As coberturas do seguro moto: o que você precisa saber antes de assinar o contrato.

7 minutos para ler

Descubra quais são e como funcionam as coberturas para seguro moto e faça sua escolha com mais segurança e tranquilidade.

Pensando em contratar um seguro para a sua moto, mas gostaria de conhecer primeiro o que está incluindo nas coberturas do seguro moto? Então este artigo é para você!

Nele, vamos explicar como funciona cada uma das coberturas do seguro moto para te ajudar a escolher o seguro ideal para a sua moto. Confira!

O seguro para motos

Assim como o automóvel, a moto constitui um importante patrimônio, principalmente quando é usada para o trabalho. Por isso, além do seguro obrigatório, é fundamental contar com um bom seguro que garanta, pelo menos, a manutenção das condições existentes na ocorrência de algum sinistro.

O seguro de moto é muito semelhante ao seguro de automóvel, ou seja, a sistemática adotada é a mesma. Você contrata um seguro moto com base em determinadas coberturas disponíveis e, caso ocorra algum sinistro previsto na apólice, a seguradora paga a indenização contratada.

A cobertura é tudo que sua apólice ou seu seguro vai cobrir em caso de acidente, roubo ou furto, por exemplo.

Porém, antes de contratar um seguro moto, ou qualquer outro tipo de seguro, é preciso observar quais são as coberturas do seguro moto oferecidas pelas empresas em seu contrato porque, em alguns casos, podem existir cláusulas que inviabilizem o ressarcimento dos danos e prejuízos sofridos. 

Por isso, é preciso buscar a seguradora que ofereça o melhor custo-benefício, analisando o valor da apólice, as coberturas do seguro moto, as vantagens oferecidas e as taxas que podem ser cobradas nas ocorrências. 

Conheça todas as assistências do seguro para moto

Tipos de coberturas do seguro moto  

Além do seguro obrigatório, o famoso DPVAT, existem outros dois tipos de seguro moto que se diferenciam em função do alcance de suas coberturas. 

1. Seguro não compreensivo 

O seguro não compreensivo se limita a oferecer cobertura contra roubo e furto. Trata-se de uma opção mais barata, uma vez que só há indenização se a moto for roubada ou furtada.

No entanto, esse seguro pode incluir assistência 24 horas na apólice e o segurado poderá contar com pequenos serviços de assistência e suporte, como chaveiro e reboque.

2. Seguro compreensivo ou completo

O seguro compreensivo oferece um elenco de coberturas mais amplo que o seguro não compreensivo. Assim, você poderá contratar as seguintes proteções, em uma mesma apólice, para a sua moto:  

  • Roubo e furto;
  • Danos a terceiros;
  • Perda total por colisão;
  • Danos da natureza;
  • Assistência 24 horas.

Deve-se considerar que esse é o tipo de seguro mais indicado, uma vez que oferece todas as coberturas do seguro moto e não apenas roubo e furto.

Dito isso, vejamos com mais detalhes cada uma dessas coberturas.

Cobertura compreensiva

O seguro com cobertura compreensiva tem abrangência mais completa. Ele cobre danos parciais e totais, conforme descrito na apólice. Assim, se o condutor se envolver num acidente, a seguradora pagará o conserto. 

  • Perda parcial: nesses casos, há cobrança de franquia. Isso significa que o segurado irá desembolsar um valor mínimo e a empresa pagará o restante. Esse valor desembolsado pela seguradora pode ser usado para reparar a moto em uma oficina credenciada.
  • Perda total: ocorrendo perda total, não há cobrança de franquia da motocicleta e o contratante recebe um valor indenizatório.

Trata-se de um seguro mais completo e abrangente que reúne, em uma mesma apólice, as seguintes coberturas do seguro moto: 

Roubo/Furto 

Garante indenização apenas em caso de roubo ou furto de sua moto.

Colisão e queda

Garante a indenização de até 100% da Fipe, em casos de perda total da sua moto, decorrente de colisão e queda.

