Saiba quais são os principais tipos de carros e seus cuidados necessários

4 minutos para ler

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, o que faz com que o mercado tenha que se adaptar a essa realidade. Se antes os novos modelos de carro chegavam ao país com alguns anos de atraso em relação a grande parte do mundo, atualmente a espera é de alguns meses.

Atualmente, os vários tipos de carros disponíveis contemplam a todos os gostos, necessidades e bolsos.

A distinção entre as categorias é feita principalmente pelo desenho da carroceria, já que modelos de diferentes segmentos por vezes compartilham da mesma plataforma. O nível de sofisticação e acessórios também pode ser determinante para atestar a qual categoria, de fato, pertence determinado modelo.

No post de hoje mostraremos os principais tipos e quais os cuidados que o proprietário deve ter com cada um deles. Confira!

SUVs

Os utilitários esportivos são robustos e, em regra, bem equipados. Oferecem conforto e modernos itens de segurança. Agradam também pela posição de dirigir que, por ser superior, oferece boa visibilidade sobre o trajeto, aumentando a sensação de segurança para quem dirige.

Na última década tornou-se um dos tipos de carros preferidos para famílias, ofuscando as clássicas peruas (Station Wagon), que detinham tal predileção em um passado não tão distante.

Sedãs

É a categoria mais disputada do mercado, o que gera uma eterna corrida entre as marcas para conquistar a confiança e a preferência do público. A carroceria estendida oferece bom espaço no porta-malas e também boa aerodinâmica.

renovar a CNHSão extremamente confortáveis, contam com motorização geralmente acima das 2.000 cilindradas e, apesar de caros, o custo de manutenção é acessível.

Para contemplar um público ainda maior, as montadoras também investem na subcategoria de sedãs compactos, que busca oferecer benefícios similares por preço inferior. Tal barateamento quase sempre representa um número menor de itens de segurança e conforto, além de motores menos potentes.

Hatchs

Primeiro carro de muita gente, se destaca nos centros urbanos por ser compacto e fácil de estacionar. Todavia, é justamente seu tamanho que cria algumas limitações para a categoria, como a baixa capacidade de carga, que dificulta seu uso em viagens com três ou mais passageiros.

Por possuir uma carroceria curta e, portanto, mais leve, alguns hatchs apresentam bom desempenho mesmo com motores 1.0, que equipam os modelos de entrada de diversas marcas.

O desenho que quase sempre conta com traços esportivos atrai principalmente o público jovem que, por ser solteiro ou ainda não ter filho, é bem atendido mesmo com o espaço diminuto.

Crossover

Criação brasileira do final dos anos 90, à época consistia em uma “maquiagem” sobre modelos já consolidados no mercado brasileiro, que ganhavam acessórios para apresentar estilo mais aventureiro. 

A categoria cresceu e se profissionalizou sob influência de diversos tipos de carros, resultando em um estilo que parece uma mistura de vários segmentos. A carroceria em regra apresenta considerável robustez e estilo que lembra bastante os SUV’s, apesar das dimensões estarem mais próximas às dos hatchs. 

Com preço intermediário, é uma boa opção para quem alterna o uso na estrada e na cidade, além de encarar com tranquilidade trajetos off-road.

Independentemente da categoria, forma de uso e das tecnologias de segurança embarcadas, por serem bens duráveis e de elevado valor, é recomendável que qualquer modelo possua seguro, para salvaguardar o proprietário contra eventuais sinistros, como furto, roubo ou mesmo acidentes de trânsito.

Agora que você sabe um pouco mais sobre os tipos de carros, aproveite e curta nossa página no Facebook para receber outros conteúdos como este em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.