Descubra como proteger seus bancos automotivos e deixá-los impecáveis

4 minutos para ler

Quando pensamos nos itens mais utilizados em um veículo, os bancos automotivos se destacam, e isso pode ser explicado pelo fato de ser praticamente impossível se locomover em um carro sem utilizá-los. No entanto, por desempenharem esse trabalho constantemente, tendem a se desgastar naturalmente e sofrer com o acúmulo de manchas, sujeiras e até odores.

Apesar disso, é possível evitar esses problemas com alguns cuidados. Ao aplicar práticas simples como fazer uso de uma capa protetora e garantir a limpeza diária, você consegue aumentar de forma significativa a durabilidade do banco do seu carro.

Gostaria de saber como proteger seus bancos automotivos e deixá-los impecáveis? Então, continue a leitura!

Proteja os bancos com capas automotivas

A causa dos desgastes sofridos pelos bancos automotivos são o uso e o contato constante e direto com o corpo humano. Porém, ao utilizar uma capa automotiva como proteção, esse contato é reduzido, o que mantém sua integridade por um período mais longo.

Esse uso também serve para proteger dos danos causados pelos itens colocados sobre eles  compras ou caixas, por exemplo. Além disso, de acordo com a qualidade da capa, ela pode impedir o derramamento de líquidos no estofado.

Uma outra vantagem das capas é seu efeito estético, pois elas podem ser trocadas sempre que o proprietário quiser modificar o aspecto do veículo, sem grandes custos.

Utilize um aspirador próprio para o estofamento do veículo

Antes de limpar os bancos de um veículo com água ou com algum produto líquido, é necessário retirar resíduos como poeira com um aspirador de pó. Nesse momento, porém, é importante considerar que o uso de um equipamento não especializado pode causar danos para o estofamento.

Caso o calor produzido seja intenso demais, ele pode desgastar os bancos automotivos. Por isso, para evitar problemas como esse, é indicado que o proprietário utilize um aspirador próprio para automóveis, ou seja, com potência certa para evitar que danos ocorram ao estofado.

Vale ressaltar que esses aspiradores têm um design desenvolvido para que a limpeza seja feita de uma maneira mais rápida e eficiente, o que facilita o acesso às áreas que um aspirador comum não alcançaria.

Fique atento às costuras do banco

O uso de uma capa protetora tende a reduzir o acúmulo de sujeira nos bancos, mas é difícil impedir o impacto que o peso dos passageiros tem sobre eles. Portanto, é necessário que o proprietário dê atenção às costuras do estofamento e verifique com frequência seu estado.

A qualquer sinal de que haverá o rompimento delas, é importante procurar por um tapeceiro para restaurá-las.

Faça a limpeza dos bancos corretamente

Antes de limpar o banco de um carro, é importante considerar o material que ele é feito, pois quando revestidos de tecido e couro, não devem ser limpos do mesmo modo. Veja!

Bancos de tecido

O banco de tecido é mais barato e demora mais tempo para ficar quente, o que faz dele uma opção popular no Brasil. No entanto, apesar dessas vantagens, ele tende a acumular odores e manchas com maior facilidade, principalmente quando está úmido.

Por esse motivo, é recomendado que ele seja limpo sempre que o veículo for lavado. Caso isso não ocorra com frequência, é recomendado limpá-lo com um pano molhado, uma vez por semana ou no momento em que surgir uma mancha, ou odor.

Vale ressaltar que, de acordo com a intensidade da mancha, é possível fazer uso de um produto próprio para a limpeza de estofados automotivos.

Bancos de couro

O banco de couro — praticamente impermeável  é mais simples de se limpar. Esse procedimento pode ser feito apenas com o aspirador de pó e um pano molhado. O uso de sabão neutro é recomendado.

Com essas medidas simples é possível prolongar a vida útil de bancos automotivos. Entretanto, se ao longo do tempo um problema mais grave ocorrer e os danos forem maiores, é necessário procurar um tapeceiro especializado para realizar a restauração.

Agora que você sabe como proteger os bancos automotivos, que tal continuar se informando sobre os meios para cuidar de seu veículo? Leia este artigo e descubra por que e quando calibrar os pneus!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.