Classes de bônus no seguro auto? Saiba o que é e como funcionam!

4 minutos para ler

Muitas pessoas ao contratar um seguro para o carro se deparam com algumas solicitações de informes sobre sinistros do ano anterior. Portanto, é muito importante ter o conhecimento sobre a classe de bônus no seguro auto antes de negociar e aderir a um plano com a seguradora.

Se você quer saber melhor sobre as classes de bônus no seguro auto e como elas funcionam, continue em nosso post!

O que são essas classes de bônus e para que elas servem?

Os descontos gradativos que são outorgados pelas seguradoras de veículos aos motoristas que não contiveram avarias, como colisão ou roubo, no decorrer da vigência do seguro, são definidos como classes de bônus. Essas classes são disponibilizadas no momento da renovação de contrato de seguro  apólice  ou seja, depois de completar um ano de seguro em vigor.

Então, para que o segurado possa ter direito de receber uma classe de bônus no seguro auto na renovação do contrato, ele não pode ter acionado a apólice para reparos no próprio veículo, ou de terceiros, durante a vigência. No entanto, o processo se repete a cada reiteração sem sinistros. Sendo assim, cada classe equivale a um valor de desconto em percentagem sobre o valor do seguro a contratar.

O bônus é acumulativo, portanto, quanto maior for o período que o segurado fica sem utilizar o seguro, maior será o seu abatimento no valor da renovação do contrato. Pois, a cada nova classe são somadas um ponto com o limite de 30%.

Quais são as principais classes e suas características?  

As classes de bônus no seguro auto são estabelecidas como: classes de 0 a 10, ou também podendo ser conhecidas e referidas por 0%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30%.

No primeiro ano no qual se inicia um contrato de seguro auto seu bônus será de 0%. No final do contrato, que geralmente rege por um período de aproximadamente 1 ano, acontece o prazo para a renovação da apólice.

Ao ser renovado, caso você não tenha acionado o serviço, terá direito ao bônus classe 1, que equivale a 10% de desconto sobre o valor do seguro.

Dessa forma, depois de mais 1 ano você continua sem usufruir de seu seguro, você passará para a classe 2, que se refere a 15% de desconto. E assim sucessivamente, até chegar à classe limite de 30% de desconto no valor da apólice.

A classe 3 você obtém 20% de desconto; na classe 4 o desconto será de 25% e na classe 5 serão concebidos 30% de desconto no valor do seu contrato adquirido na seguradora.

É valido lembrar que, do mesmo jeito que seu bônus vai aumentando, pode acontecer de você perder desconto, ou seja, sua classe pode ser reduzida devido a sinistro na vigência de seu contrato.

Como funcionam as classes de bônus e como identificar a sua?

O não acionamento do seguro no decorrer dos anos faz com que a pontuação aumente, gerando um maior desconto a cada renovação de contrato. O conceito do bônus é exatamente gratificar o segurado que não teve registro de sinistro, como furto, indenizações de perdas parciais ou totais, colisões e entre outros, ao longo da vigência.

É válido ressaltar que, caso você queira mudar de seguradora, sua pontuação continuará assegurada e não haverá mudanças na sua classe bônus.  

Para tomar conhecimento do seu bônus, é fácil, basta identificar o número de classe bônus no seguro auto na apólice do seu seguro. Caso você não consiga localizar, faça contato com sua seguradora para que eles possam informar sua classe.

De qualquer modo, você também pode mensurar sua classe por meio de cálculos da quantidade total de anos que tem seguro de proteção veicular e a quantidade de vezes que precisou utilizar o serviço do seguro por avaria. Então, o resultado da sua classe bônus é a diferença entre esses dois elementos.

Se ainda tem dúvidas sobre classe de bônus no seguro auto e está à procura de uma empresa especializada e capacitada para filiar-se a um plano de adesão de proteção para ser veículo, entre em contato conosco. A Caiua Seguros terá o maior prazer em atendê-lo!

Posts relacionados

Deixe um comentário