Entenda a importância da segurança patrimonial e como garanti-la

4 minutos para ler

Considerando o alto índice de criminalidade que a nossa sociedade enfrenta, o aumento da procura por sistemas de segurança patrimonial e serviços de seguro para bens financeiros é mais que justificável.

Afinal, assim como as empresas precisam garantir a proteção de seus ativos e a integridade de seus colaboradores, você precisa proteger a sua casa e os seus familiares, não é verdade?

Neste artigo, mostraremos a importância de investir em segurança patrimonial e as melhores práticas para garanti-la. Continue a leitura do conteúdo e saiba tudo sobre o assunto!

O que é segurança patrimonial?

Basicamente, é o conjunto de medidas preventivas que visam minimizar ou evitar as perdas patrimoniais de uma determinada empresa, residência ou condomínio. Essas medidas são planejadas e adotadas de forma integrada para potencializar a eficiência do processo.

Por exemplo, para que o controle de portaria seja realizado com assertividade, é preciso integrar um sistema antifurtos e, é claro, contratar um serviço de seguro que abranja toda a estrutura a ser protegida.

Resumindo, a segurança patrimonial refere-se às medidas implementadas para assegurar os recursos financeiros e o patrimônio físico, como estoques, veículos, equipamentos, instalações, recursos humanos, etc.

Como garantir a segurança patrimonial?

Para implementar um sistema de segurança eficaz e que garanta a prevenção de riscos e ocorrências, é importante realizar uma análise preliminar. Esta deve considerar os principais pontos de vulnerabilidade e fatores de risco na rotina do estabelecimento.

Apenas com a análise é que será possível tomar decisões assertivas a respeito das medidas adotadas, tipos de equipamentos instalados, normas estabelecidas e formação da equipe responsável pela segurança. Com base nos aspectos citados, é imprescindível considerar alguns pontos relevantes:

Criar mecanismos de prevenção

Organize expedientes de segurança que sejam capazes de prevenir qualquer tipo de acontecimento que gere impactos negativos.

Adotar um sistema inibidor

Uma das melhores formas de garantir a segurança patrimonial é repelindo tentativas de roubos ou furtos. Por isso, o sistema de segurança deve ter características ostensivas, de modo que iniba os criminosos que pretendem atuar no recinto.

O que queremos dizer é que, a partir de uma análise externa do local, uma pessoa mal-intencionada deve perceber que qualquer prática criminosa no local pode ser altamente arriscada.

Investir em ferramentas de segurança

Caso a estratégia da inibição não seja suficiente para impedir as ações dos criminosos, é importante que o sistema esteja preparado para prever e deter a reação dos bandidos, seja por meio de uma ação direta contra eles, seja por meio da emissão de alertas aos órgãos públicos de segurança.

Contar com uma empresa confiável e com credibilidade no mercado

Antes de contratar um sistema de segurança patrimonial, certifique-se de que a empresa prestadora de serviços tem credibilidade no mercado em que atua e pode garantir a confiabilidade nos recursos, ferramentas e procedimentos que oferecerá à sua residência, condomínio, veículo ou empresa.

Contratar um serviço de seguro para empresas

Por fim, antes que você contrate uma fornecedora confiável e adote as melhores práticas de gestão de segurança em seu estabelecimento, é fundamental que seus bens financeiros sejam protegidos por um serviço de seguro empresarial.

Dessa forma, caso o sinistro seja inevitável, a empresa não sofrerá perdas significativas a ponto de comprometer sua rentabilidade ou o funcionamento de seus processos operacionais. Em outras palavras, a segurança patrimonial será garantida.

Ainda tem dúvidas sobre como o sistema funciona para proteger a sua empresa, residência ou condomínio? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário