Entenda como funciona o carro reserva e quando você tem direito

4 minutos para ler

Entendemos a importância do carro na sua vida e qual é o impacto que a presença dele causa na sua rotina.

A verdade é que, o carro pode tornar diversas questões pessoais muito mais viáveis e práticas, principalmente em momentos excepcionais que você não pode ficar sem seu precioso veículo; poder contar com um carro reserva faz toda diferença.

A possível cobertura adicional de um carro da seguradora é, realmente, muito benéfica, mas você sabe como funciona?

O carro reserva no seguro gera muitas dúvidas, e vários pontos devem ser analisados no momento da contratação.

Neste post, você pode esclarecer todas as suas principais dúvidas sobre a temática. E aí, vamos aprender mais sobre o assunto? Então, siga a leitura!

Como funciona o carro reserva no seguro auto?

O carro reserva é cedido ou “emprestado” pela seguradora ao segurado. Geralmente é alugado e pode ser utilizado por um período determinado em momentos excepcionais, quando o segurado fica sem carro após um sinistro.

Ou seja, essa facilidade serve para garantir menor impacto na rotina, menos gastos e a manutenção da autonomia da mobilidade da família prejudicada. É claro, porém, que existem algumas regras em função da disponibilidade deste automóvel sobressalente.

Quem tem direito ao carro reserva?

Para acessar essa funcionalidade da seguradora, é necessário que você faça uma solicitação prévia. Ou seja, só é possível acessar esse carro se, antes do imprevisto acontecer, você já tiver contratado a função. Geralmente, esse serviço pode ser adquirido no momento da contratação do seguro de veículo.

Em caso de perda parcial do veículo segurado

Nesses casos, o dano ocorrido ao carro deve ser de até 75% do valor do veículo segurado. Ocorrido isso, o carro danificado é levado à oficina para conserto e você acessa, sem qualquer burocracia, um carro reserva.

Em caso de perda total do carro segurado

Nesses casos, o dano ao carro deve ser superior aos 75% do valor do carro. Essa situação é bastante diferente do exemplo anterior, já que a posse do automóvel danificado é repassada à seguradora e o proprietário recebe uma indenização integral sobre o valor do mesmo, além do acesso ao carro reserva pelo período contratado na apólice.

Quanto tempo posso ficar com o carro reserva?

Geralmente o tempo de disponibilidade do carro reserva é de 7 dias. Porém, dependendo da seguradora, é possível contratar essa cobertura por 7, 15 ou 30 dias, ou mesmo por tempo indeterminado (nesse último, o cliente pode ficar com o carro reserva por todo o período em que o carro esteja sendo reparado na oficina).

Como solicitar este veículo?

Considerando que você tenha contratado esse serviço e precise utilizá-lo, basta que você contate a seguradora diretamente, ou via seu corretor e realize a solicitação.

A equipe de atendimento passará a você todas as informações importantes (endereço da locadora de veículos, data para a retirada e devolução etc).

Lembrando que é necessário para a solicitação, que você tenha um processo de sinistro aberto na seguradora, ou seja, que você esteja acionando a sua apólice de seguro devido a uma perda parcial ou total do seu veículo. Saiba mais sobre os outros tipos de coberturas.

É importante ressaltar que a locadora do carro reserva podem ter as próprias regras para permitir o acesso ao carro reserva. Geralmente, exigem que o segurado seja maior de 21 anos e tenha pelo menos 2 anos de habilitação.

É possível utilizar serviços de aplicativos ao invés do carro reserva!

Essa opção já é comum na maioria das seguradoras.

A empresa pode ter parceria com aplicativos, por exemplo, Uber ou 99. É disponibilizado um crédito para a pessoa utilizar em carros parceiros da empresa.

É cobrado algum valor para usar o carro reserva?

Normalmente, não, mas, é comum as locadoras exigirem uma garantia com um cartão de crédito ou cheque caução para retirar o veículo, mesmo que o custo da locação seja assumido pela seguradora.

Pronto! Agora você conhece a funcionalidade do carro reserva! Lembre-se de que, ao acessar esse “veículo estepe” é importante que você tenha bastante cuidado na direção do veículo, a fim de devolvê-lo intacto e assim evitar outros prejuízos.

Não deixe de incluir essa cobertura no momento em que for contratar um seguro para o seu veículo! Inclusive, temos um conteúdo incrível sobre seguro de carro com tudo o que você precisa saber.

cote seguro auto pelo whatsapp

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.