Tipos de Seguro Moto

7 minutos para ler

Conheça os tipos de seguro moto e faça a escolha certa de acordo com suas necessidades.

O seguro moto é um serviço de proteção para a sua moto. Por meio de um contrato com uma companhia de seguros, você paga uma determinada quantia de acordo com o tipo de cobertura desejada e, caso a moto seja roubada/furtada ou sofra algum dano que seja coberto pela apólice do seguro, você obterá uma compensação proporcional. 

Descubra quais são os tipos de coberturas de seguros!

O objetivo do seguro é fazer com que você e os terceiros envolvidos em um sinistro tenham cobertura para qualquer reparação. No entanto, é preciso conhecer os tipos de seguro moto para você escolher o que melhor atenda às suas necessidades.

Elaboramos este conteúdo para você tirar suas dúvidas e trafegar seguro e tranquilo por aí.
Navegue pelo artigo:

  • Por que ter um Seguro Moto;
  • Benefícios do seguro de moto;
  • Tipos de seguros de moto;
  • Dicas para realizar uma cotação de seguro eficiente;
  • Vantagens na contratação de um seguro com a Caiuás.

Por que ter um Seguro Moto?

Como já mencionamos, a Rede Lucy Montoro, ligada ao Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e uma das referências na reabilitação de vítimas de trânsito, apurou que, em 2021, praticamente 6 em cada 10 acidentados eram motociclistas, um número bem maior do que o de 2019, antes da pandemia. A maioria das vítimas era homens jovens com idades entre 18 e 30 anos.

Já, quando o assunto é roubo e furto, um estudo divulgado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e realizado pela Fecap e pela empresa de rastreamento Tracker, com base em boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, aponta que, em 2021, a quantidade de motos furtadas no Estado de São Paulo chegou a 20.532, sendo que, em 2019, esse número foi de 20.439.

Esses dados já são motivos para você não ter dúvidas sobre a importância do seguro de moto, certo? Então confira alguns dos principais benefícios do seguro de moto.

Benefícios do seguro de moto

Minimiza prejuízos

O seguro de moto minimiza as perdas diretas relacionadas a acidentes, problemas de funcionamento, roubo ou furto. Ele irá cobrir as principais despesas relacionadas à reparação e ao transporte do(s) veículo(s) acidentado(s).

Seguro de moto: o guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto

Evita custos altos e repentinos

Com um bom seguro de moto, é possível evitar o desequilíbrio nas finanças em caso de acidente, roubo ou furto da moto.

Garante a reposição da moto em caso de perda total.

Em caso de acidente que tenha como resultado a perda total ou roubo/furto, quando a moto não é localizada, você receberá recursos para adquirir uma moto nova.

Está vendo como ter um seguro moto é uma ótima ideia? Mas antes de sair por aí fazendo cotações, conheça os tipos de seguro moto.

Tipos de seguros de moto

Assim como o seguro para carros, que conta com diversos tipos de proteção e coberturas, o seguro para motos também tem grande diversidade.

A seguir, você conhece os três tipos básicos de seguro moto:

Seguro de moto compreensivo

Este seguro, é popularmente conhecido como seguro completo (ou total), pelo fato de oferecer uma proteção integral e abrangente, reunindo na mesma apólice, as seguintes coberturas do seguro moto:

  • Roubo/Furto;
  • Colisão e queda;
  • Danos aos faróis, lanternas e retrovisores da motocicleta;
  • Incêndio;
  • Danos a terceiros;
  • Desastres naturais;
  • Alagamentos.

Ele cobre danos parciais e totais, conforme descrito na apólice. Assim, se o condutor se envolver num acidente, a seguradora pagará o conserto.

Perda parcial: nestes casos, há cobrança de franquia. Isso significa que o segurado irá desembolsar um valor mínimo e a empresa pagará o restante. Esse valor desembolsado pela seguradora pode ser usado para reparar a moto em uma oficina credenciada.

● Perda total: ocorrendo perda total, não há cobrança de franquia e o contratante recebe um valor indenizatório.

No mais, o segurado conta com assistência 24 horas nos seguintes casos:

● Chaveiro: em caso de impossibilidade, perda ou outro problema com a chave do veículo, um chaveiro será enviado para ajudá-lo.

● Caso o pneu furar, um prestador irá até o local e providenciará o reboque da motocicleta para a oficina mais próxima da região.

● ​Em caso de roubo ou furto do veículo, será providenciado o transporte do motorista e do passageiro até o local de escolha do cliente.

Para saber mais, confira nosso artigo: as coberturas do seguro moto — O que você precisa saber antes de assinar o contrato.

Seguro de moto não compreensivo

Este seguro é vulgarmente conhecido como seguro roubo e furto. Desta forma, se você optar pelo seguro não compreensivo, saiba que a cobertura contará apenas com proteções específicas, sendo as mais comuns: contra roubo, furto e perda total da moto.

Como a abrangência dessa cobertura é menor, uma vez que ela é voltada para motociclistas que desejam proteção pontual, seu preço costuma ser mais baixo que o do seguro compreensivo, com descontos de até 80% em relação a uma cobertura completa.

A cobertura acontece quando há danos totais, ou seja, em momentos em que o veículo sofre danos maiores que 75% ou é roubado ou furtado. Nesses casos, o pagamento da indenização é feito de acordo com o percentual contratado da tabela FIPE.

Além disso, não há ocorrência de franquia, pois as coberturas para danos parciais não existem aqui.

No entanto, esse seguro pode incluir assistência 24 horas na apólice e o segurado poderá contar com pequenos serviços de assistência e suporte, como chaveiro e reboque.

Assim, em resumo temos:

Dicas para realizar uma cotação de seguro eficiente

Agora que você já sabe quais são os tipos de seguro moto, você pode partir para a próxima etapa: fazer uma cotação de seguro moto. Para isso, vale seguir as dicas abaixo: 

● Identifique quais são as seguradoras que oferecem o seguro desejado.

● Pesquise seguradoras e corretoras confiáveis, analisando seus registros na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), pedindo indicações de amigos e familiares e verificando a reputação das empresas na internet.

● Estude os itens essenciais do contrato, tais como: a franquia, quais são as coberturas, assistências, etc.

● Analise os fatores de risco (modelo, a marca e o ano de fabricação da moto, frequência de uso e até mesmo o local da sua residência), que podem encarecer o contrato.

● Leia com atenção o contrato e seus termos para entender o que é coberto pelo seguro e em quais situações você pode acioná-lo.

Vantagens na contratação de um seguro com a Caiuás

Se tudo isso parece complicado demais, conheça a Caiuás Corretora de Seguros, uma empresa do Grupo Caiuás.

Oferecemos uma estrutura completa, com profissionais especializados em encontrar as melhores soluções para proteger o seu patrimônio. ​Além de oferecer grande diversidade de produtos, a Caiuás Seguros trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade, variedade e, consequentemente, oferecendo sempre as melhores cotações.

Conte com o apoio de quem realmente entende de seguros e descubra quais são os tipos de coberturas de seguros.

Agora que você já sabe quais são os tipos de seguro moto, você pode partir para a próxima etapa: fazer uma cotação de seguro moto.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.