Como é calculado o valor do seguro moto

7 minutos para ler

Confira como é calculado o valor do seguro moto e o que é considerado nesse cálculo.

Já te mostramos aqui no blog como cotar e contratar um seguro moto, certo?

Mostramos também, o guia completo do que você precisa saber antes de contratar um seguro para a sua moto. Pois vamos agora te mostrar como é calculado o valor do seguro moto. Vamos lá?

O seguro moto

Existem diversos motivos para fazer um seguro para motos, principalmente que, quem utiliza esse meio de transporte entende muito bem os riscos enfrentados diariamente no trânsito. Batidas e assaltos, por exemplo, podem gerar sérios danos a quem conduz um veículo de duas rodas, bem como a terceiros.

Diante desses perigos, a melhor alternativa para trafegar com tranquilidade é contratar um seguro moto. Afinal, por meio dele, quem usa a moto todos os dias, como ferramenta de trabalho ou não, pode se sentir mais seguro. 

Atualmente, existem muitas corretoras, preços, regras e coberturas para cada apólice, e é importante realizar uma boa cotação, ou seja, um orçamento, para fazer a contratação do melhor seguro moto de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

O cálculo do valor do seguro moto

Por falar em cotação, é interessante saber que o valor do seguro moto é calculado de acordo com o seu índice de sinistralidade.

Ou seja, ao cotar o seguro moto, a seguradora irá elaborar um questionário para avaliar alguns fatores de risco e, assim, analisar a possibilidade que a moto tem de ser roubada ou sofrer algum tipo de acidente. 

A partir das informações coletadas por meio desse questionário, a seguradora faz a projeção de quanto terá de pagar de indenização e, em cima disso, define quanto vai cobrar do segurado.

A seguradora ajusta o preço conforme o perfil de cada cliente. Por isso, é importante que você forneça informações verdadeiras, sob pena de acabar não recebendo o seguro caso precise acionar a seguradora.

No mais, é importante destacar que as seguradoras costumam considerar os mesmos aspectos para a cotação do seguro. Porém, cada uma dá maior ou menor grau de importância a determinados fatores.

Assim, o seguro moto pode ter valores bem diferentes em seguradoras que trabalham com regras variadas.

O que é avaliado na hora do cálculo do valor do seguro moto

Na hora de calcular o valor do seguro moto, serão avaliados os seguintes pontos: 

1. Modelo da moto

Este é um dos primeiros aspectos considerados para o cálculo de um seguro. E, ao contrário do que muita gente pensa, a característica mais importante não é o preço da moto, mas sim o índice de roubo daquele modelo.

Quanto maior esse índice, maior o custo (prêmio) do seguro.

Motos mais antigas costumam ter o seguro mais caro, uma vez que estão mais sujeitas a sinistros mecânicos e elétricos, bem como devido ao fato de ser difícil encontrar peças de reposição para esses modelos. 

2. Local de residência

Quando a região onde reside o cliente é considerada de alto risco, para roubos e acidentes, o preço do seguro moto sobe.

3. Local de tráfego

O local de tráfego habitual da moto também é considerado na hora de definir o preço da proteção na cotação do seguro moto e a regra é: quanto maior o risco da região, maior o custo da proteção.

4. Local de estacionamento do veículo

Uma motocicleta que permanece em estacionamento fechado tem seguro mais barato do que aquela que fica estacionada na rua, que tem mais chances de sofrer roubo, furto, colisão e outros sinistros.

5. Perfil do motorista

Esse é um dos pontos mais importantes da cotação do seguro, já que a partir do perfil do motorista da moto é possível verificar a possibilidade de acontecer algum problema e ser necessário o pagamento da indenização.

Quanto mais velho e quanto maior o tempo de habilitação do motorista, menor pode ser o seu seguro. Indivíduos casados também pagam menos pela proteção, assim como as mulheres. 

Isso porque as seguradoras consideram estes motoristas mais prudentes.

Uma ressalva: todas as pessoas que, eventualmente, possam guiar a moto, devem ser listadas na apólice.

6. Histórico de sinistros

Também há o histórico de ocorrências de condutor avaliado na cotação de seguro. Quando ele já se envolveu em sinistros, é considerado de risco para novos acontecimentos.

Logo, a proteção da sua moto terá um custo mais alto.

7. Uso da moto

De modo geral, quanto mais a moto for usada, maior o custo do seu seguro moto.

Por isso, uma moto utilizada como ferramenta de trabalho, como no caso dos entregadores, tem proteção mais cara do que uma moto usada apenas para passeio.  

8. Franquia escolhida

Ao contratar um seguro, o consumidor pode escolher o valor da franquia e, quanto mais alto for o seu valor, menor será o preço do seguro. 

A franquia da moto é a participação máxima (em dinheiro) que você terá que pagar em caso de acidente para conserta-la. Ou seja, o valor total que você gastará na oficina. 

Importante: ela só é cobrada quando o valor para o reparo corresponde a, no máximo, 75% do valor da moto. Quando essa porcentagem é ultrapassada, diz-se que houve perda total e o segurado recebe uma indenização integral, para a compra de uma nova moto.

9. Coberturas do seguro moto

As mais diversas coberturas estão disponíveis no mercado de seguro moto. Normalmente, as empresas protegem as motos contra roubo e furto, incêndio, colisão e queda.

Além destes, é possível contratar adicionais. Porém, quanto maior o número de coberturas, mais caro costuma ser o seguro. Confira os principais os tipos de seguro moto e escolha o que melhor atender as suas necessidades.

10. Extras de segurança existentes na moto

Alguns dispositivos de segurança instalados na moto também podem alterar o valor do seguro moto. 

Os valores caem, por exemplo, quando a moto possui rastreador, bloqueador ou alarme. 

11. Acessórios na moto

Acessórios instalados na moto também podem afetar o custo do seguro moto, deixando-o mais caro. 

12. Alterações na moto

Uma série de alterações na moto pode provocar mudanças no modo como é calculado o seguro. 

Essas mudanças costumam afetar o valor de mercado da moto e até mesmo suas características técnicas. 

Há muitas seguradoras que nem mesmo seguram motos que passam por alterações.

Vantagens na contratação de um seguro com a Caiuás

Agora que você já sabe mais sobre como é feito o cálculo do valor do seguro moto, conheça a Caiuás Corretora de Seguros, uma empresa do Grupo Caiuás.

Oferecemos uma estrutura completa, com profissionais especializados em encontrar as melhores soluções para proteger o seu patrimônio.

Além de oferecer grande diversidade de produtos, a Caiuás Seguros trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade, variedade e, consequentemente, oferecendo sempre as melhores cotações.

Conte com o apoio de quem realmente entende de seguro moto!

Faça uma cotação conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.