Quando a indenização do seguro pode ser negada pela seguradora?

4 minutos para ler

Contratar o seguro auto é, sem dúvidas, uma ótima maneira de se proteger contra situações inesperadas que podem ocorrer durante o uso do veículo. Dessa forma, os problemas decorrentes de determinado incidente e os prejuízos financeiros por ele provocados são amenizados.

No entanto, você deve ficar atento a tudo e qualquer situação prevista na apólice contratada, uma vez que, em determinadas situações, a indenização do seguro pode ser negada. Portanto, se acontecer algo com o seu veículo e você se encontrar nessa situação, provavelmente, alguma cláusula não foi cumprida.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos motivos para a indenização do seguro ser negada ao segurado. Continue conosco e confira!

Divergências de informações

Esse talvez seja um dos principais motivos de uma seguradora se negar a pagar uma indenização do seguro. Isso porque existem algumas pessoas que omitem ou passam informações incorretas acerca de seus perfis, muitas vezes para obter um preço mais em conta na apólice.

Sendo assim, falar a verdade, no momento da cotação, sem omitir nenhum fato sobre o seu perfil, é fundamental. Dessa forma, em um sinistro de veículo, onde são verificadas as informações constantes na apólice, qualquer divergência pode levar a seguradora a não pagar a indenização.

Daí a importância da veracidade de toda e qualquer informação ao passar seus dados pessoais e os referentes ao uso do automóvel. Isso, certamente, evitará dores de cabeça com possíveis divergências de informações.

Embriaguez no volante

De acordo com a lei e com o que está disposto em qualquer apólice de seguro de automóvel, dirigir embriagado é uma penalidade máxima, sendo um motivo para que a seguradora não indenize o segurado.

Por isso, diante de um acidente em que o segurado esteja comprovadamente embriagado, a lei é clara, e não adianta recorrer: ele não será indenizado pela seguradora.

cote seguro auto pelo whatsapp

Infrações legais

Se o segurado sofreu um acidente em que a responsabilidade for sua, e o ocorrido estiver inserido em uma infração legal, a seguradora tem fundamentos jurídicos para se negar a pagar a indenização.

Exemplo disso seria uma colisão na qual a responsabilidade foi atribuída ao segurado e este estava comprovadamente alcoolizado. Outros exemplos podem ser citados, como emprestar o seu veículo para uma pessoa sem a devida habilitação ou se ela estiver vencida ou suspensa.

Documentação incompleta

Na ocasião de um sinistro, preste muita atenção ao enviar os documentos à seguradora. O segurado deverá encaminhar o boletim de ocorrência com todos os documentos do carro. Se tudo não for enviado adequadamente, o pagamento da indenização não será feito até que tudo esteja devidamente regularizado.

Falta de cobertura

O envolvimento em um sinistro não obriga a seguradora a indenizar o segurado. Para isso, é preciso que esteja na apólice a cobertura para aquela situação. No caso de um acidente no qual você seja o causador, se essa cobertura não estiver na apólice, a seguradora não indenizará terceiros.

Diante disso, é importante que você conheça bem a sua apólice de seguros e tenha ciência de toda a sua cobertura.

Como vimos neste artigo, é importante, na hora de contratar uma seguradora, conhecer as principais coberturas. Assim, você não correrá o risco de ter a indenização do seguro negada, o que poderá lhe causar sérios prejuízos financeiros.

Gostou deste post? Confira, então, outro conteúdo muito interessante sobre o perfil de seguro, essencial no processo de contratação de um seguro para automóvel!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.