Teve o celular roubado? Saiba quais procedimentos fazer

Atrativos por serem de fácil revenda, o roubo de smartphones se tornou um dos crimes mais comuns do Brasil. De acordo com os dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), aproximadamente 3 aparelhos telefônicos são roubados por hora. Os dados alarmantes evidenciam: a possibilidade de um cidadão passar por isso é enorme!

Pensando nisso, decidimos reunir, neste post, tudo o que uma vítima de assalto deve fazer caso tenha o seu celular roubado. Para conferir, acompanhe a leitura!

Bloqueie o IMEI

Ao ter o aparelho telefônico roubado, o seu primeiro passo deve ser bloquear o IMEI — código numérico que identifica o modelo do smartphone. Esse procedimento é importantíssimo porque torna o aparelho inútil nas mãos do receptador ou do criminoso.

Existem 3 maneiras de se obter o IMEI, veja:

  1. caso o seu celular ainda esteja em mãos, basta abrir o aplicativo de chamadas telefônicas e digitar *#06#. Feito isso, basta aguardar o número aparecer na tela, anotá-lo e guardá-lo em um local seguro;
  2. se o smartphone não estiver mais com você, recorrer à caixa do telefone é uma boa opção. Normalmente, o IMEI vem marcado nela;
  3. jogou a caixa fora? Não tem problema. Atualmente, é possível entrar em contato com as operadoras para pedir o bloqueio do aparelho, basta informar o número da linha e aguardar a execução do processo.

Faça um boletim de ocorrência

O boletim de ocorrência (B.O.) também é essencial após o roubo, pois mostra para a polícia as áreas em que ocorrem mais furtos e que, consequentemente, precisam de mais policiamento — evitando, assim, que esses infortúnios se repitam.

Além disso, é importante destacar que o B.O. é fundamental para quem consegue recuperar o celular após bloquear o IMEI. Isso porque o boletim de ocorrência serve como comprovante de que o aparelho era realmente seu, algo imprescindível para que a operadora libere o smartphone para uso.

Vale lembrar também que, nos casos em que não ocorreu agressão física, o B.O. pode ser feito totalmente on-line, facilitando a denúncia. Confira como fazer um B.O. eletrônico:

  1. acesse o site da Secretaria de Segurança Pública do seu estado;

  2. clique no botão ‘roubo/furto/perda de objetos’ à direita;

  3. selecione ‘documentos e objetos’;

  4. informe se foi ‘perda’ ou ‘roubo/furto’;

  5. responda se você foi ameaçado ou teve medo e entregou os seus pertences;

  6. declare o local em que ocorreu o furto/roubo;

  7. inclua seus dados pessoais e finalize.

Fácil, não é mesmo? Agora não tem mais desculpas, nada de deixar para lá quando você for a vítima. 

Troque as senhas das suas redes sociais e do seu e-mail

Além do B.O. e do bloqueio de IMEI, também é importante trocar todas as suas senhas, pois quem quer que esteja com seu smartphone terá acesso a todas as suas informações pessoais, o que pode ser bem perigoso e invasivo. Fique ligado!

Apague seus dados remotamente

Para evitar que fotos vazem, por exemplo, é essencial procurar on-line o serviço ao qual seu aparelho estava vinculado — iCloud para celulares com iOS e conta Google para smartphones com Android — para apagar os dados remotamente. 

Contudo, é válido ressaltar que essas ferramentas de segurança só funcionarão se tiverem sido programadas para isso. Se não foi o caso, é bom ficar alerta para uma próxima vez e configurar tudo o quanto antes.

Contrate um seguro para equipamentos eletrônicos

Não existe nada pior do que investir dinheiro em um aparelho top de linha e ver todo o investimento ir embora com um criminoso, não é mesmo? No entanto, é possível se livrar dessa sensação com a contratação de um único serviço: seguro para equipamentos eletrônicos. Vale a pena conferir! 

Agora que você já sabe o que deve fazer ao ter o celular roubado, nós esperamos que o transtorno possa ser, ao menos, minimizado.

Gostou de saber o que você deve fazer ao ter o celular roubado? Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Então curta a nossa página no Facebook!

Sobre Caiuás Seguros

A Caiuás Corretora de Seguros conta com uma estrutura completa e equipe de profissionais especialistas em encontrar as melhores soluções para proteger você, seu patrimônio e seu bolso. Além da grande variedade de produtos, trabalha com as maiores e melhores seguradoras do mercado, garantindo flexibilidade e as melhores cotações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *