5 atitudes que podem ajudar você a economizar combustível!

4 minutos para ler

Você sabia que com algumas pequenas atitudes é possível economizar combustível? Isso mesmo! Cuidar da manutenção, dirigir com cautela e ter atenção com a escolha do combustível na hora de abastecer são técnicas infalíveis que podem auxiliá-lo nesse momento.

Com a alta dos combustíveis não existe outra maneira a não ser economizar para que os custos não pesem tanto no seu bolso.

Pensando nisso desenvolvemos este post com algumas dicas que podem fazer a diferença no consumo de combustível e, assim, economizar um dinheiro a mais no fim do mês. Ficou interessado? Então acompanhe este post até o fim!

1. Pneus calibrados

Calibragem desajustada ou pneus murchos influenciam diretamente no consumo podendo ser responsáveis por 20% do seu consumo. Geralmente, a indicação de calibragem fica registrada no manual do proprietário, na porta do carro ou adesivado na tampa do tanque.

O correto é calibrar os pneus do veículo a cada 15 dias no máximo, de acordo com as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para os pneus dianteiros e traseiros e se o volume de carga do veículo estiver em excesso ou não.

2. Peso

Um veículo mais pesado precisa de mais aceleração para se movimentar, ou seja: quanto mais pesado maior o seu consumo.

Por isso, é essencial verificar no manual do proprietário o peso máximo recomendado para cada tipo de veículo definido pelas montadoras. Especialistas em auto afirmam que 40 quilos de peso excessivo podem aumentar o consumo em até 2%. Então, reavalie a utilidade dos objetos que deixa no seu veículo.

3. Troca de marcha

A velocidade certa para mudar a marcha também vem especificada no manual. Fazer a troca no momento certo faz toda a diferença em se tratando de economizar combustível. Nessa hora, o que deve ser levando em consideração é o torque do automóvel.

Por exemplo, um veículo a 40km/h não pode andar na quinta marcha, assim como não pode estar a 100km/h na segunda marcha, pois, dessa forma, o carro ou moto está gastando mais do que o necessário.

4. Alinhamento

O veículo desalinhado extrapola o consumo de combustível. Isso porque aumenta o esforço do motor, além desgastar os pneus rapidamente.

Você pode perceber esse desequilíbrio quando o volante estiver puxando para o lado. Esse desajuste acontece com mais frequência quando o veículo cai em buracos ou encosta as suas rodas nas guias durante as manobras. Por isso, atenção na direção!

5. Abastecimento

Abastecer seu automóvel em locais desconhecidos  pode causar grandes transtornos para os motoristas e motociclistas Os fabricantes de autopeças recomendam procurar por postos de combustíveis que tenham o selo da ANP. Por mais que o preço esteja muito bom, siga essa recomendação, pois nesse caso o barato pode sair caro.

Combustíveis adulterados são altamente prejudiciais para os veículos, uma vez que afetam a leitura do sistema de injeção eletrônica, o que interfere na média de combustível. Procure observar onde motoristas de aplicativos e taxistas abastecem com regularidade. Eles costumam ter mais conhecimento sobre estabelecimentos com melhores preços e confiáveis para abastecer.

Utilizar um bom combustível para a manutenção e conservação dos carros e motos é imprescindível. Além disso, seguir essas dicas ajudará a economizar combustível diariamente, o que representará menos desembolso e dissabores.

Gostou do nosso post sobre economia de combustível? Que tal aproveitar a sua visita em nossa página e ler o artigo sobre como funciona a CNH digital e como tirá-la? Boa leitura!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.