Como cotar e contratar o seguro moto

6 minutos para ler

Cotar e contratar seguro moto não é uma tarefa das mais simples, já que exige muita pesquisa e atenção. Assim, antes de fechar negócio é interessante procurar saber mais sobre o assunto para não acabar contratando algo que não atenda às suas necessidades.

Por isso, é recomendado ler o artigo Seguro de moto: o guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto.

Assim como, conferir as dicas para cotar e contratar um seguro de moto. Além de entender como fazer uma cotação de seguro de moto, conheça também alguns termos do mercado de seguro para não se perder quando assinar seu contrato.

O que você vai encontrar neste artigo: 

  • Como iniciar uma cotação de seguro moto;
  • Dicas para realizar uma cotação de seguro eficiente;
  • Dicionário básico de seguro;
  • Vantagens na contratação de um seguro com a Caiuás.

Como iniciar uma cotação de seguro moto

Atualmente, existem muitas corretoras, preços, regras e coberturas para cada apólice, e é importante realizar uma boa cotação para fazer a contratação do melhor seguro moto conforme a sua necessidade.

Fazer uma cotação de seguro moto é nada mais do que fazer um orçamento. Assim, o primeiro passo para quem pretende cotar e contratar seguro moto, é identificar quais são as seguradoras que oferecem o seguro desejado, uma vez que nem todas as seguradoras atuam com todos os tipos de seguros.

Procure saber o que é ou não coberto pelo seguro, o limite necessário para sua operação, os serviços ofertados pela seguradora, extensões de coberturas, etc.

Dicas para realizar uma cotação de seguro eficiente

Veja, a seguir, 5 dicas para realizar sua cotação de seguro moto.

1. Pesquise seguradoras confiáveis

É importante pesquisar as seguradoras e escolher as mais confiáveis. Fuja daquelas que têm uma imagem negativa no mercado ou muitas reclamações de clientes sobre os serviços prestados.

Pesquise também o registo das seguradoras na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Vale também pesquisar quais seguradoras seus amigos e familiares indicam.

2. Procure uma boa corretora

Tudo que foi dito no item anterior com relação às seguradoras, vale também para as corretoras de seguros.

Pesquise a reputação dessas empresas no mercado e a habilitação do corretor junto à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Outra maneira de poder obter uma maior confiança na escolha da corretora, é checando as avaliações feitas pelos clientes na página da empresa na busca do Google.

3. Verifique os serviços e benefícios oferecidos pela seguradora

Antes de contratar um seguro moto, verifique itens essenciais do contrato, como a franquia, quais são as coberturas, assistências, etc.

Nesta etapa, criar um quadro comparativo de benefícios entre as seguradoras pode ser muito útil para você visualizar melhor tudo que cada uma delas oferece.

Confira as Coberturas do seguro moto e tire todas as suas dúvidas.

4. Verifique os fatores de risco

Ao fazer uma cotação de seguros, é importante verificar os fatores de risco, alguns itens como modelo, a marca e o ano de fabricação da moto, frequência de uso e até mesmo o local da sua residência podem encarecer o contrato.

Sobre esse assunto, veja como é calculado o seguro moto.

5. Leia o contrato com atenção

Outra dica fundamental é ler com atenção o contrato e seus termos para entender o que é coberto pelo seguro e em quais situações você pode acioná-lo.

Porém, para que isso aconteça, é imprescindível conhecer o significado de alguns termos que constam em um contrato de seguro moto.

Dicionário básico de seguros – Entenda algumas palavras que constam em um contrato de seguro moto

Como falamos acima, é importante conhecer o significado de alguns termos usados nos contratos de seguro, como: 

  • Análise de risco: estudo para determinar preço e condições para aceitação de determinado seguro, baseado na mensuração dos riscos envolvidos.
  • Aviso de sinistro: é a comunicação que se faz à seguradora sobre a ocorrência de eventos previstos na apólice, como roubo, colisão ou incêndio.
  • Beneficiário: é a pessoa física ou jurídica favorecida com as indenizações pagas pelas seguradoras, em caso de sinistro.
  • Cancelamento de apólice: é o encerramento antecipado do contrato de seguro. Ele pode acontecer de comum acordo ou em função do pagamento do valor da apólice ao segurado.
  • Quando apenas uma das partes opta pelo cancelamento, o termo usado passa a ser “rescisão”.
  • Capital segurado: é a importância financeira segurada na apólice.
  • Carência: período em que a seguradora está isenta de pagamento dos riscos segurados em apólices de vida ou de saúde.
  • Depreciação: é a redução do valor de determinado bem, conforme critérios financeiros e matemáticos que consideram as condições de uso, a idade e o funcionamento.
  • Endosso: é o documento de modificações na apólice.
  • Estipulante: é toda pessoa física ou jurídica que contrata um seguro, mas para isso é utilizada a intermediação de um terceiro.
  • Exclusão de cobertura: cláusula ou seção da apólice que menciona os riscos, circunstâncias ou bens não cobertos.
  • Garantia: são as responsabilidades pelos riscos assumidos pela seguradora.
  • Liquidação de sinistro: é o pagamento de indenização ao segurado, quando é concluído um processo de sinistro.
  • Vigência: é o período em que a apólice do seguro está vigente ou válida. Durante esse período, o segurado tem direito de acionar a seguradora em caso de sinistro ou para solicitar assistências previstas no contrato de adesão.

Vantagens de contratar um seguro com a Caiuás

Agora que você já sabe mais sobre como cotar e contratar um seguro moto, conheça a Caiuás Corretora de Seguros, uma empresa do Grupo Caiuás.

Oferecemos uma estrutura completa, com profissionais especializados em encontrar as melhores soluções para proteger o seu patrimônio. ​Além de oferecer grande diversidade de produtos, a Caiuás Seguros trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade, variedade e, consequentemente, oferecendo sempre as melhores cotações.

Conte com o apoio de quem realmente entende de cotação de seguro moto!

Faça uma cotação com nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.