O que é e como funciona a vistoria prévia no seguro de automóvel?

3 minutos para ler

Devido aos grandes riscos que envolvem a obtenção de um automóvel — por exemplo, roubo, furto ou batidas —, contratar um seguro é uma boa ideia para garantir a segurança e o pagamento de indenizações, caso esses imprevistos aconteçam. Uma parte muito importante nesse processo é a vistoria prévia, em que uma inspeção é feita no veículo depois de o cliente concordar com a apólice da seguradora.

Por meio dela, é possível se certificar de que o automóvel está em condições de receber a cobertura contratada. Para evitar qualquer tipo de contratempo quanto a isso, é preciso que você entenda os principais pontos dessa etapa. Pensando nisso, elaboramos este post. Confira!

O que é vistoria prévia?

Trata-se de uma análise feita pela seguradora no veículo, na qual ela verificará as condições em que o veículo se encontra ou averiguará se a documentação está correta, em busca de identificar algum problema que impeça o carro de receber a cobertura, determinando se o seguro pode ser aceito ou não pela seguradora.

Isso tudo é feito seguindo a regulamentação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

Como a vistoria é realizada?

A vistoria prévia é feita por empresa ou pessoa habilitada pela seguradora. A verificação é realizada antes da formalização do seguro automotivo.

Pode ser realizada em posto autorizado pela companhia de seguros, de modo que o segurado leva seu veículo até o local; em domicílio, de modo que basta somente dizer o dia e o horário mais apropriados para que o vistoriador execute o serviço; ou, até mesmo, no local de trabalho. Após a aprovação da vistoria prévia, o seguro se torna vigente.

cote-seguro-auto-whatsapp

Quando a vistoria prévia deve ser realizada?

A vistoria prévia deve ser realizada nos seguintes casos:

  • obtenção do primeiro seguro para carro seminovo ou usado;
  • troca por um outro carro seminovo ou usado no seguro;
  • inserção ou ampliação de novas coberturas;
  • renovação do seguro em outra empresa (em certos casos, ela pode ser dispensada).

Quando a vistoria prévia não é exigida?

A vistoria prévia não precisa ser feita nas seguintes situações:

  • quando o veículo é zero km. Ou seja, ainda não saiu da concessionária. Nesse caso, é necessário mostrar a nota fiscal e a data de saída. Exceto para carros blindados, que não seguem essa regra;
  • quando ocorre a renovação do carro dentro do prazo de vigência. Por exemplo, caso o seu seguro vença 15/11/2019, só será preciso realizar a vistoria se o seguro for renovado a partir de 16/11/2019.

No momento da renovação, você precisa apresentar a apólice atual e, dessa forma, aproveitar a sua classe de bônus.

Conseguiu perceber a importância da vistoria prévia ao adquirir um seguro para o seu automóvel? Quando obrigatória, é imprescindível para a anuência do seguro e, assim, para conseguir aproveitar toda a segurança que ele pode propiciar. Ao assinar o contrato, fique ciente das condições da seguradora para realizar esse procedimento, já que cada empresa tem suas próprias regras.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas por meio deste conteúdo? Então, aproveite sua visita ao blog para assinar nossa newsletter e receber todas as novidades com exclusividade!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.