Por que e quando eu devo calibrar os pneus?

4 minutos para ler

Assim como outros componentes de um veículo (faróis, sistema de suspensão, lanternas, freios etc.), os pneus precisam ser revisados periodicamente, incluindo, portanto, o cuidado redobrado no momento de calibrar os pneus. As dúvidas mais comuns dos condutores são: quando a calibragem deve ser feita? Por que é tão importante calibrar os pneus? Quais os riscos de não fazer esse processo no tempo certo?

A maioria das pessoas, por não ter conhecimento, não realiza o correto controle dos pneus do automóvel, o que pode trazer inúmeros problemas, gastos desnecessários e riscos ao condutor e aos passageiros.

Pensando nisso, preparamos este post para que encontre as respostas para essas questões e para ajudar você a fazer o controle adequado dos pneus do seu carro, a fim de garantir mais segurança e, claro, economizar dinheiro. Confira e boa leitura!

Por que é importante calibrar os pneus?

Os pneus com calibragem incorreta geram inúmeros problemas, sendo que um deles é o desgaste prematuro, podendo ter uma vida útil de até 8.500 quilômetros a menos. Junto a isso, conduzir um veículo com pneus muito vazios ou cheios demais aumenta o risco de acidentes, além de acrescer consideravelmente o consumo de combustível.

Outro grande problema é o gasto devido ao aumento da manutenção de vários itens do sistema de direção e de suspensão do automóvel, já que a calibragem incorreta gera estresse excessivo. Sendo assim, fazer a calibragem no tempo certo e da maneira correta é extremamente relevante para economizar dinheiro com manutenções e com combustível, assim como garantir maior segurança ao dirigir o carro.

Quando a calibragem deve ser feita?

Certamente esta é a principal dúvida dos motoristas. A ótima notícia é que é bastante simples saber a frequência ideal para fazer a calibragem dos pneus do seu veículo. Em condições de uso normal, o certo é realizar a calibragem a cada 15 dias. No entanto, faça isso, de preferência, quando os pneus estiverem frios, ou seja, tendo rodado no máximo três quilômetros logo antes da calibragem.

Porém, há algumas exceções a serem seguidas:

  • para automóveis com pouco uso durante o mês, é recomendado calibrar uma vez a cada 30 dias;
  • para automóveis que trafegam grandes distâncias durante o mês, é indicado calibrar os pneus a cada 500 quilômetros, caso aconteça antes dos 15 dias.

Outro fator importante é fazer a calibragem dos pneus sempre antes e após uma viagem longa. Afinal, a pressão dos pneus ao andar com o veículo carregado em viagens é totalmente diferente de quando o utiliza apenas para rodar na cidade.

Quais são os riscos de não fazer a calibragem?

O problema de fazer a calibragem apenas quando o condutor percebe que os pneus já estão murchos é que andar com eles baixos é extremamente perigoso, além de gerar diversos problemas financeiros.

Alguns dos problemas mais comuns são: desgaste acentuado nos pneus, ficando mais propensos a rasgar ou furar; gasto desnecessário de combustível; perda de eficiência para manter o automóvel estável no momento de fazer curvas e danos às partes mecânicas. Ou seja, problemas que podem causar acidentes graves.

Como calibrar os pneus corretamente?

O primeiro passo é saber qual é a pressão certa dos pneus do veículo. Essa informação geralmente é encontrada nos seguintes locais:

  • adesivo em uma das portas dianteiras;
  • adesivo na parte interna da tampa de combustível;
  • manual de uso e manutenção do carro logo no início ou na parte que explica sobre os pneus.

Perceba que há mais de um dado sobre a pressão correta, uma vez que varia em função do tamanho dos pneus e da carga do veículo. Vale lembrar que para saber o tamanho, basta olhar as informações no próprio pneu e comparar com o que está escrito na indicação do manual. Em seguida, é só analisar qual a pressão certa para uso com pouca carga e para quando estiver carregado e fazer a calibragem.

Bom, agora que você já sabe a importância de calibrar os pneus para reduzir gastos desnecessários com manutenção e com combustível e, claro, para garantir mais segurança, não deixe de fazer em seu veículo no tempo certo!

Gostou deste texto sobre a calibragem de pneus? Ficou alguma dúvida? Então deixe o seu comentário para que possamos ajudar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.