Entenda como funciona o seguro de caminhão

4 minutos para ler

Seguro de caminhão — como ele funciona e por que é importante para proteger motoristas e frotas? Assegurar o bem e o condutor é o papel das apólices de seguro de caminhão e, para isso, elas precisam oferecer uma cobertura compreensiva de todos os danos que podem ocorrer nas estradas.

No entanto, quais são essas coberturas e como contratar o seguro de caminhão? Descubra neste post!

O que é o seguro de caminhão?

O seguro de caminhão, assim como outros seguros veiculares, visa a proteger contra ameaças frequentes no trânsito, como furto e roubo, colisões e dano a terceiros. Há particularidades nessa modalidade de seguros que só se encaixam na rotina dos caminhoneiros e elas foram desenvolvidas para garantir que, no caso de acidentes, eles estejam protegidos.

Quais são as coberturas do seguro de caminhão?

A cobertura dos seguros de caminhão é diferenciada. Conheça, a seguir, alguns dos produtos que as apólices de seguro de caminhão oferecem.

Colisão

Entre as proteções oferecidas pelos seguros de caminhão, a mais conhecida é aquela contra colisões. Com as estradas em péssimas condições que os caminhoneiros precisam enfrentar, essa modalidade de cobertura é de extrema importância. Assim, batidas graves ou leves estão incluídas no seguro de caminhão, mediante o pagamento da franquia.

Assistência 24 horas

Nenhum motorista de caminhão quer ficar na mão no trânsito. Imprevistos, porém, não escolhem a hora de acontecer. Com o seguro de caminhão, você tem à disposição uma rede de atendimento 24 horas para ajudá-lo a lidar com os problemas do dia a dia. 

Em geral, essa cobertura inclui serviços de guincho e transporte alternativo para o motorista caso seja necessário buscá-lo em algum local.

Rastreador

Alguns seguros de caminhão contam também com o rastreio do veículo. Esse rastreador é uma segurança extra no caso de furto e roubo, já que ele torna possível encontrar o bem em tempo recorde e proteger o seu patrimônio.

Tombamento

Os caminhões estão sujeitos a uma ameaça única: o tombamento. O tipo de carga que eles levam influencia bastante esse tipo de acidente, que pode ocorrer quando há dificuldade de fazer manobras em vias públicas pouco adequadas para o trânsito do caminhão. 

Mesmo em velocidades baixas, o tombamento é um risco, e é necessário recorrer a um guincho para desvirar o veículo, além de verificar se houve problemas com a carga e avarias no bem. O seguro de caminhão ajudará você a lidar com todos esses problemas.

Prejuízo à carga

Não é só na cabine do passageiro que a cobertura do seguro de caminhão incide. Em geral, essa modalidade de seguro também inclui as cargas levadas pelos motoristas, que são protegidas contra incêndio, furto e roubo, para ajudá-lo a evitar prejuízos financeiros.

Danos a terceiros

Os seguros de caminhão também incluem a cobertura de danos a terceiros. Quando há acidente com outro veículo ou pedestre, a pessoa lesada pode receber um valor para cobrir os custos de hospital e da recuperação.

Além disso, o seguro ainda inclui proteção para a família do condutor em acidentes fatais.

Como contratar o seguro de caminhão?

Assim como outras modalidades de seguro, o seguro de caminhão deve ser contratado com a ajuda de uma corretora. Essa empresa vai auxiliá-lo a orçar os tipos de seguro no mercado, bem como a entender as coberturas oferecidas por cada um deles.

Cabe ao corretor tirar as suas dúvidas sobre uma apólice e indicar a melhor opção para proteger o seu patrimônio. Mas, com as dicas abaixo, você terá ainda mais facilidade de contratar o seu seguro:

  • sempre leia com atenção a sua proposta de seguro. Nela, estão contidos todas as proteções, os valores de franquia e outras informações que devem ser conhecidas na hora de proteger o seu bem;
  • verifique a idoneidade da seguradora e a sua liquidez financeira. Priorize aquelas empresas que estão há mais tempo no mercado e têm clientes satisfeitos.

Contratar um seguro de caminhão é de extrema importância para proteger esse bem. Fique atento ao que aprendeu aqui para tomar a decisão certa na hora de fazê-lo e, em caso de dúvidas, fale com o seu corretor sobre as particularidades da sua apólice e as coberturas que ela oferece.

Gostou de conhecer melhor o seguro de caminhão? Faça agora mesmo a cotação do seu. Entre em contato com um de nossos especialistas!

Posts relacionados

Deixe um comentário