mas poucas têm o diferencial de oferecer o seguro para carros com mais de 10 anos de forma completa. Então, procure um bom corretor, que trabalhe com um leque amplo de seguradoras, e que faça uma pesquisa e liste aquelas que oferecem cobertura para o seu veículo.

Hoje, você não precisa mais sair de casa ou do escritório para isso. Basta acessar a internet pelo celular ou computador para receber esse tipo de atendimento. Então, realize o processo e avance para o passo seguinte.

Avalie os planos de cobertura oferecidos

Ao receber uma lista de seguradoras que oferecem cobertura para carros com mais de 10 e 20 anos de idade, você deve refiná-la realizando uma avaliação minuciosa sobre os planos de cobertura. O importante é verificar quais disponibilizam os serviços que você mais precisa, como guincho 24 horas, socorro mecânico e elétrico, conserto de vidros quebrados e amassados na lataria, cobertura de perdas e furtos etc.

Invista tempo em uma pesquisa de preços

Como os preços variam muito de uma empresa para outra, essa etapa se torna importante. Ao obter a lista com todas as opções, avalie a relação custo-benefício de cada uma e tome a sua decisão de forma consciente e racional.

A Caiuás Corretora de Seguros é uma empresa com estrutura completa e conta com profissionais especializados em identificar as melhores soluções para proteger o seu veículo. ​Ela também oferece vários produtos, já que trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade e excelentes cotações.

Contratar um seguro para carros com mais de dez anos é tão importante quanto obtê-lo para os modelos novos, mas você não precisa fazer essa pesquisa sozinho. Algumas empresas oferecem auxílio no processo gratuitamente, realizando a busca de forma detalhada em diversas seguradoras simultaneamente.

Aproveite a oportunidade para economizar tempo e contratar o melhor serviço. Quer conhecer melhor sobre os serviços oferecidos? Então, entre em contato agora mesmo e fale com um corretor para encontrar a melhor opção para você.

Posts relacionados

Deixe um comentário