7 coisas que você precisa saber sobre financiamento de veículos

4 minutos para ler

Está pensando em comprar um carro? Saiba que os juros para financiamento de veículos baixaram. De acordo com o Comitê de Política Monetária (Copom), a taxa básica de juros (SELIC) baixou para 6,5 % ao ano, o que torna o financiamento de automóveis mais atrativo.

O financiamento é uma boa opção de crédito para quem deseja adquirir um bem antecipando a sua compra, seja de uma residência, veículo ou até mesmo para fazer um curso superior. Porém, ele deve ser utilizado com consciência, pois é um investimento que compromete a renda por um longo período.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com os principais itens que você precisa saber antes de contratar um financiamento de veículos. Ficou interessado? Então, acompanhe este post até o fim!

1. Simulações

Antes de contratar um financiamento de veículos, faça muitas simulações em várias instituições financeiras que concedem esse tipo de crédito para comparar a taxa de juros e, dessa maneira, escolher a opção mais vantajosa para o seu bolso.

Cada instituição financeira tem suas exigências em relação a financiamentos. Embora a concessionária trabalhe apenas com uma instituição, você pode negociar caso encontre outra opção mais oportuna.

2. Taxa de juros

Fique de olho para que as financeiras não tentem empurrar em você taxas ilegais — que não fazem parte do rol taxativo do Banco Central. Entre elas as mais comuns são:

  • Tarifa de Abertura de Crédito (TAC).
  • Tarifa de Emissão de Carnê (TEC).
  • Tarifa de Emissão de Boleto (TEB).

3. Juros zero

Certifique-se sobre a taxa de juros nominal e duvide da taxa de juros zero, uma vez que existem maneiras de inserir tarifas que escondem os juros reais. Verifique também o Custo Efetivo Total (CET) com o valor de todos os encargos e custos sobre o que você pagará pelo seu automóvel. 

4. Parcelamento

O ideal é que você tente não parcelar o valor do veículo por muitos anos, pois quanto maior o prazo para pagamento, maior será a incidência de juros e mais caro fica o financiamento de veículos. É melhor juntar a maior quantia de dinheiro possível para uma boa entrada e reduzir o valor a ser parcelado no financiamento de veículos.

5. Análise do contrato

Leia o contrato antes fechar o negócio e peça uma cópia do documento com detalhamento de todos os custos. Se for o caso, peça auxílio a um profissional para verificar se todas as especificações estão de acordo com a lei.

6. Atraso no pagamento

Caso se atrapalhe com o pagamento de alguma parcela, contate a financeira e tente quitar ou negociar a parcela atrasada o quanto antes, visto que essa situação pode enquadrar o seu veículo em busca e apreensão.

7. Atualização de dados

É muito importante atualizar os seus dados constantemente, para que a instituição, sempre que precisar, possa entrar em contato. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) alerta que essa é uma obrigação do comprador.

Mesmo com tantos cuidados a serem tomados antes de contratar um financiamento de veículos, essa é ainda uma das melhores formas de conseguir um veículo novo ou usado. Com o financiamento você pode sair com o seu automóvel da concessionária na mesma hora e, se tiver dinheiro para a entrada, com um valor ainda mais em conta. Tudo isso com condições especiais para a sua situação financeira.

E aí, gostou do post? Quer ter acesso a outras publicações como esta? Então siga a gente no Facebook e acompanhe todas as novidades!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.