Saiba o que é e para que serve a Tabela FIPE

4 minutos para ler

Você já ouviu falar na tabela FIPE? Quando procuramos um carro para comprar ou no momento em que vamos vender o nosso veículo é comum nos depararmos com essa nomenclatura.

Além da aquisição ou venda de veículos, a tabela FIPE também é usada no momento de contratar um seguro automotivo e para definir o valor do IPVA — ou seja, quem tem um carro deve entender sobre ela!

Pensando em ajudar você a entender sobre o tema, preparamos este post para explicar o que é e para que serve este índice de valores que tornou-se tão popular. Continue a leitura para conferir os detalhes. Não perca!

O que é a tabela FIPE?

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) realiza uma tabela com os valores da venda de veículos, sendo que os dados são coletados todos os meses. O seu objetivo é obter um valor médio para cada modelo.

Dessa maneira, a tabela FIPE é usada desde o ano de 1973 e atua como uma referência, sendo um dos índices mais seguros para mensurar valores de veículos, auxiliando vendedores e compradores de automóveis.

Como ela funciona?

Como vimos, a Tabela FIPE é montada a partir da coleta de preços disponíveis no mercado nacional e considera carros, caminhões, motos, ônibus e micro-ônibus, usados, seminovos ou novos.

Por meio dessas informações, é possível saber quais são os valores que se encontram muito acima ou abaixo do mercado, uma vez que cada modelo de veículo recebe um valor médio, o qual entra na tabela FIPE.

Como são determinados os valores da tabela?

Para determinar os valores da Tabela FIPE são mapeados os valores da venda de veículos, sem levar em consideração as transações que se encontram muito acima ou abaixo da média, pois elas podem ser resultados de negociações incomuns.

Também não são considerados fatores como a presença de acessórios veiculares ou a cor do veículo. Além disso, não é o ano de fabricação, mas sim o ano do modelo do carro que é analisado.

Entre os carros que a pesquisa analisa, são excluídos veículos como viaturas, táxis, veículos de frota, entre outros modelos que não se enquadram no uso comum.

cote seguro auto pelo whatsapp

Para que a tabela FIPE serve?

Como a tabela FIPE está presente no mercado há muito tempo, ela ganhou reputação e confiabilidade entre quem compra ou vende um veículo. Por essa razão, ela tem hoje em dia diversas utilidades, além de ser usada de referência de preços para os diferentes modelos de novos e usados disponíveis. São algumas de suas funções:

  • indicar o preço médio de cada modelo conforme os preços praticados no mercado;
  • servir como base no momento de buscar o preço de um veículo;
  • possibilitar aos compradores uma noção melhor acerca de quais os veículos estão dentro de suas possibilidades financeiras;
  • auxiliar no cálculo do valor do IPVA;
  • contribuir para definir o valor das indenizações pagas pelos seguros.

Qual é a relação da tabela FIPE com o seguro de carros?

As seguradoras também usam a tabela FIPE e, por isso, ela pode estar relacionada diretamente ao valor que o seguro deve restituir se, por exemplo, houver perda total ou roubo do veículo.

No entanto, como a FIPE sofre atualização mensalmente, o valor indenizatório pode mudar de um mês para outro. Isso quer dizer que as seguradoras atualizam seus ressarcimentos todos os meses.

Assim, se você tem um seguro de carro e precisa requerer o ressarcimento do valor do veículo por perda total, por exemplo, a quantia que você receberá não é obrigatoriamente o valor pago pelo automóvel, mas sim o preço que a tabela FIPE determina na hora da solicitação.

Agora que você já sabe o que é e para que serve a tabela FIPE, deve ter percebido que ela conta com grande importância no momento de procurar referências em relação aos preços dos veículos no país, não é mesmo?! Por isso, não hesite em consultá-la sempre que desejar saber o valor de um automóvel!

Gostou deste post? Então, continue a visita no blog e veja um mini guia de como renovar seu seguro de auto!aliz

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.