Melhores pneus do mercado: afinal, como escolher o meu?

4 minutos para ler

Os pneus são componentes muito relevantes para a segurança dos veículos e, por esse motivo, devem estar calibrados e em perfeitas condições para uso. Para tanto, o seu desgaste precisa ser sempre observado e o seu tempo de troca, respeitado. Mas você sabe quais são os melhores pneus do mercado e como escolher o certo?

Bom, escolher pneu não é uma tarefa muito simples. Muitas questões acabam surgindo nesse momento, afinal, embora não pareça, muitos detalhes precisam ser avaliados para que não haja arrependimentos futuros.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que você faça a escolha certa e preparamos uma lista com as melhores marcas. Continue acompanhando e aproveite!

Como os pneus influenciam o desempenho do carro?

O pneu é um componente durável. Optar pelo modelo certo garante seu conforto e sua segurança ao dirigir além de evitar o desgaste prematuro desse item tão importante do veículo.

Se escolhido de forma errada, pode ser que ele cause sérios problemas na caixa de direção, na suspensão do carro, nos terminais e em vários outros componentes, prejudicando muito a condução do automóvel e, principalmente, colocando a vida do condutor em perigo.

Quais são as dicas para escolher os melhores pneus do mercado?

Muitas vezes, o valor dos pneus acaba sendo o grande balizador das pessoas na hora de trocá-los. Claro que ele precisa ser considerado, mas há fatores relevantes que ajudam a garantir a preservação das peças do veículo, bem como conforto e segurança. Veja alguns deles!

Observe a durabilidade

Você verá uma linguagem mais técnica, mas ela será de grande ajuda na hora de conferir as especificações dos pneus. Os que compõem a categoria HT (Highway terrain) e os de passeio tendem a durar mais do que os de alto desempenho e os conhecidos como Mud Terrain (MT).

Além disso, é fundamental verificar a composição da borracha. As mais macias costumam durar menos.

Conheça os códigos de identificação

No momento de escolher o pneu, você verá vários números e letras na lateral. Não se preocupe, agora você entenderá o significado dos principais.

Medidas, tipo de construção e veículo

O primeiro conjunto de números e de letras mostra quais são as medidas, o modelo de construção e para qual tipo de veículo o pneu foi desenvolvido.

Índice de carga

Esse item indica o peso máximo que cada pneu suporta usando a calibragem ideal. É um índice que vem marcado logo depois das indicações das medidas.

Índice de velocidade

Essa informação pode ser encontrada após o índice de carga. Ela apresenta qual é a velocidade máxima que o pneu é capaz de suportar.

Treadwear

Esse número, com valores entre 60 e 700, indica a durabilidade de um pneu. Lembre-se de que quanto maior for esse valor, mais resistência o pneu tem.

Avalie a capacidade de controle na direção

A escolha da banda de rodagem do pneu assegura um maior controle do veículo. Pneus que têm treadwear mais baixo apresentam melhor aderência, assim como os que têm uma largura maior, que, sem dúvidas, conferem um controle mais eficaz do automóvel.

Quais são as melhores marcas do mercado?

Quer saber quais são as melhores marcas de pneus do mercado? Então conheça essa lista das preferidas de acordo com o ranking de vendas.

Michelin

Uma marca mundialmente conhecida por fabricar pneus que apresentam pouca resistência na estrada, o que resulta em economia de combustível.

Pirelli

Os pneus dessa marca tão conhecida garantem um alto desempenho dos veículos, proporcionando mais conforto na condução.

Goodyear

A marca americana Goodyear tem mais de 115 anos no mercado e é mundialmente conhecida pela fabricação de pneus para carga pesada.

Continental

Por último, há a Continental, uma marca renomada por produzir pneus de maior qualidade para serem usados em estrada molhada ou seca.

Agora que você já conhece os melhores pneus do mercado, saberá qual é o melhor para o seu carro. Não deixe de conferir se ele tem o selo de qualidade do Inmetro, que assegura a boa procedência de um produto.

Gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo no nosso blog? Então aproveite para ler também o artigo “Por que e quando eu devo calibrar os pneus?”.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.