Veja aqui dicas de como economizar combustível de motos e aproveite!

4 minutos para ler

Não é segredo para ninguém que motos são meios de transporte bem econômicos. Há quem opte por elas em detrimento de carros considerando esse fator, já que é possível percorrer as mesmas distâncias gastando muito menos. Ter uma motocicleta realmente pode fazer a diferença na situação financeira e, para quem gosta, trata-se de unir o útil ao agradável.

Mas saiba que, além dessa economia natural, existem diversas práticas capazes de reduzir ainda mais o consumo. Estar por dentro do assunto é fundamental para ter noção de como economizar combustível ao andar de moto.

Interessou-se pelo tema? Então, confira o material que preparamos com algumas dicas. Boa leitura!

Acelere e freie com moderação

Ao guiar a motocicleta, sempre busque evitar aceleradas ou freadas bruscas sem necessidade, pois esse tipo de ação faz com que seja gasto mais combustível. O ideal é acelerar de forma gradativa, para manter a eficiência do motor e amenizar o consumo.

Também vale ressaltar a importância de não puxar o acelerador freneticamente ao ligar a moto. Além de desnecessário, exceto em casos de problema na injeção, isso eleva o gasto com combustível. Ainda é interessante destacar que acelerar a moto enquanto está parado em um sinal, por exemplo, consiste em péssimo hábito para a economia.

Verifique a calibragem dos pneus

Se você é dono de moto, lembre-se dessa dica: confira a calibragem dos pneus duas vezes por mês, uma a cada 15 dias. Sempre considere a medida indicada pelo fabricante do veículo e tenha em mente que pneus murchos aumentam o atrito com o solo e forçam o motor, fazendo-o gastar mais para compensar.

Trata-se de um cuidado que pode ocasionar uma economia de até 4% de combustível. Inclua essa prática na rotina e saia no lucro!

Esqueça a “banguela”

Certamente você já ouviu falar na “banguela”, não é mesmo? Esse é um ótimo momento para desmistificá-la por completo: motos com injeção eletrônica não economizam rodando em ponto morto ou com a embreagem puxada!

Nesse sentido, caso o intuito seja diminuir o consumo, deve-se desacelerar e deixar o motor reduzir com a marcha engatada. Assim, a injeção corta o combustível e o motor garante mais economia de verdade.

Saiba a hora de trocar as marchas

Enquanto dirige, é primordial não se esquecer de técnicas básicas de economia. Manter a velocidade constante e passar de modo rápido para a segunda marcha são duas práticas bastante válidas.

Falando em troca de marcha, vale lembrar que “esticá-las” é um erro grave. É perfeitamente possível andar em marcha alta e permitir que os sensores eletrônicos enviem somente o combustível necessário para a determinada velocidade. Trata-se de um grande benefício causado pelo sistema de injeção nas motos.

Faça revisões constantes

Como qualquer outro veículo, as motocicletas exigem um tratamento minucioso, principalmente no que diz respeito a peças. Alguns componentes requerem troca frequente, portanto dê a devida relevância às revisões periódicas.

As velas de ignição são bons exemplos disso. Apesar da evolução nos últimos tempos e da maior durabilidade, vale a pena trocá-las de acordo com a sugestão do fabricante. Explicamos: a centelha da vela pode melhorar ou piorar a queima da mistura. Trata-se de um procedimento barato, mas capaz de fazer a diferença lá na frente.

Conforme observamos ao longo do artigo, saber como economizar combustível é muito importante. Mesmo assim, nem todo mundo tem conhecimento das dicas contidas neste material. São simples, concorda? Então, não deixe de colocá-las em prática! E para te ajudar desenvolvemos um artigo para você aprender a calcular: o que é mais vantajoso abastecer no álcool ou gasolina?

Gostou do conteúdo? Que tal conferir quais são os quatro cuidados essenciais na hora de contratar seguro para moto? Acesse!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.