Afinal, vale a pena comprar carro a diesel? Descubra aqui!

3 minutos para ler

Uma dúvida que surge entre os condutores de veículos é se vale a pena comprar carro a diesel. No entanto, para chegar à uma resposta precisa, é necessário entender sobre diversos aspectos, por exemplo, o que a legislação do Brasil diz sobre o uso de diesel nos carros de passeio, suas vantagens, desvantagens, diferenças para o carro a gasolina, entre outros.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para ajudá-lo a esclarecer os principais pontos a respeito do assunto. Acompanhe!

Qual é a diferença de um carro a diesel e a gasolina?

A diferença não está relacionada apenas no custo e tipo de combustível, mas também no motor, por exemplo, a taxa de compressão de um motor a gasolina geralmente tem um ciclo Otto que varia entre 8 e 11 vezes, enquanto no carro a diesel o ciclo pode variar entre 16 e 24 vezes. Quando mais elevada a taxa de compressão, maior é a queima de combustível, o que leva a um melhor aproveitamento de energia e potência fornecida.

Quais são os prós e contras do carro a diesel?

Um carro movido a diesel apresenta tanto pontos positivos quanto negativos. Continue a leitura e entenda melhor sobre cada um deles, a seguir.

Vantagens

Entre as principais vantagens do carro à diesel podemos apontar:

  • maior autonomia;
  • combustível mais barato;
  • facilidade de locomoção em terrenos irregulares;
  • maior potência e aproveitamento;
  • economia de combustível;
  • maior durabilidade dos motores movidos a diesel, por envolver mais tecnologia em seu desenvolvimento;
  • ganho em torque, considerando que o motor a diesel consegue realizar um número maior de rotações, interferindo de forma direta na saída do carro.

Desvantagens

O diesel também apresenta suas desvantagens quando comparado com os veículos movidos a álcool ou gasolina, por exemplo:

  • os motores geralmente são mais barulhentos;
  • manutenções e seguros com valores mais elevados;
  • carros a diesel apresentam um valor de compra maior;
  • considerando somente a substância em si, o diesel é um combustível mais poluente que os demais.

cote-seguro-auto-whatsapp

O que diz a lei brasileira sobre a utilização do diesel nos carros?

É fundamental conhecer o que diz a norma brasileira a respeito da comercialização de carros de passeio a diesel, isso porque, no Brasil, existem uma restrição para que veículos com carga inferior a uma tonelada façam uso desse tipo de combustível. Sendo assim, apenas veículos pesados, com ônibus, caminhões, picapes, entre outros com carga acima de 1.000 kg, além dos utilitários com sistema de tração 4×4 podem ser equipados com motores a diesel no país.

Essa decisão surgiu durante a crise do petróleo ocorrida na década de 1970, onde um programa foi desenvolvido com o intuito de incentivar o uso do álcool (etanol) como os combustível principal dos automóveis de passeio.

Conseguiu esclarecer suas dúvidas se vale a pena comprar carro a diesel? Ao entender o que a lei diz sobre o assunto, seus prós e contras, fica mais fácil avaliar todos os aspectos relevantes e compreender se essa é uma opção vantajosa ou não para você.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para deixar um comentário aqui e compartilhar com a gente a sua opinião sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.