5 dicas para perder o medo de dirigir

3 minutos para ler

O medo de dirigir é mais comum do que se imagina. E, esse desafio pode ocorrer tanto com pessoas recém-habilitadas quanto com pessoas com muitos anos de habilitação. A boa notícia é que existem várias estratégias capazes de ajudar a superar esse problema, gerando mais segurança e tranquilidade para quem está atrás do volante.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para apresentar dicas úteis e que vão contribuir bastante nesse processo. Confira!

1. Realize treinos curtos

Separe um dia mais calmo para você e aproveite para pegar o veículo e dar uma volta no quarteirão. Tenha em mente que esse não é o momento para se preocupar tanto com a excelência da sua performance como motorista. Pratique essa tarefa pelos próximos dias até se sentir mais confiante e seguro.

2. Estabeleça novos desafios

Após, realizar a primeira etapa, que tal aumentar o trajeto realizado? Você pode aproveitar para dar uma volta pelo bairro e fazer esse percurso até se sentir mais seguro. Aos poucos, vai aumentando a quilometragem percorrida, além de inserir novos obstáculos, por exemplo, fazer paradas em alguns locais, como supermercado, padaria, entre outros.

3. Escolha acompanhantes que passem segurança

Busque ter como passageiros pessoas que incentivem, apoiem e ajude você a superar os seus medos. Contar com pessoas que promovam essa motivação é fundamental para o sucesso. Nesse caso, pode ser a mãe, pai, marido, esposa, amigos, entre outros. Mas, antes, tenha certeza que o acompanhante vai ajudar e não atrapalhar.

cote seguro auto pelo whatsapp

4. Faça novas aulas de direção

Uma alternativa é fazer um novo curso de direção. Para isso, existem treinamentos específicos para pessoas já habilitadas, com foco na melhora dos fatores técnicos, auxílio nas questões que contribuem para que o condutor tenha medo de dirigir, gerando mais confiança e tranquilidade.

5. Entenda os principais aspectos a serem observados ao dirigir na estrada

Dirigir na estrada não é a mesma coisa que dirigir nos bairros, tendo em vista que, por apresentar um trânsito menor, é possível alcançar uma velocidade mais elevadas. No entanto, existem alguns pontos que exigem atenção, por exemplo:

  • evite imprevistos fazendo a checagem de alguns elementos que podem apresentar defeitos durante o trajeto, por exemplo, nível do óleo e da água, quantidade de combustível no tanque, estado dos pneus, conservação das palhetas do para-brisas, setas, faróis etc.;
  • fique atento à distância mínima entre os veículos e, assim, minimizar os riscos de colisões e demais acidentes. Em dias de chuva esse cuidado deve ser redobrado;
  • deixe que as distrações como separar o dinheiro para pagar pedágio, sintonizar o rádio e demais para os passageiros. É fundamental estar atento a tua que ocorre na via, e essa medida vai garantir que tenha uma viagem segura na rodovia;
  • as ultrapassagens são feitas pela esquerda, por isso, essas faixas devem ser deixadas livres para veículos que trafegam em maior velocidade. Ao realizá-la, é necessário indicar os motoristas por meio da luz de seta.

Como pode perceber, medo de dirigir pode ser superado com algumas práticas simples. Além disso, existem muitos profissionais e recursos para ajudar na identificação do que leva a esse tipo de situação e, assim, contribuir de forma bastante positiva na superação desse desafio.

Gostou do artigo que preparamos para você? Então, aproveite a sua visita no blog para ler “Sinistro de veículo: você sabe o que é isso?” e entenda mais sobre o tema!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.