Descubra porque você precisa contratar um seguro empresarial

7 minutos para ler

Proteção de patrimônio é um assunto recorrente entre os empreendedores. Afinal, quando falamos da importância de ter seus bens assegurados, não estamos abordando apenas seus aparelhos pessoais, veículo ou imóvel próprio, mas também sua empresa. Para cumprir tal objetivo, obter um seguro empresarial é o que há de mais indicado.

O seu negócio precisa de segurança em todos os sentidos. Pensando nisso, preparamos este material para que você entenda por que esse tipo de proteção é tão importante.

Aqui, você verá o que é o seguro empresarial e como ele funciona, além de mostrar os benefícios de manter a sua empresa segura. Confira!

O que é o seguro empresarial?

O seguro empresarial é um tipo de cobertura que tem como objetivo preservar sua instituição, protegendo-a de uma série de riscos. Assim, você se previne de danos e prejuízos provenientes de incêndios, roubos, fenômenos meteorológicos e afins.

O seguro protege o patrimônio do negócio, cobrindo desde mobília e equipamentos até maquinário, veículos, utensílios, etc. Dependendo do porte ou da atuação da sua empresa, você pode optar por personalizar a sua cobertura, aderindo às proteções que forem mais coerentes aos riscos a que sua instituição fica mais suscetível.

O seguro empresarial é uma maneira de garantir que o investimento que você e seus sócios fizeram no negócio esteja protegido. Essa modalidade pode ser customizada para atender a uma série de necessidades empresariais, que vão desde a proteção de equipamentos até a proteção de recursos humanos (cobrindo a indenização devida a funcionários em alguns casos específicos).

Portanto, o seguro empresarial é uma opção muito atrativa para empresas que querem minimizar riscos nas suas operações.

Como funciona?

Como a forma de fornecer segurança pode variar de necessidade para necessidade, a proteção pode ser adquirida em diversos modelos de contratação. Veja abaixo uma lista das principais coberturas que o seguro empresarial oferece:

  • riscos em frota de veículos;
  • fiança locatícia;
  • equipamentos móveis;
  • desmoronamento;
  • desastres naturais (ciclone, tornado, furacão, vendaval, queda de granizo etc);
  • tumultos;
  • subtração de mercadorias, bens e valores;
  • quebra de vidros;
  • falta de fidelidade de empregados;
  • danos morais.

Como contratar um seguro empresarial?

Assim como outras modalidades, o seguro empresarial deve ser contratado com auxílio de uma corretora. É ela que faz a intermediação entre seguradoras e clientes, garantindo que os consumidores encontrem um produto adequado para a sua demanda.

Cabe à corretora verificar ofertas diferenciadas para o cliente e apresentá-las de modo claro e conciso. Por isso, escolher uma corretora com bom histórico no mercado, vendedores bem-informados e suporte para a contratação de apólices e principais dúvidas que podem surgir ao longo do processo é o primeiro passo para acertar na contratação desse tipo de seguro.

Confira algumas dicas para garantir que a contratação de seguro empresarial será bem-sucedida!

Verifique o histórico da seguradora

A corretora apenas intermedia a compra e venda de seguros. É a seguradora a responsável por cumprir com os compromissos acordados na apólice. Por isso, o histórico da empresa escolhida é tão importante.

A solidez da seguradora é o que garante ao cliente que, em caso de sinistro, ele será de fato ressarcido em tempo hábil para que o seu negócio não seja ainda mais prejudicado. Consultar o histórico da empresa é a melhor maneira de defini-la.

Verifique sites de direito do consumidor (como o ReclameAqui) para conhecer melhor a reputação da seguradora escolhida. Fale com outros clientes e procure saber tanto quanto possível sobre a empresa antes de assinar o contrato.

Compare as ofertas de múltiplas seguradoras

Pesquisar é o caminho ideal para chegar ao seguro empresarial que melhor atende as suas necessidades. Por isso, mesmo que tenha uma seguradora perfeita em mente (aquela de sua preferência para contratar o serviço), compare todas as ofertas disponíveis no mercado e avalie as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Assim, você poderá ter a certeza de que fez a escolha certa na contratação do seu seguro empresarial.

Fique atento para as coberturas oferecidas

Uma seguradora somente poderá oferecer proteção para aquilo que foi acordado na proposta de seguro e determinado em contrato (apólice). Por isso, fique atento para este documento, analise minuciosamente os tipos de cobertura oferecidos e discriminados nele e não o assine antes de tirar todas as suas dúvidas sobre seguro empresarial.

Por quais motivos devo contratá-lo?

Como você pode ver, os seguros empresariais oferecem uma série de coberturas e vantagens para quem opta pela sua contratação. Nos tópicos abaixo, mostramos como cada uma dessas coberturas o mantém protegido e quando elas podem ser acionadas pelo segurado. Confira!

Protege contra incêndios e inundações

Entre os acidentes mais comuns, inundações e incêndios ganham um espaço especial. Nas regiões muito chuvosas, por exemplo, o seguro é interessante para o caso de alagamentos e perda de inventário.

Incêndios podem começar por diversas razões, desde uma ponta de cigarro não apagada até um fio desencapado, principalmente onde há circulação de muitas pessoas, como é o caso de uma empresa. Ambas as situações conseguem comprometer a estrutura do local.

O seguro empresarial pode cobrir até 100% dos prejuízos. Além da cobertura pelos danos diretos desses eventos, a empresa pode ainda receber pagamento referente ao lucro cessante durante o período no qual o local fica sem condições de abrigar a atividade econômica antes lá realizada.

Cobertura contra roubo e furto

Para ter total confiança sobre o patrimônio de sua empresa, o seguro ressarce valores que porventura sejam extraviados, em caso de furto ou roubo. Esse benefício se estende também a equipamentos.

Fica a seu critério entrar em contato com a seguradora e acordar sobre o grupo de utensílios que vale a pena estar sob seguro. Assim, a sua empresa fica protegida até nos mínimos detalhes, e você, consequentemente, tem mais tranquilidade.

Resguardo para clientes e colaboradores

Além das possíveis perdas materiais, o seguro pode cobrir os colaboradores e clientes da empresa. Se acontecer algum problema com seu cliente dentro da empresa, como um acidente, o seguro cobre possíveis indenizações, cuidando da resolução do processo.

No caso de colaboradores, as coberturas podem garantir indenizações e assistência psicológica e médica, por exemplo. A empresa ainda se beneficia se for lesada por algum funcionário com má conduta, assim o seguro entra em ação, ressarcindo valores.

O seguro empresarial é um recurso importante para minimizar os riscos de operar o seu negócio e reduzir os custos de eventualidades. Ele deve ser considerado um gasto essencial para a empresa, já que oferece tantas vantagens a longo prazo.

A Caiuás Seguros está há anos no mercado intermediando o relacionamento entre pessoas físicas e jurídicas e suas seguradoras, garantindo as melhores ofertas e a máxima proteção para os seus bens. Fale agora mesmo com um de nossos consultores e obtenha um orçamento para seguro empresarial!

Posts relacionados

Deixe um comentário