Motorista: 4 cuidados com o carro durante a pandemia do coronavírus

4 minutos para ler

O número de pessoas infectadas pelo Coronavírus requer muita atenção. Entre as principais medidas para evitar a disseminação do contágio, está o isolamento social. Nesse caso, a recomendação é que todos fiquem em casa. Contudo, nem sempre isso é possível, já que as pessoas precisam trabalhar, ir ao mercado, farmácias e demais atividades básicas para suprir suas necessidades.

No entanto, é preciso se proteger até mesmo dentro de um veículo, e por isso, você deve entender os principais cuidados com carro. Para ajudar no combate ao vírus, separamos 4 dicas de alguns pontos de atenção que todos os motoristas devem ter. Acompanhe!

1. Uso de máscaras de proteção

Conduzir o veículo sem utilizar a máscara de proteção dentro do carro não representa uma infração. No entanto, a obrigatoriedade vale para quando o motorista ou passageiro sair do automóvel para andar na rua e entrar em estabelecimentos. Nos casos de táxis e carros de aplicativos, motoristas e passageiros devem usar a máscara a todo o momento — caso o ocupante esteja sem a proteção, ele deve ser impedido de entrar no automóvel.

2. Higienização frequente do veículo

Entre os principais cuidado com carro também está manter o seu interior limpo, evitando o contágio não só do Coronavírus, como de bactérias, fundos e demais causadores de diversos tipos de alergias e doenças. O uso do álcool em gel é indicado, porém, trata-se de um componente que pode gerar manchas, principalmente em couros, plásticos e emborrachados. Por isso, como alternativa você pode utilizar água e sabão neutro ou produtos de limpezas adequados para automóveis.

Uma orientação sobre a limpeza é limpar as mãos e, só após, higienizar a maçaneta interna da porta, volantes e câmbio. O filtro do ar-condicionado também precisar ser limpo — para isso, realize uma verificação sempre que for trocar o óleo do motor. Caso o automóvel seja um táxi ou usado para corridas de aplicativo, o recomendável é que uma higienização seja realizada a cada quatro horas ou depois de transportar alguém que apresente alguns dos sintomas, como a tosse.

cote-seguro-auto-whatsapp

 

3. Utilização do álcool em gel para higienizar as mãos

É necessário ter sempre um frasco de álcool em gel e lenços de papel disponíveis no carro para a higiene das mãos. A cada embarque e desembarque, ofereça o produto aos passageiros, orientando sobre a importância da ação para a prevenção de todos. Além disso, evite deixar saquinhos de lixo na parte de trás do carro, evitando o descarte dos lenços sujos no veículo — o álcool também deve se usado durante o manuseio de dinheiro ou máquinas de cartão.

4. Manter os vidros abertos para a maior circulação do ar

Quanto mais ar circulando, menos são as possibilidades de contágio pelo vírus. Pensando nisso, tente sempre trafegar com os vidros abertos, com a finalidade de permitir que o vento realize a limpeza do ambiente. No entanto, em caso de lugares com baixa ventilação, o adequado é fechar as janelas.

Agora que você já sabe os principais cuidados com carro que devem ser tomados, não espere para colocar as dicas apresentadas em prática, e ajudar na luta contra a disseminação do Coronavírus. Importante ressaltar que caso seja motorista de táxi ou de carros de aplicativo, essa atenção precisa ser redobrada.

Gostou das dicas apresentadas? Então, deixe seu comentário aqui e divida sua experiência sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.