Entenda como fica a renovação de CNH na quarentena

3 minutos para ler

Renovação de CNH na quarentena: ainda é possível solicitar esse serviço? Com a pandemia do coronavírus, muitos dos estabelecimentos e repartições tiveram suas atividades suspensas e os funcionários enviados para casa para evitar a proliferação da doença.

No entanto, o que acontece quando um documento fundamental, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) expira em uma situação como essa?

Continue a leitura e descubra o que fazer neste período em que ficar em casa é fundamental!

Minha CNH venceu — e agora?

Na sexta-feira, 20 de março de 2020, o governo abriu uma exceção para o vencimento da CNH durante o período da quarentena. Segundo a norma, todas as carteiras que deixaram de ser válidas a partir de 19 de fevereiro deste ano não podem ser suspensas durante o período da quarentena.

A decisão foi tomada para evitar a aglomeração nos prédios públicos durante a pandemia. Fora desse cenário, no entanto, continua valendo a regra de que só é permitido circular com a CNH vencida por 30 dias após a sua validade.

A norma não afeta, de maneira alguma, quem teve a carteira de habilitação suspensa ou cassada antes dessas datas. Essas pessoas continuam sem o direito de dirigir, mesmo no cenário emergencial.

Por quanto tempo poderei dirigir com a carteira vencida?

Em razão da pandemia, o tempo máximo para a renovação de CNH vencida na quarentena subiu de 12 para 18 meses. Isso quer dizer que, por até esse período, o motorista ainda terá a oportunidade de renovar a CNH sem ter que fazer nenhum exame de atualização.

O que isso não significa é que você poderá dirigir por 18 meses com a CNH vencida. Caso a quarentena seja suspensa antes de se completar esse período, o condutor deve se dirigir o quanto antes ao Detran ou ao Ciretran da sua cidade para renovar o documento.

O que acontecerá se a quarentena se prolongar?

Por enquanto, ainda não é possível saber como os órgãos públicos reagirão caso a pandemia nos obrigue a estender o período de quarenta. É provável que os Departamentos de Trânsito tenham que revisar a decisão e emitir novos prazos para a validade dessa norma, a fim de que os motoristas não sejam afetados pela suspensão do atendimento ao público nas unidades.

Com a suspensão dos serviços do Detran e das Ciretrans, não há problema em dirigir com a habilitação vencida, mas isso não é motivo para o motorista se despreocupar. Fique atento às notícias para descobrir quando o Departamento de Trânsito da sua cidade volta a funcionar a fim de não se esquecer de renovar a CNH ao final da quarentena.

Os Detrans do país afirmam que, embora a renovação de carteira de habilitação esteja suspensa, há outros 116 serviços disponíveis na internet e um telefone para que os motoristas consigam realizar outros trâmites.

A renovação de CNH na quarentena, no entanto, não deve ser uma preocupação no momento. O ideal, agora, é ficar em casa, seguro, e evitar o contato com outras pessoas para não aumentar a propagação do vírus.

E aí, conseguiu tirar todas as suas dúvidas quando o assunto é renovação da CNH na quarentena? Compartilhe este artigo e ajude algum amigo que talvez esteja enfrentando a mesma dúvida!

 

Posts relacionados

16 thoughts on “Entenda como fica a renovação de CNH na quarentena

  1. POR DISPLICÊNCIA DA MINHA ESPOSA, ELA DEIXOU QUE SUA CNH ULTRAPASSASSE DO DIA DA RENOVAÇÃO. E QUANDO ELE FOI CONSULTAR JÁ HAVIA VENCIDA. COMO FAZER?

    1. Olá Antonio!
      Se a data de vencimento da CNH for posterior a 19/02/2020 não há necessidade, por ora, de renovar. A autorização para dirigir com a CNH vencida continua vigente e ainda não há data para terminar. Mas caso queira renovar mesmo assim, alguns DETRANs já voltaram a prestar esse serviço. O ideal seria dá uma consultada antes pela internet no site do DETRAN de sua região.
      Obrigado por nos acompanhar!

  2. Minha carteira venceu 30 de janeiro 2020 e não renovei ate então por não ter precisado viajar. Disto diante da pandemia e sobre o vencimento ter se dado ate 19.02.2020, indago como devo agir?
    grato

    1. Olá Carlos!
      A permissão, ainda vigente, para dirigir com a CNH vencida abrangeu apenas as com vencimentos posteriores a 19/02/2020. Como a sua venceu antes dessa data, há portante a necessidade de renovar. A maioria dos DETRANs já voltaram a prestar esse serviço, o ideal aí seria você buscar mais informações de como renovar no site do Detran do seu estado.
      Obrigado por nos acompanhar!

  3. Quem teve vencimento da carteira em 5/1/2020, e não renovou a tempo, pois não precisou dirigir e nem observou o prazo, como faz pra renovar agora?
    grata desde já

    1. Olá Maria Angélica!
      A renovação nesse caso se faz da mesma forma de antes, se inicia com um agendamento que pode ser feito presencialmente no DETRAN ou no site.
      A maioria dos DETRANs já voltaram a prestar o atendimento para renovação da CNH, mas isso tem variado de estado para estado. Aconselhamos você a acessar o site do DETRAN do seu estado e verificar primeiro essa informação.
      Obrigado por nos acompanhar!

    1. Olá Tiago!
      Não há uma data ainda.
      Quando o COTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) decidiu em março pela interrupção do prazo que o condutor tem para dirigir com a CNH vencida, avisou que era por tempo indeterminado e, até o momento, a data final não foi comunicada.
      Obrigado por nos acompanhar!

  4. Bom dia, minha C.N.H. venceu dia 04/09/2020, sou obrigado a renová-la agora?
    Muito obrigado.

    1. Olá Carlos!
      Não há obrigação de renovar agora. No começo da pandemia o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) suspendeu por tempo indeterminado todos os vencimentos posteriores a 19/02/2020 e até o momento não foi definida a data final desse período de suspensão.
      Obrigado por nos acompanhar!

  5. MINHA CNH IRÁ VENCER EM 18/11/2020. POR ENQUANTO, NÃO TEM UMA DATA LIMITE PARA RENOVAR? NO DETRAN E NO POUPA TEMPO, NÃO HÁ VAGAS PARA FAZER A RENOVAÇÃO.

    1. Olá Eduardo!
      Até o momento não foi determinada pelo governo uma data limite, a regra de que não precisa renovar segue válida.
      Obrigado por nos acompanhar!

    1. Olá Eduardo!
      Até o momento não foi determinada pelo governo uma data limite, a regra de que não precisa renovar segue válida.
      Obrigado por nos acompanhar!

  6. Baixei o aplicativo da carteira digital de trânsito, porém esta com minha CNH provisória vencida, já pedi a definitiva.
    Gostaria de saber se a carteira digital de trânsito, ira atualizar isso automaticamente?

    1. Olá Nádia!
      Ela não atualiza automaticamente. Ao receber sua nova CNH, você precisará cadastra-la no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, excluindo a vencida já cadastrada e incluindo a nova através do processo de escaneamento do código (QR code) da nova CNH.
      Obrigado por nos acompanhar!

Deixe um comentário