Saiba agora o que considerar ao escolher um seguro para carro PCD

3 minutos para ler

Comprar veículo com isenção dos impostos ICMS e IPI é um benefício concedido às pessoas portadoras de deficiência. Porém, esse fator deve ser informado na contratação do seguro para carro PCD.

A principal diferença entre essa situação e o seguro comum é a cobertura dos custos com impostos, pois caso haja um dano de perda total ou roubo, só o seguro específico para PCD vai possibilitar a compra de um veículo nas mesmas condições do atual. Isso porque, como as isenções são concedidas a cada dois anos, o carro a ser comprado para substituir o sinistrado não contemplará os descontos referentes às isenções.

Quer saber o que mais levar em consideração no momento de contratar um seguro para carro PCD? Veja algumas dicas que certamente vão contribuir para sua decisão ao firmar contrato com uma seguradora.

Coberturas

Além das coberturas referentes aos impostos mencionadas acima, é necessário atentar para que a cobertura sobre o valor da adaptação, se for o caso, conste no contrato. Também é importante conferir se a seguradora inclui os equipamentos adaptados, também se houverem, na cobertura. Pois algumas empresas não cobrem esse itens no seguro PCD.

Tabela Fipe

A tabela Fipe é uma orientação da média de preços dos veículos no mercado, e algumas seguradoras possibilitam a contratação de 100% ou 110% da tabela. Ou seja, você pode optar por receber, em caso de indenização integral, 100% do valor do mesmo modelo do veículo ali informado ou esse valor da tabela acrescido de 10%.

Principal condutor

Você deve ter muita atenção, no momento de contratar um seguro PCD, pois nem sempre o condutor do veículo será o beneficiário. Sendo assim, as recomendações seguem as mesmas normas do seguro de automóvel sem isenção de impostos.

É necessário determinar o principal condutor, pois o seguro só é permitido ser contratado por pessoas maiores de 18 anos. Caso o beneficiário seja menor, o seguro deverá ser firmado no nome da pessoa que vai conduzir o veículo.

Seguro para PCD: caro ou barato

Muitas pessoas perguntam se o seguro para PCD é mais caro, mas essa resposta é bem relativa. Depende de cada seguradora e de como ela vai avaliar o seu automóvel para estabelecer o preço do seguro.

Os fatores que podem influenciar no valor são:

  • a quantidade de benefícios PCD com os quais o veículo foi adquirido;
  • o modelo do automóvel PCD;
  • as adaptações realizadas;
  • os equipamentos específicos inseridos para as adaptações.

Todas essas considerações são levadas em conta, além da análise de risco quanto ao índice de roubo do modelo de seu veículo e a localidade na qual se reside. Tudo isso é somado para determinar o valor final.

Algumas seguradoras já têm seguro para carros PCD, com isenção de impostos. No contrato, pode ser inserida cláusula de despesas especiais ou a opção de contratar porcentagem adicional ao valor segurado. Porém, é sempre bom contar com ajuda de profissionais especializados e de confiança, como os da Caiuás Seguros, que contam com uma diversificada cartela de seguradoras que prestam serviços de qualidade, com um ótimo preço.

Gostou do nosso post sobre o que considerar ao escolher um seguro para carro PCD? Compartilhe suas ideias conosco deixando o seu comentário.

Posts relacionados

2 thoughts on “Saiba agora o que considerar ao escolher um seguro para carro PCD

Deixe um comentário