Entenda como funciona o carro reserva e quando você tem direito

4 minutos para ler

Nós, da Caiuás Seguros, sabemos qual é a verdadeira importância do carro na sua vida e qual é o impacto que a presença dele causa na sua rotina. A verdade é que o auto pode tornar diversas questões pessoais muito mais viáveis e práticas e, em momentos excepcionais, quando você corre o risco de ficar sem seu precioso veículo de locomoção, poder contar com um carro reserva faz toda diferença.

Essa possível cobertura adicional da seguradora é, realmente, muito benéfica, mas você sabe como funciona? Neste post, você pode esclarecer todas as suas principais dúvidas sobre a temática. E aí, vamos aprender mais sobre o assunto? Então, siga a leitura!    

Afinal, o que é um carro reserva no seguro auto?

O carro reserva é um carro cedido ou “emprestado” pela seguradora ao segurado. Esse veículo é geralmente alugado e pode ser utilizado por um período determinado de tempo em momentos excepcionais, quando o segurado fica sem carro. 

Ou seja, essa facilidade serve para garantir menor impacto na rotina, menos gastos e a manutenção da autonomia da mobilidade da família prejudicada. É claro, porém, que existem algumas regras em função da disponibilidade deste automóvel sobressalente.     

Quem tem direito ao carro reserva? 

Para acessar essa funcionalidade da seguradora, é necessário que você faça uma solicitação prévia. Ou seja, só é possível acessar esse carro se, antes do imprevisto acontecer, você já tiver contratado a função. Geralmente, esse serviço pode ser adquirido no momento da contratação do seguro de veículo. 

Caso esse seja o seu caso, veja a seguir quais são as situações do seu carro que garantem o acesso ao carro reserva!

Em caso de perda parcial do veículo segurado

Nesses casos, o dano ocorrido ao carro deve ser de até 75% do valor do veículo segurado. Ocorrido isso, o carro danificado é levado à oficina para conserto e você acessa, sem qualquer burocracia, um carro reserva. 

Em caso de perda integral do carro segurado

Nesses casos, o dano ao carro deve ser superior aos 75% do valor do carro. Essa situação é bastante diferente do exemplo anterior, já que a posse do automóvel danificado é repassada à seguradora e o proprietário recebe uma indenização integral sobre o preço do mesmo, além do acesso ao carro reserva pelo período contratado na apólice.   

Quanto tempo posso ficar com o carro reserva?

O tempo de disponibilidade do carro reserva é de, geralmente, 7 dias. Porém, dependendo da seguradora, é possível contratar essa cobertura por 7, 15 ou 30 dias ou mesmo por tempo indeterminado (nesse último, o cliente pode ficar com o carro reserva por todo o período em que seu carro esteja sendo reparado na oficina). 

Como solicitar o carro reserva?

Considerando que você tenha contratado esse serviço e precise utilizá-lo, basta que você contate a seguradora diretamente, ou via seu corretor, e faça a solicitação. A equipe de atendimento passará a você todas as informações importantes (endereço da locadora de veículos, data para a retirada e devolução etc.).Lembrando que é necessário, para a solicitação, que você tenha um processo de sinistro aberto na seguradora, ou seja, que você esteja acionando a sua apólice de seguro por causa de uma perda parcial ou total do seu veículo. 

Pronto! Agora você conhece a funcionalidade do carro reserva! Lembre-se de que, ao acessar esse “veículo estepe” é importante que você tenha bastante cuidado na direção do veículo, a fim de devolvê-lo intacto e assim evitar outros prejuízos.    

Falando em prejuízos, acompanhe o próximo artigo do blog e veja o que fazer quando bater o carro!

cote seguro auto pelo whatsapp

Posts relacionados

Deixe um comentário