Essa cobertura não cobre danos a terceiros, nem mesmo em caso de colisão e queda, pois é voltada exclusivamente para a moto segurada.

Danos aos faróis, lanternas e retrovisores da motocicleta

Se a sua motocicleta sofreu danos durante um sinistro coberto, o seguro moto garante a substituição dos faróis dianteiros, lanternas traseiras e retrovisores externos e suas lentes.

Nesses casos, uma franquia específica será estipulada na apólice para a troca dessas peças.

Incêndio

A cobertura contra incêndio serve para os casos que a moto for atingida pelo fogo e sofrer algum sinistro. Isso vale para curtos-circuitos, explosões acidentais ou causas externas, como raios.

Reboque

Serviço de reboque para remoção e assistência para pane seca.

Danos a terceiros

Reembolso para terceiros que sofreram danos materiais ou corporais em caso de acidente. Ou seja, ele pode ser usado para pagar os reparos em um veículo que foi, por exemplo, atingido pela sua moto em um acidente.

Garante indenização a terceiros por prejuízos físicos (corporais) ou materiais em caso de acidente de trânsito. Também conhecido como Responsabilidade Civil Facultativa (RCF).

Assim, ao contratar o seguro moto, preste bastante atenção a essa cobertura. Saiba que, caso o LMI (Limite Máximo de Indenização) esteja “baixo”, se acontecer uma colisão com um ou mais veículos e os valores para conserto forem maiores que os contratados, a diferença deverá ser paga pelo próprio segurado, ou seja, por você.

Assistência 24 horas

O segurado conta com assistência 24 horas nos seguintes casos:  

  • Chaveiro – Em caso de impossibilidade, perda ou outro problema com a chave do veículo, um chaveiro será enviado para ajudá-lo.
  • Em caso de pneu furado, um prestador irá até o local e providenciará o reboque da motocicleta para a oficina mais próxima da região.
  • ​Em caso de roubo ou furto do veículo, será providenciado o transporte do motorista e do passageiro até o local de escolha do cliente.

Cobertura não compreensiva

Como já mencionamos, trata-se da cobertura exclusiva para roubo e furto e garante indenização apenas em caso de roubo ou furto de sua moto.

Normalmente, o seguro com cobertura não compreensiva não tem franquia, já que não há coberturas para danos parciais. A cobertura acontece quando há danos totais, isto é, quando o veículo não é encontrado ou há danos maiores do que 75%.

Entre os benefícios da sua contratação, podemos citar:   

  • Indenização de até 100% da Tabela Fipe;
  • Excelente custo-benefício, com descontos de até 80% em relação a uma cobertura completa;
  • Sem burocracia e sem grandes questionários na hora da contratação;
  • Assistência 24 horas – Chaveiro, guincho/reboque e troca de pneus.

Porém, essa cobertura do seguro moto não cobre os danos relacionados a roubo e furto, tais como:   

  • Danos ocasionados por colisão e incêndio da moto; 
  • Conserto da moto recuperada de roubo ou furto quando esse não ultrapassar 75% do valor de mercado referenciado constante na Tabela Fipe;
  • Danos materiais ou corporais causados a terceiros;
  • Danos morais a terceiros.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as coberturas do seguro moto, já pode contratar seu seguro com mais segurança e tranquilidade.

Mas não se esqueça: para não cair em armadilhas, é muito importante conhecer bem a sua apólice e condições gerais do seguro, além de tirar todas as dúvidas com o seu corretor.

No mais, destacamos haver perda de direito à indenização se as informações do segurado forem mentirosas, omissas, não condizerem com a realidade ou forem de má-fé. Assim, preste muita atenção no momento de informar os dados porque, mesmo se o erro for sem querer, pode trazer dor de cabeça mais tarde.

Para poder andar por aí com sua moto, seja a trabalho ou a passeio, fale com um dos nossos corretores, eles terão prazer em te ajudar.

Quero falar com um especialista da Caiuás!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.