Higienização do veículo contra coronavírus: 5 dicas para se proteger

4 minutos para ler

Ainda estamos aprendendo sobre o coronavírus, mas a infecção que se originou no final de 2019 na China, em pouco tempo, atingiu o status de pandemia — o que significa que ela se tornou uma ameaça em múltiplos países e preocupa as autoridades de saúde pública.

Enquanto os cientistas ainda não desenvolvem uma vacina para o mal, a higiene é nossa maior aliada para conseguir combater o vírus. A higienização do veículo contra coronavírus é uma maneira de evitar o contágio, quer você trabalhe com seu carro ou motocicleta ou apenas o utilize para ir a farmácias e mercados durante a quarentena.

Mas qual é a maneira certa de garantir que o vírus seja eliminado dos itens com os quais você mais interage no seu carro, como painel, freio de mão, volante e marchas? Veja nossas dicas!

1. Limpe bem o volante

De todos os itens no carro, aquele com o qual mais temos contato enquanto dirigimos é o volante. É também nele que são dispersas boa parte das partículas que respiramos. Por isso, essa é uma das partes mais contaminadas por germes, vírus e bactérias em um veículo.

Utilizando itens de limpeza, como água e sabão ou álcool 70%, você conseguirá eliminar o vírus do seu veículo. Faça isso sempre que estacionar na sua garagem.

2. Limpe o painel e as marchas

Painel e marchas são outras oportunidades e tanto para que o vírus se instale no seu veículo e contamine os ocupantes. Por isso, mesmo que você ou outros membros da família não apresentem sintomas de gripe ou dificuldade para respirar, faça a higienização dessa parte do automóvel para se manter seguro

A melhor maneira de limpar o painel sem danificar seus componentes é com água e detergente neutro. Utilize um borrifador para aplicar a água e não se exceda na quantidade. Em seguida, use um pano seco para garantir que a água foi completamente removida dessas áreas.

O mesmo é válido para o câmbio e o freio de mão. Evite qualquer produto oleoso e tente não deixar nenhum resíduo nessas áreas. Caso contrário, você pode ter dificuldades da próxima vez que for dirigir o veículo.

cote-seguro-auto-whatsapp

3. Mantenha as janelas abertas

O ar-condicionado é um aliado do vírus: ele evita que o ar se renove dentro do veículo, o que faz com que qualquer contaminação seja prolongada.

Mantenha as janelas abertas ao dirigir para evitar esse problema e garantir que seu automóvel esteja sempre arejado.

4. Tenha cuidado com os carros de aplicativo

Vai pegar um Uber nos próximos dias? Fique atento para não ter contato com as áreas comuns do carro. Leve um lenço ou utilize um par de luvas para poder abrir e fechar portas com conforto e segurança. Assim que sair do veículo, faça a higienização das suas mãos e do seu rosto.

5. Lave bem as mãos

Mesmo que o seu carro seja higienizado da maneira correta todas as vezes que você dirigir, cuidado nunca é pouco. Ao entrar em casa, lave bem as mãos e o rosto, remova qualquer roupa que tenha sido utilizada para ir à rua e deixe os sapatos em uma área em que eles possam ser limpos ou em que o ar circule bem.

Combinando higiene pessoal com a limpeza correta dos itens do dia a dia, você não dará chances para o vírus se propagar e protegerá não só a si, mas também a sua família.

O coronavírus não é capaz de sobreviver a esses cuidados, uma vez que seu revestimento externo é destruído. É possível destruir esse revestimento utilizando água e sabão, álcool em gel e outros produtos de limpeza. Manter a higienização do veículo contra o coronavírus é uma das maneiras mais fáceis de evitar o contágio pelo COVID-19.

Não ficar atento a essas recomendações o fará mais vulnerável. Por isso, inclua na sua lista de afazeres as dicas que citamos aqui para evitar maiores riscos.

Gostou de conhecer essas dicas de higienização do veículo contra coronavírus? Compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais para ajudar outras pessoas!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.