Sinistro de veículo: você sabe o que é isso?

6 minutos para ler

Quando o assunto é seguro automotivo, é praticamente obrigatório você ouvir falar também sobre sinistro de veículo — mas, você sabe o que isso significa? Basicamente, estamos falando de situações imprevistas envolvendo o seu automóvel.

Esses eventos podem até ser inesperados por você, mas estão previstos no seu contrato de seguro. Neste conteúdo você entenderá o que caracteriza um sinistro e como agir corretamente em cada caso. Boa leitura!

Quais são os tipos de sinistros de veículo?

Acidentes, roubos, furtos, incêndios e prejuízos causados a veículos de terceiros são configurados como sinistros, que podem ser parciais ou integrais. Entenda a seguir um pouco de cada caso de sinistro.

Sinistros parciais

Geralmente abrangem acidentes de trânsito como as colisões/ batidas. Nesses casos, as seguradoras assumem os custos dos consertos mecânicos e reboques. Esses pagamentos são feitos pelas seguradoras diretamente para as oficinas credenciadas.

Para que um sinistro seja considerado parcial, o valor de depreciação do seu veículo deve ser menor do que 75% do seu valor total. Acima disso, um conserto passa a ser financeiramente inviável e, por isso, é melhor considerar como perda total.

Sinistros integrais

Abrangem os casos como perda total e roubo. Neles, as seguradoras devem indenizar completamente o valor dos veículos. Esses valores são calculados de acordo com a tabela Fipe ou com avaliações feitas previamente aos firmamentos de contrato. De qualquer forma, os valores estipulados para indenizações devem estar expressos nos contratos de seguro.

Quais são os sinistros previstos no contrato de seguro?

Procure saber antecipadamente o que está coberto pelo contrato que você fez. Nosso Guia Completo do Seguro de Carro pode te ajudar!

São incontáveis os casos de clientes que acham que certos eventos estão previstos pelo seguro quando, na realidade, não estão. Por isso, o ideal é que você faça um seguro completo.

Por exemplo, um sinistro pode ocorrer quando você bate no carro de outra pessoa. Porém, saiba de antemão que nenhum seguro dará qualquer tipo de cobertura se for confirmado que você estava dirigindo embriagado no momento de um acidente. Nos casos de furtos e roubos, os carros não encontrados ou encontrados com avarias maiores do que 75% devem receber reembolso integral. Se o seu carro for encontrado com danos, mas eles forem menores de 75% do valor do veículo, o sinistro é parcial.

Como é o processo de apuração de um sinistro de veículo?

A primeira atitude que você deve tomar para se resguardar é providenciar um boletim de ocorrência, que pode ser feito em uma delegacia ou nos sites das polícias civil e militar. O processo indenizatório só é levado adiante mediante esse boletim, que serve como comprovação de que um sinistro realmente aconteceu. No boletim, você deve explicar objetivamente o ocorrido, com locais e horários mais próximos possíveis do real.

De posse desse boletim de ocorrência, a seguradora faz uma vistoria de avaliação das perdas. Nessa avaliação são apuradas as causas do sinistro e a extensão dos danos. Com isso, é feita uma análise e julgamento se o ocorrido está previsto no contrato de seguro ou não.

Por último, o processo é liquidado, terminando em indenização ou não. A seguradora tem 30 dias para te indenizar — esses dias começam a ser contados a partir da data do sinistro.

cote seguro auto pelo whatsapp

O que ocorre após a perda total?

A perda total é caraterizada pela situação em que o automóvel não pode ser mais usado pelo condutor. Após seu acontecido, o Certificado de Registro de Veículo (CRV) é transferido para a seguradora. Assim, o carro se tornará propriedade da empresa.

Assim que a transferência é feita, o seguro faz o pagamento da indenização integral, que será avaliado por meio da Tabela FIPE, tendo como referência o mês da liberação da indenização. A finalidade é possibilitar que o segurado compre um novo veículo. No entanto, ele não é obrigado a realizar essa compra, podem usar o valor da forma que achar melhor.

Além disso, caso haja a contratação de coberturas adicionais, o segurado vai receber o montante relativo a cada serviço extra. Nas situações em que o veículo for alienado, independentemente de ser consórcio ou financiamento, o processo é diferente, já que a indenização será destinada ao pagamento da dívida com a instituição financeira.

Após, o carro é transferido para a transportara, e só então condutor recebe a sua parte. Contudo, vai receber apenas o que restar depois da quitação da dívida de compra do veículo pela seguradora.

A perda total quer dizer a mesma coisa que perda completa?

A perda total acontece quando os custos aplicados no conserto do carro ultrapassam 75% do seu valor de mercado. Nesse caso, o valor comercial do veículo é estabelecido pela Tabela FIPE. Montantes indicados em outras formas de avaliação ou tabulação também podem ocorrer, mas somente são aplicadas quando forem estipuladas na apólice do seguro contratado.

Defeitos podem caracterizar a perda total?

Quando ocorre defeitos, por exemplo, problemas no eixo do veículo, o máximo que pode acontecer é o pagamento da indenização parcial, considerando que a perda também é somente parcial. Contudo, esse tipo de cobertura vai depender dos serviços contratados na apólice.

E no caso de roubo? É considerado perda total?

O roubo ou furto do veículo não recuperado, não caracteriza o sinistro integral. Porém, o segurado vai receber a indenização integral do seguro. Dessa forma, ele poderá comprar um carro novo.

A seguradora pode negar a indenização integral?

A segura não tem autonomia de negar a indenização nos casos em que houver perda total do veículo, exceto nos casos em que o segurado deixar de respeitar a apólice do seguro.

Todas as normas para o uso do seguro ficam expressas em contratado que, caso sejam infringidas, pode levar à perda da cobertura, por exemplo, entregar a direção a pessoa não habilitada, conduzir o veículo embriagado, entre outros. Outro exemplo é causar um sinistro intencional, com a finalidade de receber a indenização.

Agora que você entende melhor como funciona o sinistro de veículo, é importante ter bastante cuidado ao contratar um seguro e as coberturas abrangidas pela apólice, afinal, imprevistos podem acontecer a todo momento e, nessas horas, é preciso ter a segurança de contar com o serviço da melhor forma possível.

Conseguiu esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto? Então, aproveite a sua visita para entrar em contato com a gente e falar com um especialista de seguro de confiança e experiente no mercado para ajudá-lo a encontrar o melhor seguro automotivo para você.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.