Saiba como conservar o motor do carro e aumentar o tempo de vida útil da peça

3 minutos para ler

Você já deve ter ouvido falar que o motor do carro é como o coração do automóvel, afinal, se ele não trabalhar bem, todo o funcionamento do veículo será prejudicado.

É nele que ocorre a transformação do combustível em energia para colocar a máquina em movimento, e há certos cuidados necessários para manter o bom desempenho desse componente, mesmo com milhares de quilômetros rodados.

Aqui neste post, preparamos algumas dicas sobre como conservar o motor e prolongar a vida útil do seu carro. Confira!

Abasteça com combustível de qualidade

Os custos com o combustível talvez sejam os mais perceptíveis, devido à frequência com a qual devemos abastecer o tanque. É por esse motivo que até mesmo os condutores com carros econômicos procuram por postos com preços mais em conta, mas nem sempre se certificam se o estabelecimento é confiável ou não.

O problema é que postos que oferecem combustíveis a um valor muito baixo provavelmente têm produto de qualidade duvidosa, que pode conter um índice de impurezas extremamente prejudicial para o seu motor. Portanto, não arrisque: abasteça sempre em locais de confiança!

Use a marcha de acordo com a velocidade

Outro cuidado importante é com o câmbio manual. Para não prejudicar o motor, não espere forçá-lo demais para poder trocar de marcha e também não use marchas altas quando estiver em baixa velocidade.

O ideal é usar a marcha apropriada para a sua velocidade e sempre ter em mente que você está em um carro de passeio, e não de competição. Então, pratique a direção defensiva.

Troque o óleo com a frequência adequada

Como o motor do carro é composto de inúmeras partes móveis, é essencial que elas estejam lubrificadas adequadamente. Logo, é fundamental checar a quilometragem para fazer a troca de óleo sempre que for preciso. Além disso, vale lembrar que, quando termina a vida útil desse tipo de lubrificante, ele perde as suas funções e passa a gerar resíduos e desgastar as peças.

Portanto, consulte o manual do seu automóvel para saber o prazo recomendado da troca de óleo e tome nota da marcação do odômetro (número de quilômetros percorridos) sempre que fizer essa reposição.

Opte por peças originais

Toda vez que precisar fazer uma manutenção no seu motor, dê preferência por peças originais, recomendadas pelo fabricante do carro. O uso de componentes paralelos pode acelerar o desgaste da máquina e ainda aumentar o consumo de combustível.

Evite o excesso de carga

Mais uma precaução que você precisa levar em conta diz respeito ao limite de carga que o carro é capaz de suportar. Materiais de construção, móveis e malas são alguns exemplos de objetos que podem exceder o peso que a montadora recomenda.

Em casos assim, também vale consultar o manual do veículo, porque, além de forçar o motor e a suspensão, o excesso de peso está sujeito a multas e pode colocar em risco a sua segurança e a de outras pessoas.

Percebeu como um pouco mais de informação e pequenas atitudes podem melhorar a durabilidade do motor do carro? Então, o que acha de dividir esse conhecimento com seus amigos e familiares? Compartilhe o post nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.