Tipos de seguro: veja quais são e a importância de contratar um

4 minutos para ler

Devido à ampla diversidade nos tipos de seguro que encontramos no mercado, hoje, podemos preservar, garantir e cuidar de eventualidades que podem vir acontecer. Não esperamos que algo aconteça, mas estamos expostos a milhares de riscos em nosso dia a dia. Nesse sentido, com o serviço de seguro podemos proteger as pessoas, os bens materiais e nosso patrimônio de acordo com as nossas necessidades.

Portanto, se você quer entender melhor sobre os tipos de seguros, seus benefícios e ainda ter conhecimento de dicas para contratar uma seguradora, continue a leitura deste artigo até o final.

Os tipos de seguros mais contratados

Os seguros mais comuns que as pessoas buscam contratar são:

  • o seguro residencial, que visa o reembolso dos danos materiais de sua morada, seja ela casa ou apartamento;
  • seguro de vida que está vinculado com o seguro de pessoas, no qual existe indenização nos casos de funeral, acidentes pessoais, educacional, perda de trabalho, entre outros;
  • seguro de equipamentos eletrônicos, que presume a compensação do objeto que sofreu perda, dano ou roubo.

Ainda assim, temos como mais exemplos de tipos de seguro que você pode adquirir, como:

  • o seguro de automóveis que faz o ressarcimento do modelo em caso de roubo, colisão e incêndio;
  • seguro de viagem que faz cobertura em ocorrência de morte ou invalidez na viagem, acidentes pessoais, orientação no caso de perda de documentos e passagens para um familiar em casos de urgência.

No caso do seguro de eletrônicos, o contratante pagará um valor de 15% a 20% a mais sobre o valor da nota fiscal, na qual assegura a cobertura total do produto.

Já o seguro de automóveis, o seguro residencial e o seguro de viagem, tanto os preços da contratação quanto o ressarcimento variam conforme a abrangência da cobertura que o segurado queira garantir.

Para finalizar, citamos o seguro de vida, que é constituído por uma renda indenizatória para apoio financeiro dos familiares, ou em parcela única ou em renda mensal vitalícia.

Benefícios ao contratar um seguro

É fato de que não há nada melhor que conquistar um carro novo e termos a tranquilidade de que estamos protegidos financeiramente se algum imprevisto ocorrer, como uma colisão ou, até mesmo, um roubo.

Portanto a tranquilidade, a segurança financeira, o custo-benefício, a proteção e, inclusive, a saúde são benefícios que adquirimos ao contratar um seguro. Isso porque nem todas as pessoas buscam saber dos direitos que realmente que tem com o serviço, no entanto, vale ressaltar que existe um programa de saúde disponível para o cliente, no qual ele poderá ter um acompanhamento personalizado para garantir o seu bem-estar.

Dicas para contratar um seguro

É de extrema importância que o contratante certifique-se que a seguradora na qual tem interesse de fechar contrato esteja registrada na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Outro fator relevante é que um bem não pode ter mais de um seguro.

Independentemente dos diferentes tipos de seguro que você vai contratar, é sempre bom:

  • pesquisar sobre a empresa seguradora;
  • examinar se todas as suas necessidades serão atendidas;
  • tirar todas as suas dúvidas diretamente com o corretor;
  • não assinar o contrato antes de ler todas as informações, questionando em caso de dúvidas;
  • certificar-se sobre as formas de pagamento, para que não haja nenhum transtorno.

Depois de conhecer os tipos de seguro e os benefícios que cada um oferece, é hora de procurar um seguro que se encaixe no seu perfil e atenda às suas necessidades. Para isso, não esqueça de colocar as dicas do último tópico em prática.

Gostou do nosso post sobre a importância de contratar um seguro? Aproveite a sua visita em nosso blog e descubra o que um seguro com assistência residencial cobre.

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.