Por que investir em motos elétricas? Confira 5 razões!

4 minutos para ler

Com o avanço da tecnologia, as motos elétricas surgiram no mercado para oferecer uma nova forma de locomoção às pessoas, tornando-se uma opção atraente pelo fato de gerar uma série de benefícios. Nos dias atuais, muitos modelos já podem ser encontrados e, entre as conhecidas, podemos apontar a Voltz EV1, Aima M3ZU e Energie Mobi Super Soco TC.

Mas você sabe como funcionam as motos elétricas e por quais motivos podem ser vistas como uma opção? Leia este conteúdo e descubra agora mesmo!

Como funcionam as motos elétricas?

A moto elétrica funciona por meio do uso de um motor elétrico. Sua alimentação é realizada por meio da energia que se mantém guardada em baterias, que geralmente são feitas de lítio ou chumbo-ácido, que são componentes mais leves e que apresentam uma capacidade maior de armazenamento.

Então, para que as baterias sejam carregadas, é necessário fazer a conexão da entrada de energia do veículo na tomada comum, que pode ser de 110V ou 220V. Além disso, o período de carregamento vai depender de alguns aspectos, por exemplo o tipo de bateria usado e o modelo da moto.

Também, é preciso ressaltar que, ao contrário do que ocorre com as motos tradicionais, as motos elétricas não exigem o uso de embreagem, tendo em vista que o torque é imediato a contar na hora em que se acelera o veículo.

Por que vale a pena investir em motos elétricas?

Como já foi dito, as motos elétricas proporcionam diversos benefícios, tanto para o condutor quanto para a sociedade. Veja a seguir os principais!

1. Reduz o barulho

Entre as principais vantagens a ser apontada é que as motos elétricas são mais silenciosas, o que colabora para que o motociclista não perca a atenção no ambiente ao seu redor, além de minimizar os impactos provocados pela poluição sonora.

2. Necessita de um número menor de manutenção

Outra questão importante é que o motor elétrico não requer manutenções frequentes ou, no mínimo, vai precisar menos do que um motor movido a gasolina, que precisa de atenção quanto a troca de óleos, filtros e demais aspectos.

3. Minimiza os impostos

Também é importante ressaltar que as motos elétricas proporcionam uma economia com os impostos, tendo em vista a viabilidade da administração tributária em incentivar a utilização de veículos que poluem menos ou não poluem o meio ambiente.

4. Colabora com o meio ambiente

Em relação a contribuição das motos elétricas com o meio ambiente, podemos apontar que esse tipo de veículo não emite gases tóxicos e poluentes ao meio ambiente, reforçando, também, o conceito de sustentabilidade.

5. Não exige idas ao postos de gasolina

A moto elétrica pode ser carregada em quase todos os lugares, desde que o condutor tenha em mãos o material que vem incluído na compra e que deve ser utilizado para recarregar a bateria.

Agora que você já sabe o que são as motos elétricas e como funcionam, é importante ter em mente que devido às suas vantagens, é um tipo de veículo que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. Contudo, para usufruir de tudo que a tecnologia pode oferecer, é importante tomar certos cuidados, por exemplo, manter a bateria sempre carregada e, assim, evitar comprometimento no sistema elétrico ou demais problemas causados por mau funcionamento e estado de conservação.

Gostou deste artigo? Então, aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de publicações atualizadas sobre outros temas. Você pode nos encontrar no Facebook!

Posts relacionados

Deixe um comentário