Detectores de fumaça e vazamentos de gás: 4 vantagens para a sua casa

4 minutos para ler

Os detectores de fumaça e vazamentos de gás funcionam de maneira simples. Ao perceber qualquer irregularidade no ar da sua residência, eles emitem um sinal sonoro ou outro tipo de alerta para que você consiga reagir ao problema a tempo.

Muito comuns nos Estados Unidos, eles vêm ganhando popularidade no Brasil com a verticalização das residências. É que, em apartamentos, escadas, elevadores e outros empecilhos desaceleram a resposta a exposição a esses riscos, o que faz com que os detectores de fumaça e vazamento de gás sejam ainda mais necessários.

Mas mesmo quem mora em casa pode se beneficiar desses produtos de segurança. Confira como nos tópicos abaixo!

1. Agilidade na constatação do risco

O primeiro e principal benefício dos detectores de fumaça e vazamento de gás é aumentar a habilidade de responder a tempo em caso de um vazamento. Detectores ópticos, os mais avançados do mercado, permitem um tempo de resposta muito menor no caso de risco e conseguem fazer a constatação imediata de fumaça e gases presentes no ambiente.

2. Menores danos em caso de acidentes

Um dos maiores problemas que você pode enfrentar se tiver um vazamento de gás ou princípio de incêndio em casa são os danos provocados por esses acidentes. Uma explosão pode causar problemas de saúde permanentes, desde a perda auditiva até queimaduras de segundo e terceiro graus.

Com bons detectores de fumaça e vazamento de gás, você consegue perceber que algo está errado antes de uma tragédia e pode agir para mitigar o problema, entrando em contato com os profissionais especializados nesses acidentes domésticos.

3. Baixo custo de manutenção

Você pode estar se perguntando: será que detectores de fumaça e vazamentos de gás não são um gasto desnecessário, que resultará em altos custos de manutenção?

Ao contrário do que muitos pensam, a maioria dos detectores ópticos disponíveis no mercado têm excelente custo-benefício. A única manutenção que a maioria deles exige é a troca de pilhas e baterias periódicas, para as quais o próprio dispositivo emite um alerta ou notificação.

4. Proteção das áreas de alto risco

Em toda residência há áreas que são mais propensas a incêndios e intoxicações. Por isso, elas devem ser preferidas no momento da instalação de detectores de fumaça.

Identificar corretamente as áreas de instalação é uma vantagem, pois significa que você não precisará adquirir equipamentos para todos os cômodos, o que elevaria muito o custo dessa solução.

Em geral, locais como áreas de serviço, cozinha e quartos são aqueles com maior demanda para os equipamentos. Garagens também estão sujeitas à presença elevada de gases prejudiciais à saúde, como o CO2, e devem contar com equipamento próprio.

Alguns equipamentos podem cobrir áreas maiores e identificar fumaça e gases a grandes distâncias. Fale com o vendedor para identificar se o detector de fumaça e vazamento de gás que você escolheu oferece esse tipo de cobertura.

Os detectores de fumaça e vazamento de gás são uma ótima maneira de manter a sua casa mais protegida. Contar com um seguro residencial vai fazer dessa proteção ainda mais completa.

Seguros residenciais vêm em várias modalidade e com coberturas diferentes, mas todos eles se encarregam de que você não tenha que arcar com o prejuízo no caso de imprevistos. Algumas das coberturas mais comuns são:

  • incêndios;
  • queda de raios;
  • explosão causada por gás de uso doméstico;
  • desmoronamento;
  • danos elétricos;
  • outros riscos cobertos por apólices específicas, customizadas para as suas necessidades.

Combinar os detectores de fumaça e vazamentos de gás com um bom seguro vai ajudá-lo a se sentir mais tranquilo com o que quer que aconteça. Confira, em mais um de nossos posts, 6 razões para fazer um seguro residencial!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.