IPVA: tire suas dúvidas sobre esse imposto

4 minutos para ler

O ano se inicia, e com ele surgem vários compromissos financeiros. Milhões de proprietários de veículos iniciaram o pagamento do IPVA 2019. No entanto, muitos possuem dúvidas sobre esse imposto, e uma delas é como consultar online o valor do IPVA do seu veículo e como ele é calculado?

Indivíduos que possuem veículos automotores são obrigados a quitar esse imposto anualmente, visto que o não pagamento impede o motorista de circular, podendo ocasionar na apreensão do bem e cobrança de multa. Neste post, vamos abordar suas principais características e funcionamento. Boa leitura!

O que é IPVA?

O IPVA é o imposto estadual cobrado sobre a propriedade de veículos automotores. Dessa forma, a arrecadação é realizada diretamente por estado, sendo que 50% do montante é destinado para a utilização do próprio estado e a outra parte é direcionada para o local onde o automóvel foi licenciado.

A alíquota do IPVA pode variar entre os estados, e a porcentagem paga é determinada por base em cada administração. Portanto, parte desse valor deve ser revertido em serviços básicos à população.

Como consultar online o IPVA?

A consulta do valor do imposto do seu veículo pode ser feito diretamente do conforto da sua casa. Para realizar a consulta, confira o passo a passo a seguir:

  • acesse o site do Detran do seu estado, por exemplo: www.detran.sp.gov.br;
  • clique em “Pagamento do IPVA”;
  • em seguida, informe os dados do seu veículo (Renavam e Placa);
  • informe o código de segurança informado na sua tela do seu celular ou computador. Esse código geralmente é composto de números e letras.

Quais os riscos de não pagar o IPVA?

Com tantas contas para pagar logo no início do ano, muitas pessoas se enrolam com a data de vencimento ou com as finanças, o que favorece o atraso do IPVA e até a inadimplência. Entretanto, essa situação abrange uma série de riscos e transtornos, tanto na parte financeiro quanto na jurídica, que vão desde a apreensão do veículo até o pagamento de multas.

No estado de São Paulo, é aplicada uma multa de 0,3% do valor total por dia que o IPVA fica sem ser quitado. Essa porcentagem continua em uma crescente até que o imposto seja pago. Porém, quando o atraso completa 60 dias, o montante da multa corresponde a 18% do valor, permanecendo nessa proporção até ser quitada.

Como é calculado?

O valor do imposto em São Paulo varia de veículo para veículo, visto que a alíquota do IPVA é estabelecida em função da sua categoria e o preço de mercado. Essa quantia é calculada pela Secretaria da Fazenda anualmente, com base no cálculo da tabela FIPE.

Proprietários de veículos com mais de 20 anos de fabricação são isentos do pagamento desse imposto, já os demais veículos têm porcentagens variáveis. Confira abaixo:

  • caminhões 1,5%;
  • camionetas 2%;
  • motos 2%; ônibus e micro-ônibus 4%;
  • automóveis 4%.

Equivalente aos demais estados do Brasil, em São Paulo os donos de veículos automotores precisam manter uma situação regular junto ao Detran para evitar problemas futuros, tais como apreensão, multa e perda de pontos na carteira de motorista (CNH). Por essa razão, é essencial ficar atento às datas de pagamento do IPVA 2019, para não ser pego de surpresa.

Gostou deste post? Então, assine agora a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.