A evolução da mecânica automotiva trouxe vantagens com a transmissão automática de marchas. No entanto, alguns sinais de alerta do câmbio automático devem receber sua atenção, pois podem significar situações sérias para o sistema de transmissão.
De modo geral, as ocorrências principais estão associadas aos baixos níveis do óleo do câmbio. Mas também podem resultar da condição de óleo velho ou gasto, necessitando substituição.
Continue a leitura e conheça 4 sinais de alerta que você não pode ignorar!
Como funciona o câmbio automático dos veículos?
O sistema de câmbio manual apresenta engrenagens separadas que se relacionam com cada marcha. No caso do câmbio automático, existe um sistema de engrenagem planetária que se caracteriza por reunir as engrenagens com diferentes tamanhos.
Nesse caso, as mudanças de marcha são feitas automaticamente, tomando como referência a velocidade do veículo e a rotação do motor. Assim, o sistema seleciona a combinação mais adequada de engrenagens para cada caso.
A conexão da caixa de transmissão com o motor é realizada por meio do conversor de torque, um componente que permite que o motor gire, independentemente do câmbio. Esse elemento transfere toda a força do motor para a transmissão.
Quais os principais sinais de alerta do câmbio automático?
De maneira geral, os principais problemas relacionados ao câmbio automático resultam de níveis inadequados do óleo lubrificante do mecanismo. Veja, a seguir, os principais sinais de alerta que devem receber adequada atenção.
1. Ocorrência de trancos na mudança de marcha
A deficiência no fluido de transmissão ou o fato de estar velho, já na hora de ser trocado, podem levar a mudanças bruscas de uma marcha para outra. A sensação é de trancos repentinos, para os quais é preciso ficar atento, a fim de ver se incidem novamente ou se foram apenas eventos esporádicos.
2. Presença de ruídos incomuns
Uma das características do câmbio automático é praticamente o silêncio ou a presença de apenas poucos ruídos. Assim, ao perceber sons e ruídos nas mudanças de marcha ou mesmo em deslocamento estável, é hora de verificar o que ocorre: pode haver necessidade de revisão, por exemplo, do conversor de torque.
3. Superaquecimento no sistema de câmbio
Uma das primeiras manifestações dos baixos níveis de fluido do câmbio, ou do comprometimento da qualidade desse lubrificante, é o surgimento de um calor maior que o normal. Altas temperaturas podem provocar a paralisação do sistema, pois são especialmente danosas para a transmissão.
4. Vazamento de óleo do câmbio
Os níveis do óleo do câmbio podem estar baixos em razão de vazamento. Assim, ao observar a existência desse lubrificante no piso da garagem, é recomendável levar o veículo para revisão. Esse tipo de fluido se diferencia do óleo de motor, por ser de uma cor marrom avermelhada.
O que fazer ao perceber um desses sinais?
Um sistema de transmissão como o câmbio automático pode ser destruído, se os problemas que apresentar não forem solucionados logo. Dessa forma, evite deixar para depois o encaminhamento do veículo para uma manutenção sempre que perceber alguns desses sinais ou você vai precisar do carro reserva do seu seguro.
Como você pode ver, existem sinais de alerta do câmbio automático que precisam ser considerados com toda a atenção, pois podem significar a diferença entre um reparo próprio da manutenção ou a perda do sistema, com custos muito maiores.
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