Carro parado na quarentena: 7 cuidados necessários

4 minutos para ler

Entre os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus, está a determinação do isolamento social, fazendo com que o máximo de pessoas evitem sair de casa. Nesse cenário, é importante que você entenda os principais cuidados ao carro parado na quarentena, já que um período muito longo pode gerar vários malefícios relacionados ao óleo, bateria, combustível, pneus, entre outros componentes.

Quer entender quais são os danos em automóveis parados e como evitá-los? Então, continue a sua leitura e veja as 7 dicas que separamos!

1. Não se esqueça de ligar o carro

O recomendado pela maioria das marcas de automóveis é que eles sejam ligados em torno de 10 minutos em um dia da semana, ou 20 minutos a cada quinze dias. Se possível, rode algumas vezes com o carro pelo quarteirão, isso inibe o desgaste de várias partes integrantes do veículo, como óleo, mangueiras, correias, entre outras.

Caso a opção seja ligá-lo na garagem, é necessário ter atenção a alguns pontos. Por exemplo, se for um condomínio ou uma área fechada, os gases que saem do escapamento podem ser prejudicais. Por isso, não ligue na mesma hora em que outros vizinhos estiverem presentes. Ainda, tente posicionar o carro o mais próximo do portão para que a fumaça possa sair.

2. Verifique os equipamentos

Ao ligar o carro parado na quarentena, deixe que ele funcione por alguns minutos com o objetivo de fazer com que a temperatura de atuação do motor seja alcançada. Durante esse processo, verifique se tudo funciona adequadamente, como limpadores do para-brisa, vidros elétricos, faróis e outros itens bastante utilizados.

3. Confira o vencimento do óleo

O óleo tem uma vida útil que pode depender do tempo de quilometragem ou de uso. Para saber o índice certo para o seu carro, o ideal é conferir no manual do proprietário.

Por exemplo, as recomendações de troca costumam ser a cada 5 quilômetros ou a cada 12 meses. Nesse caso, se o carro estiver parado durante a pandemia, sem rodar, não importa se tenha atingido apenas 4 quilômetros, se o prazo do óleo vencer nesse período, será preciso fazer a substituição no primeiro dia em que voltar a transitar com ele.

cote-seguro-auto-whatsapp

4. Deixe o nível de combustível adequado

O mais indicado é manter o ritmo habitual em relação ao abastecimento. Caso o automóvel permita o uso tanto de gasolina quanto de álcool, é interessante optar pela gasolina nos dias frios, já que ela consome menos bateria.

Já se tem o costume de usar álcool, então o ideal é rodar com o carro por alguns minutos depois de colocar a gasolina para que ele reconheça o novo produto. Evite deixar o tanque muito cheio. Desse modo, o combustível não perde de forma relevante a sua proporção.

5. Use capas de proteção

Como forma de preservar a pintura e lataria do veículo, você pode utilizar uma capa de proteção de boa qualidade. Também é preferível deixá-lo na sombra, evitando contato com sol, chuva e demais condições climáticas. É importante ainda manter o carro limpo antes de cobri-lo, pois, considerando que a maioria das capas apresentam um forro interno, o atrito com sujeiras pode gerar arranhões.

6. Tenha cuidado com o ar-condicionado

Ligue o ar-condicionado por poucos segundos para averiguar seu funcionamento. Primeiro coloque na temperatura mais baixa, para lubrificar o motor. Após, deixe mais quente, com o compressor desligado, evitando condensação nas tubulações, formação de fungos e o cheiro forte.

7. Cuide dos pneus

O correto é mantê-los no índice máximo da calibragem ou ultrapassar um pouco do apontado pelo fabricante, entre 20% a 30%. Assim, eles vão demorar mais para murchar. Além disso, tente movimentar o carro na garagem, se houver espaço, para impedir a junção de peso em uma única posição dos pneus.

Praticando essas dicas de como cuidar do carro parado na quarentena, você consegue impedir diversos problemas ao voltar a rodar com seu veículo. Porém, para evitar que algo pegue você desprevenido, reflita sobre a contratação de um seguro para garantir a integridade do automóvel nesse momento.

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais para ver novos assuntos. Estamos no Facebook e Instagram!

Posts relacionados

4 thoughts on “Carro parado na quarentena: 7 cuidados necessários

  1. Prezados senhores.

    Obrigado pelas orientações.
    As mesmas são extrema importância no atual momento que vivemos.
    No meu caso específico, saio com o carro pelo menos uma vez por semana para ir até o supermercado. Dessa maneira, acredito eu, as recomendações dos senhores estão sendo praticadas.

    Obrigado.

    Cláudio Guilherme da Rocha

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.