4 cuidados essenciais na hora de contratar seguro para moto!

6 minutos para ler

O desejo de proteger itens de valor, que foram conquistados com esforço e trabalho duro, é natural. Nesse contexto, contratar seguro para moto é uma ideia interessante, capaz de gerar muitos benefícios para o proprietário do veículo.

Entre esses benefícios, podemos citar a proteção contra prejuízos ocasionados por furtos, assaltos ou acidentes, e até mesmo o apoio de um reboque, no caso de pane, fornecido pelo serviço de assistência 24 horas.

Levando em consideração essas vantagens, é fácil entender a importância do seguro e perceber como ele pode ajudar o dono de uma moto. Apesar disso, como toda a forma de negociação, essa tarefa exige que alguns cuidados sejam tomados.

Portanto, continue a leitura e conheça 4 cuidados essenciais na hora de contratar o seguro para moto!

Qual a importância de ter um seguro para moto?

Existem diversos motivos para fazer um seguro para motos, principalmente pelo fato de quem utiliza esse meio de transporte entende muito bem os riscos enfrentados todos os dias no trânsito, entre eles, batidas, assaltos, entre outros problemas que podem afetar e gerar sérios danos à quem conduz um veículo de duas rodas.

Diante desses perigos, uma alternativa interessante é realizar o seguro para motos, considerando que por meio dele é possível conquistar um pouco mais de tranquilidade para quem precisa sair todos os dias com sua moto, especialmente para quem a tem como ferramenta de trabalho, onde a necessidade de contar com um meio de proporcionar segurança é ainda maior.

Quais são os principais cuidados na hora de contratar seguro para moto?

Existem várias medidas que devem ser adotadas ao contratar o melhor seguro de moto para você e que realmente atenda às suas necessidades. Veja os principais a seguir!

1. Conte com a ajuda de um corretor de seguros

Na hora de contratar um serviço, para garantir que ele seja bem-feito, plenamente capaz de atender às expectativas de seu contratante, é importante que ele procure por profissionais especializados em realizá-lo. Contratar seguro para moto não é diferente.

Um corretor de seguros de confiança é capaz de prestar orientações precisas para o proprietário da moto. Com base nessas informações, é mais fácil optar pela seguradora mais adequada e escolher uma cobertura que, de fato, atenda suas necessidades.

Outro benefício de contar com o apoio de um corretor de seguros é que o profissional sabe exatamente todos os procedimentos e documentações exigidas para requisitar a cobertura do seguro, quando ela se fizer necessária, o que agiliza o processo.

2. Escolha uma cobertura adequada à sua situação

A variedade de seguros para motos é grande, por isso, como foi citado no tópico anterior, o auxílio de um corretor de seguros pode fazer com que a decisão se torne mais simples. Existe, por exemplo, a cobertura compreensiva. Ela abrange roubos, furtos, possíveis incêndios, colisões e até danos infligidos a terceiros.

Outra modalidade de cobertura é a parcial, onde o contratante define as situações cobertas pelo seguro. Antes de optar por ela, porém, o proprietário da moto deve fazer uma análise profunda sobre as situações a que está sujeito quando utiliza o veículo. Isso porque, caso ocorra algum evento não coberto pelo seguro, ele não poderá solicitá-lo.

Quando falamos a respeito de coberturas de seguro, é interessante também que o contratante opte por uma que lhe ofereça assistência 24 horas. Muito útil quando o veículo apresenta problemas, ela oferece até serviços de chaveiro e de reboque, para os casos de emergência

3. Avalie a franquia

Para evitar um mau uso do seguro, no qual os contratantes podem colocar a segurança do bem, e a sua própria, em risco por conta da cobertura, foi implementada a franquia. Na prática, ela funciona como uma quantia, previamente estabelecida, com a qual o segurado precisa contribuir, em caso de sinistro.

Antes de assinar o contrato com a seguradora, o proprietário da moto deve avaliar em quais tipos de franquia o seguro moto cobre.

Normalmente, ela é exigida em caso de reparos para o veículo, próprio ou até de terceiros, quando a opção é coberta pelo seguro.

4. Escolha uma seguradora confiável

Por fim, o contratante precisa fazer uma pesquisa a respeito das diversas seguradoras disponíveis para encontrar aquela que ofereça o melhor custo-benefício. Para que essa tarefa seja cumprida com sucesso, é necessário que o proprietário da moto considere mais que apenas o preço do seguro e busque por instituições sólidas, conhecidas no mercado.

Uma atitude importante é verificar se a empresa, que fornece o seguro, está registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), órgão que fiscaliza as seguradoras no Brasil.

Quais são as coberturas proporcionadas pelo seguro de motos?

A cobertura do seguro de motos é bem semelhante à obtida na contratação do seguro de automóveis. Entre as principais coberturas adquiridas na contratação do serviço estão:

  • incêndio;
  • furto;
  • roubo;
  • colisão;
  • acidentes pessoais de passageiros;
  • responsabilidade civil.

No entanto, existem outros tipos de coberturas que podem ser adquiridas de forma adicional, por exemplo:

  • para equipamentos e acessórios, como lanternas, faróis, retrovisores, além do reembolso de gastos com itens de segurança, por exemplo, luvas e capacetes;
  • danos morais, onde é realizada a restituição do valor pago referente a danos morais nos casos de danos provocados a terceiros;
  • cobertura de assistência 24 horas, na qual o seguro disponibiliza assistência à moto do segurado em situações de pane mecânica, acidente, troca de pneus, entre outros.

Quais são os benefícios obtidos ao contratar seguro para moto?

Vários podem ser os benefícios alcançados com a contratação de um seguro para motos, entre os principais podemos apontar:

  • aumento da tranquilidade ao sair com o veículo de casa;
  • proteção contra riscos pessoais e a terceiros, como outros condutores, pedestres e demais;
  • sem o seguro, um acidente pode ser muito mais oneroso do que se imagina, é esse tipo de serviço vai proporcionar uma garantia para o conserto e cobertura de outros danos, o que é muito importante quando a moto é utilizada para o exercício das atividades laborais;
  • redução da insegurança, tendo em vista que ao contar com uma seguradora de confiança o condutor tem a certeza que será bem auxiliado nos mais variados tipos de imprevistos etc.

Conseguiu entender quais são os cuidados essenciais na hora de contratar seguro para moto?

Para garantir que o serviço contratado consiga atender todas as suas necessidades, é importante ter em mente que existem várias seguradoras disponíveis no mercado, por este motivo, o ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado para identificar aquela que consegue atender tudo o que você busca para se manter tranquilo e seguro.

Agora que você sabe quais cuidados tomar no momento de contratar seguro para moto. Entre em contato conosco! Nossos colaboradores estão preparados para prestar auxílio e orientações para a tomada dessa importante decisão!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.