Insulfilm no carro: entenda o que a legislação diz sobre o assunto

4 minutos para ler

Os motoristas estão sempre em busca de medidas de segurança para tornar os trajetos mais tranquilos. Uma delas é escurecer os vidros do carro. No entanto, isso requer alguns cuidados para que o condutor cumpra as regras da legislação.

O recurso mais utilizado é o insulfilm no carro. Entretanto, de acordo com a lei, existem regras que devem ser seguidas para que não ocorram multas. O motorista deve ficar atento quanto à percentagem de visibilidade permitida.

O condutor que for pego com os vidros muito escuros, pode ser multado e ainda obrigado a remover a película.

Vamos saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é insulfilm e qual sua importância?

O insulfilm no carro é um recurso muito conhecido e bem popular nos automóveis, visto que muitos já saem das concessionárias com esse item instalado a pedido de seus proprietários. Trata-se de uma proteção contra a claridade instalada em todos os vidros do carro.

Contudo, essa proteção não se limita à segurança, coibindo furtos e roubos. Ela vai mais além, como reter a incidência de raios ultravioleta e baixar a temperatura no interior do veículo — o que torna os trajetos mais confortáveis.

Muitos proprietários instalam insulfilm puramente por estética, visto que faz um contraste com o restante do carro, principalmente em automóveis de cores claras.

Existe outra finalidade presente em alguns tipos de películas que é reter o vidro, evitando estilhaçar em casos de colisão.

A questão é que nem todo insulfilm é permitido por lei. Muitos motoristas escurecem demais seus veículos, utilizando o G20 ou o G5, que são proibidos.

O que diz a lei e quais são os riscos de não seguir a lei?

Apesar de muitos condutores acharem que é proibido por lei usar insulfilm no para-brisa, não é bem assim que ocorre. Segundo o CONTRAN, é permitido, porém com uma transparência mínima indispensável à dirigibilidade do veículo, que é de 70% no para-brisa e vidros laterais dianteiros, e no restante do carro pode ser de 28%.

O artigo 230 XVI do CTB diz que os veículos não podem circular com os vidros total ou parcialmente cobertos de acordo com os limites especificados. Tal infração é considerada grave, com multa no valor de R$195,00 e retenção do veículo.

No entanto, ainda conforme a lei, se o veículo puder ser regularizado no local, não há necessidade de ser retido. Para isso, o motorista deverá remover a película dos vidros para que o carro seja liberado.

Quanto custa a instalação de insulfilm no carro?

O valor do insulfilm pode variar de um fornecedor para outro. Em média, encontramos a instalação desse item no carro por cerca de R$500,00 no estado de São Paulo.

cote seguro auto pelo whatsapp

Quais os tipos de insulfilm para carro?

Existe uma variedade de películas no mercado. Conheça as mais conhecidas!

Insulfilm básico

O tipo mais conhecido é o tipo básico. Ele é formado por uma película pouco espessa, com um nível de transparência que varia entre 5% e 35%.

Insulfilm avançado

Conta com uma tecnologia mais moderna, que garante uma película mais espessa e tem como diferencial o controle da temperatura interna do veículo. Isso se dá devido à proteção contra os raios ultravioleta, que além de causarem doenças podem comprometer as partes plásticas no interior do veículo. Sua transparência varia de 5% a 50%.

Insulfilm de segurança (semi blindado)

Semelhante ao modelo básico, esse insulfilm tem uma transparência que varia de 5% a 35%, no entanto se diferencia por ser um pouco mais espessa, sendo mais resistente contra arranhões e rasgos. Apesar de resistente, esse tipo não funciona como blindagem.

Insulfilm de para-brisas

Pelo fato de precisar de pelo menos 75% de transparência, essa película conta com uma tecnologia que protege contra raios solares e ainda mantém uma temperatura interna agradável.

Como você conferiu neste conteúdo, insulfilm no carro pode ser uma excelente ideia. Porém, é importante adquiri-lo em um local com boas referências, bem-visto no mercado e, principalmente, que venda produtos em conformidade com a lei.

O que achou do post? Comente, vamos gostar de saber sua opinião!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.