Quais os carros mais seguros do Brasil? Confira a seguir os 4 principais colocados, de acordo com o Latin NCAP, o Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe.
O que é o Latin NCAP?
O Latin New Car Assessment Programme (Latin NCAP), ou Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe, é um dos indicadores mais importantes do setor automobilístico.
Trata-se de uma bateria de testes feita com os principais veículos do mercado latino-americano, patrocinada por órgãos como a Federação Internacional do Automóvel, o International Consumer Research & Testing e a Fundação Gonzalo Rodríguez.
São nesses testes de segurança que são definidos os carros mais seguros do Brasil, e os resultados são publicados anualmente para orientar os consumidores.
Dentre os exames feitos pelo NCAP, há testes de colisão frontal, lateral e colisão com objetos em vários ângulos e velocidades, para comparar qual se sai melhor em proteger o passageiro no caso de acidente.
O resultado da lista do Latin NCAP com os carros mais seguros em 2025, você vê nos tópicos abaixo. Confira!
Os 4 carros mais seguros do Brasil
4. Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker é mais um exemplo de SUV compacto que se destaca pela segurança.
Com 6 airbags, ele é um como um dos carros mais seguros no país, com a classificação de 5 estrelas no Latin NCAP , com proteção notável para ocupantes adultos e crianças.
Além disso, a Tracker apresenta boa performance na proteção de pedestres e sistemas de assistência à segurança, como o assistente de frenagem de emergência.
Com uma combinação de bons recursos de segurança e tecnologias de assistência, a Tracker é uma opção interessante para quem busca segurança e tecnologia em um pacote acessível.
– Leia também: Seguro para SUVs: como acertar na hora de contratar?
3. Volkswagen T-Cross
O Volkswagen T-Cross é outro modelo que se saiu muito bem nas avaliações dos carros mais seguros no Brasil, alcançando 5 estrelas em todos os critérios.
Com 6 airbags, o T-Cross oferece um bom nível de proteção para os ocupantes, além de possuir um sistema de segurança eficiente para a proteção de pedestres.
A pontuação total de 5 estrelas no Latin NCAP reforça a confiança no modelo, especialmente no que se refere à segurança ativa e passiva, fazendo do T-Cross uma excelente opção para quem busca um SUV seguro e bem equipado.
2. Nissan Kicks
O novo Nissan Kicks (2025) conquistou a confiança do Latin NCAP com uma pontuação sólida, destacando-se pela proteção oferecida aos ocupantes adultos (90%) e crianças (92%).
O modelo também se saiu bem em proteção de pedestres (76%) e apresentou bons recursos de assistência à segurança, com 85% de pontuação.
Com seus 6 airbags e uma boa estrutura de segurança, o Nissan Kicks é um modelo acessível e seguro, adequado tanto para famílias quanto para motoristas preocupados com a segurança.
1. BYD Dolphin Plus
O BYD Dolphin Plus se destacou por sua excelente proteção tanto para ocupantes adultos quanto para crianças.
Com um sistema de 7 airbags, o modelo obteve uma impressionante pontuação de 93% em proteção de ocupantes adultos e 92% em proteção infantil.
Além disso, o modelo apresenta um bom desempenho em proteção de pedestres (77%) e possui sistemas de assistência à segurança que garantem uma maior segurança ativa para os ocupantes, com uma pontuação de 85%.
Esse modelo é um ótimo exemplo de como os veículos elétricos estão evoluindo em termos de segurança.
– Leia também: 5 aplicativos que ajudam a dirigir com segurança
Conclusão
Na hora de comprar um carro, verificar como ele se sai em testes de colisão é uma ótima maneira de proteger a sua família. Mas é segurando esse bem que você conseguirá garantir um futuro para eles no caso de acidente.
Por isso não se esqueça de que, mesmo se saindo bem no NCAP, um carro precisa de um seguro auto contra acidentes para rodar tranquilo.
E aí, o que achou dos carros mais seguros do Brasil? Compraria algum desses veículos? Conta para a gente nos comentários e precisando de seguros, entre em contato com a corretora de seguros Caiuás Seguros!
– Leia também: Seguro de carro barato: veja como economizar na sua contratação