Tudo o que você precisa saber sobre seguro contra desastres naturais

5 minutos para ler

Acidentes causados por ações da natureza são cada vez mais frequentes na região de Sorocaba. Os mais comuns são referentes aos ventos e chuvas fortes. Dentre os principais estragos, enchentes, destelhamento, queda de árvores, muros derrubados e desmoronamentos podem provocar muitas dores de cabeça aos proprietários de imóveis e seus moradores. Mas calma! Contratar um seguro residencial pode garantir o resguardo da propriedade, assim como de seus itens. Conheça mais sobre o seguro contra desastres naturais abaixo.

Neste artigo você vai saber:

Como o seguro residencial pode ajudar?

Não tem como prever quando um vendaval, chuva ou granizo vão ocasionar em algum sinistro, como destelhamento e vidros quebrados, mas é possível, sim, prevenir que esses infortúnios virem gastos enormes no bolso.

Abaixo, listamos as coberturas mais comuns dos seguros contra desastres naturais e que podem ser personalizadas na apólice, conforme a necessidade do cliente e o valor disposto a pagar. Confira:

  • Vendaval e granizo
    Esse tipo de desastre natural pode acarretar em danos como destelhamentos, vidros, portas, janelas e outras estruturas quebradas, além de uma árvore ou poste cair na propriedade, por conta desses eventos, também.

Não é comum no Brasil, mas em caso de danos à propriedade por conta de tornados, furacões ou ciclones, também há cobertura.

  • Inundações e alagamentos
    Em épocas de tempestades, uma das grandes preocupações pode ser a ocorrência de alagamentos e inundações dentro de casa.
    Por isso, os seguros contra desastres naturais também preveem a cobertura diante de sinistros ocorridos devido ao avanço de água nas residências.
  • Desmoronamentos
    Também é comum que em época de fortes chuvas ocorram desmoronamentos em algumas regiões. A apólice também pode garantir indenização aos segurados contra esse tipo de sinistro.
  • Tremores de terra
    Não é comum em nosso país, porém já ocorreram casos de abalos sísmicos em alguma parte do globo que impactou em tremores em regiões do Brasil.


Nesses casos, se algum prejuízo for feito na propriedade segurada, acontece também a indenização ao proprietário.

Além dessas coberturas, a operadora também pode oferecer assistência 24 horas, com mão de obra gratuita, para realizar reparos elétricos, hidráulicos e em eletrodomésticos. Saiba mais aqui.

Após acionada, a seguradora pode realizar o pagamento da indenização em até 30 dias.

Todo seguro residencial cobre desastres naturais?

É muito comum que ao contratar o seguro de um automóvel ou de serviços financeiros, seja oferecido também o seguro residencial. Os clientes que adquirem a apólice nesses casos, geralmente, possuem apenas a cobertura básica de proteção em situações de roubos, raios, incêndios e explosões.

Assim como explicamos acima, é possível personalizar os planos escolhidos. Para isso, é necessário conversar com uma corretora para verificar o que se encaixa na necessidade e no bolso do cliente.

Nesses casos em que já foi adquirida a proteção básica, o seguro contra desastres naturais pode ser contratado como adicional, separadamente.

5 dicas para prevenir a sua casa de acidentes causados por ações da natureza

Ainda que se contrate uma boa apólice de seguro contra desastres naturais, há algumas medidas que podem ser adotadas no dia a dia, para prevenir sua casa e família de acidentes. Confira as dicas abaixo:

1- Venezianas de metal e com furos

Venta muito na sua região? As venezianas de metal com furinhos barram o vento e ajudam a proteger os vidros, já que chacoalham menos.

2- Elevação do terreno

Se você for morar ou construir próximo a rios ou lagos, considere a possibilidade de elevar o terreno, se ainda estiver em fase de obra, ou verifique se a residência a ser comprada possui esse cuidado em sua fundação, para evitar o avanço das águas em caso de enchentes e alagamentos.

3- Centralize as chaves em um ponto de fácil acesso

Pode parecer bobeira, mas na hora de uma emergência, economizar tempo procurando as chaves que você precisa, pode evitar acidentes em casa. Por isso, junte e nomeie todas as chaves importantes da casa e guarde juntas em um local de fácil acesso.

4- Números de emergência à vista

Outra medida que pode salvar em casos de necessidade, é o contato a tempo com equipes de resgate. Tenha salvo no modo de discagem rápida no celular e também anotado próximo aos telefones da casa os principais números emergenciais.

5- Assine os alertas da prefeitura da sua cidade

Não dá pra controlar as forças da natureza ou prever um sinistro, mas saber quando uma forte chuva está para cair na região com uma certa antecedência, ajuda a pensar nas próximas medidas e se proteger melhor.

Por isso, assine os boletins de alerta da prefeitura, para ficar sempre bem informado.

Gostou deste conteúdo? Então entenda em detalhes como funciona o seguro residencial.

Acompanhe o Facebook, Instagram e o blog da Caiuás, para ficar por dentro de mais artigos como esse.

Se você quer saber quais são os cuidados necessários ao renovar o seu seguro residencial, clique aqui.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.