Sinistros do seguro moto: saiba tudo sobre o seguro moto antes de assinar seu contrato

7 minutos para ler

Se você não tem conhecimento sobre os sinistros que o seguro moto cobre, esse conteúdo é para você.

Sabendo mais sobre o assunto, é possível contratar um novo seguro ou mesmo manter o atual com maior entendimento e mais tranquilidade. Assim, você não será surpreendido em determinadas situações.

E caso você tenha outras dúvidas, temos o artigo perfeito para você, o guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto.

Neste artigo, você vai encontrar os seguintes tópicos: 

Boa leitura! 

Importância de conhecer sobre sinistros

Quando o assunto é seguro moto, é praticamente obrigatório você entender sobre sinistro de veículo, porém, você sabe o que isso significa? Basicamente, estamos falando de situações imprevistas envolvendo a sua motocicleta.

Esses eventos podem até ser inesperados para você, mas estão previstos no seu contrato de seguro. Neste conteúdo você entenderá o que caracteriza um sinistro e como agir corretamente em cada caso. 

Quais são os tipos de sinistros de moto?

Acidentes, quedas, roubos, furtos, incêndios e prejuízos causados a veículos de terceiros são configurados como sinistros, que podem ser parciais ou integrais.

O que é a franquia do seguro moto 

Antes de contratar o seu seguro moto, é importante tomar alguns cuidados, tais como entender o que é e como funciona a franquia. 

Pois bem, a franquia foi implementada para evitar um mau uso do seguro, no qual os contratantes possam colocar em risco um bem ou sua própria segurança, por conta da cobertura.

Trata-se da participação máxima (em dinheiro) que você terá que pagar no momento do acidente para consertar sua moto. Ou seja, a franquia é o valor total que você vai gastar na oficina. 

Mas atenção, é importante destacar que a franquia é somente cobrada para o conserto da moto segurada. Não existe cobrança de franquia para conserto de veículos de terceiros. Assim, se você causar um acidente no trânsito, não haverá cobrança para consertar o veículo da outra pessoa. 

Para saber mais franquias do seguro moto, confira nosso artigo sobre franquia no seguro de moto.

Principais coberturas do seguro moto

Além do seguro obrigatório, o famoso DPVAT, existem outros dois tipos de seguro moto que se diferenciam em função do alcance de suas coberturas.

Cobertura compreensiva

Cobre danos parciais e totais, conforme descrito na apólice. Assim, se o condutor se envolver num acidente, a seguradora pagará o conserto.

Trata-se de um seguro mais completo e abrangente que reúne, em uma mesma apólice, as seguintes coberturas do seguro moto: 

  • Roubo/Furto;
  • Colisão e queda;
  • Danos aos faróis, lanternas e retrovisores da motocicleta;
  • Incêndio;
  • Reboque;
  • Danos a terceiros;
  • Assistência 24 horas.

Cobertura não compreensiva

Trata-se da cobertura exclusiva para roubo e furto e garante indenização apenas em caso de roubo ou furto de sua moto.

Normalmente, o seguro com cobertura não compreensiva não tem franquia, já que não há coberturas para danos parciais. A cobertura acontece quando há danos totais, isto é, quando o veículo não é encontrado ou há danos maiores do que 75%.

Entre os benefícios da sua contratação, podemos citar a indenização de até 100% da Tabela Fipe, e o fato de ser menos burocrático e sem grandes questionários na hora da contratação.

O que é um sinistro

Sinistros são quaisquer eventos em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora.

O sinistro abrange todo tipo de ocorrência prevista no contrato do seguro moto contratado. Ou seja, casos de acidentes com outros veículos, incêndios e furtos ou roubos envolvendo o veículo, são caracterizados como sinistros.

Quais os tipos de sinistros

Os sinistros do seguro moto, assim como os sinistros no seguro auto, são divididos em duas categorias: 

Sinistros parciais

Geralmente abrangem acidentes de trânsito como as colisões/batidas. Nesses casos, as seguradoras assumem os custos dos consertos mecânicos e reboques. Esses pagamentos são feitos pelas seguradoras diretamente para as oficinas credenciadas.

Para que um sinistro seja considerado parcial, o valor de depreciação do seu veículo deve ser menor que 75% do seu valor total. Acima disso, um conserto passa a ser financeiramente inviável e, por isso, é melhor considerar como perda total.

Sinistros integrais

Abrangem os casos como perda total e roubo. Neles, as seguradoras devem indenizar completamente o valor das motocicletas. Esses valores são calculados de acordo com a Tabela Fipe ou com avaliações feitas previamente quando da assinatura do contrato. 

O que deve ser feito em caso de sinistro

Infelizmente, qualquer pessoa pode se envolver em um acidente ou mesmo ter sua moto roubada. Caso isso aconteça, você deve entrar em contato com sua seguradora o mais rápido possível.

Você deve ainda fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou de forma online, informando os dados de contato das testemunhas e demais envolvidos.

Em sequência, se a sua moto estiver danificada, você deverá levá-la a uma oficina para fazer um orçamento para os reparos. Geralmente, as seguradoras indicam uma lista de oficinas credenciadas para você escolher aquela que lhe for mais conveniente.

Após realização do orçamento e avaliação do valor do prejuízo, se este não ultrapassar o valor correspondente a 75% do valor da motocicleta, você pagará o valor da franquia diretamente para a oficina onde o reparo foi feito.

Por sua vez, se o valor do prejuízo ultrapassar 75% do valor da moto, será considerada perda total (PT). O mesmo acontece quando o veículo é roubado e não localizado.

O que você deve observar antes de contratar o seguro moto

A variedade de seguros para motos é grande. Por isso, o auxílio de um corretor de seguros pode fazer com que a decisão se torne mais simples. 

É importante escolher um seguro de acordo com suas necessidades e orçamento. O proprietário da moto deve fazer uma análise profunda sobre as situações que podem ocorrer quando ele utiliza o veículo. Isso porque, caso ocorra algum evento não coberto pelo seguro, ele não poderá solicitá-lo.

Assim, avalie bem que tipos de sinistros devem ser cobertos pelo seu seguro moto: roubos, furtos, incêndios, colisões e até danos infligidos a terceiros.

Interessante também contratar um seguro moto que ofereça assistência 24 horas. Ela é extremamente útil quando a moto apresenta problemas, oferece até serviços de chaveiro e de reboque, para os casos de emergência.

No mais, antes de assinar o contrato com a seguradora, o proprietário da moto deve avaliar em quais situações a franquia deverá ser paga. Normalmente, ela é exigida em caso de reparos para o veículo, próprio ou até de terceiros, quando a opção é coberta pelo seguro.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre sinistros do seguro moto, é hora de contratar o seu seguro. 

Fácil de contratar, o seguro moto da Caiuás Seguros garante sua segurança na cidade, na estrada, em qualquer destino. Ideal para todos os modelos de motocicletas que possuam acima de 90 cilindradas, oferece coberturas contra colisão, incêndio, furto e danos a terceiros, além de vantagens e benefícios para descomplicar seu dia a dia.

Fale com nossos especialistas e faça uma cotação!

Eles poderão te ajudar a fazer a melhor escolha quando o assunto é seguro moto.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.