Carro parado por muito tempo? Veja 5 cuidados que você deve tomar!

4 minutos para ler

O isolamento social é uma das principais estratégias adotadas pelos países com o intuito de evitar o contágio provocado pelo coronavírus, fazendo com que as pessoas só saiam de suas casas se for realmente necessário, deixando o carro parado por muito tempo.

Contudo, um veículo desligado por um longo período pode comprometer vários itens, por exemplo, tanque de combustível, pintura, motor, pneus, entre outros. Por esse motivo, é importante adotar algumas medidas preventivas para que o automóvel retorne às ruas em plenas condições.

Pensando nisso, elaboramos este post com algumas dicas incríveis para ajudar nesse processo. Acompanhe!

1. Ligue o carro por alguns minutos

A bateria é um dos principais itens que exigem atenção do motorista com o carro parado por muito tempo, afinal, caso ela descarregue, o condutor terá problemas ao ligar o veículo.

Você sabia que, mesmo com o automóvel desligado, a bateria pode descarregar pelo fato de o sistema de alarme continuar funcionando? Então, com o decorrer do tempo, ele vai gastar toda a energia armazenada na bateira.

Para evitar que isso aconteça, separe alguns minutos para ligar o carro e, se possível, dê algumas voltas nos quarteirões próximos à sua residência para que o equipamento possa recarregar.

2. Lave o carro para retirar a sujeira

Ao deixar o carro parado, o ideal é lavá-lo antes, considerando que sujeiras como graxa, lama, fezes de passarinhos, entre outras, podem corroer a pintura e deixar manchas permanentes. A sujeira interna também pode provocar um mau cheiro que vai impregnar por muito tempo.

Nesse caso, a dica é: além de lavar o carro para retirar a sujeira, tente guardá-lo em um local coberto ou utilize uma capa protetora após a lavagem e secagem para manter o bom estado do automóvel.

cote-seguro-auto-whatsapp

3. Analise o nível de combustível

O adequado é deixar o tanque de combustível com uma quantia apropriada para evitar que o reservatório seque ou entupa. É importante ter em mente que a gasolina e o etanol têm um prazo de validade de três meses depois do abastecimento e, após esse período, passam a perder suas propriedades e a decantar dentro do tanque do carro, gerando borras capazes de entupir os bicos injetores.

4. Confira o óleo do motor

O motor desligado por um longo período contribui para a degradação do óleo lubrificante, que tem um prazo de 6 meses de validade, em média. Dessa forma, caso o carro já esteja com óleo perto do prazo de validade, o ideal é trocá-lo antes de deixá-lo parado. Assim, quando o condutor voltar a rodar com o veículo, não terá problemas relativos a esse aspecto.

Considerando o tempo que o carro ficou parado, se a troca do óleo não foi realizada antes, pode haver a necessidade desse serviço assim que a rotina voltar ao normal.

5. Calibre os pneus

Os pneus podem sofrer algumas consequências ruins quando parados por muito tempo na mesma posição. Por isso, o adequado é calibrá-los bem antes de guardar o veículo. Por exemplo, você pode usar uma pressão até 10% acima do recomendado pelo fabricante para que o item fique cheio por um período maior.

Agora que você sabe as principais medidas que devem ser adotadas para evitar danos ao carro parado por muito tempo, que tal contar com um seguro automotivo para garantir a proteção do seu patrimônio nesse momento? A Caiuás conta com uma estrutura completa, com profissionais especializados em encontrar as melhores soluções para você, além de oferecer uma grande diversidade de produtos e trabalhar com as maiores e melhores seguradoras do mercado.

Quer conhecer melhor os nossos serviços? Então, visite agora mesmo nosso site!

Posts relacionados

Deixe um comentário


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.