Entenda as diferenças entre seguro para automóveis e proteção veicular

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A segurança de um veículo está entre as principais preocupações de seu proprietário. Por esse motivo, é fundamental que ele conheça as diferenças entre o seguro para automóveis e a proteção veicular, as duas principais alternativas para protegê-lo.

O seguro para veículos é um serviço prestado por uma empresa privada. Para garantir a segurança de seus clientes e a qualidade do serviço, essas empresas precisam lidar com uma severa regulamentação.

A proteção veicular, por sua vez, é promovida por cooperativas de proprietários, que se reúnem para financiar os serviços associados à guarda e à manutenção de seus veículos.

Um olhar desatento pode considerar que os dois serviços são iguais, mas existem diferenças fundamentais entre eles. Continue lendo e compreenda melhor as características do seguro para automóveis e da proteção veicular.

Adesão ao serviço

Para que de fato um automóvel conte com os serviços de seguro, primeiro ele precisa passar por uma inspeção minuciosa. Esse cuidado é necessário para avaliar o estado do carro, de modo que avarias e possíveis problemas são registrados.

Assim que esse processo é feito, o proprietário do carro ainda precisa esperar um curto período, até que o seguro seja liberado.

O serviço de proteção veicular pode ser considerado menos burocrático nesse sentido. Isso ocorre porque, para fazer parte dele, o único requisito é a inspeção veicular. Assim que ela é cumprida, o carro é incluído na cooperativa.

Apólice de seguro

Assim que o proprietário contrata o seguro para automóveis, ele recebe uma apólice, uma espécie de documento em que todos os direitos e deveres, tanto do segurado quanto da seguradora, são registrados.

Esse documento é emitido com a finalidade de facilitar a relação entre a empresa e o cliente, especificando de modo claro todas as características do serviço contratado.

Diferente do seguro veicular, a proteção automotiva não oferece uma apólice. Em vez dela, é assinado um contrato entre o proprietário e a cooperativa de proteção veicular. Uma vez que a linguagem pode ser um tanto complexa, é recomendável pedir a um advogado para verificar o contrato, antes de assiná-lo.

Cobertura da proteção

A cobertura básica oferecida, tanto pelo seguro para automóveis quanto pela proteção veicular, é bem parecida. Ambos os serviços costumam garantir o segurado em caso de roubo, furto, problemas com terceiros, etc.

Quando falamos de uma proteção mais profunda, para proprietários de veículos que precisam de uma cobertura maior, a proteção veicular deixa a desejar. O seguro, por sua vez, conta com diversos pacotes de cobertura estendida.

Regulamentação

O seguro para automóveis conta com uma regulamentação própria, composta por regras rigorosas, que são fiscalizadas pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Embora a proteção veicular esteja sobre a jurisdição da Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), o serviço não conta com uma regulamentação, como os seguros para carros, o que torna a opção menos confiável, quando comparada ao seguro.

Como a proteção veicular teoricamente é um serviço que deve ser prestado sem a pretensão de lucros, seu custo costuma ser menor. Esse fato, somado à menor exigência de burocracia, atrai um número considerável de proprietários de automóveis.

É importante considerar, porém, que diferente dos produtos negociados por uma seguradora, a proteção para automóveis não tem uma regulamentação única, e, uma vez que não trabalha com apólices, alguns cuidados devem ser tomados, no momento de se assinar o contrato.

A segurança jurídica, oferecida por seguradoras, é maior devido à regulamentação a qual elas estão sujeitas. Além disso, ao contratar os serviços de uma empresa da área, o proprietário do veículo pode ter acesso a uma cobertura mais ampla.

Antes de escolher qual serviço de proteção para veículo se enquadra melhor a suas necessidades, é importante que o proprietário leve cada uma dessas informações em consideração.

Esse cuidado é importante para evitar que ele sofra prejuízos, ou se decepcione com o serviço contratado.

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